Observatório Alviverde

08/01/2009

CLEBER VALE MESMO 8 MILHÕES DE DÓLARES ?

Cada cabeça, cada sentença ! Nossos avós diziam isso, definindo que cada pessoa tem a sua forma de ver e reagir diante dos fatos ! Cléber por 8 milhões de dolares só não é uma unanimidade entre os palmeirenses porque alguns diretores, uns poucos torcedores mais conservadores e EU achamos que NÃO! Certamente que 95% de nossa apaixonada torcida, ou, até, mais do que isso, pensam que Cléber vale, sim, um investimento de 8 milhões de dólares ou quase 20 milhões de reais !
Cléber é mau jogador ? Claro que não ! Trata-se de ótimo jogador, embora não seja um craque. Então, por que razão não compartilhamos com a idéia dos demais palmeirenses e transformamos em 100%, em unanimidade, essa idéia de repatriação de um atleta que mostrou técnica, força, raça e disposição, como de há muito não se via da parte de atacantes que vestiram a nossa camisa ?
Afinal ele foi o atacante que decidiu o Paulistão do ano passado contra a Ponte Preta, com duas atuações espetaculares, assinalando gols decisivos, fora o empenho, a raça, o entusiasmo e o respeito que devotou a nossa camisa, recebendo da torcida o cognome de Gladiador.
Respeitando o pensamento de TODOS os comentaristas do blog e da maioria esmagadora de nossa torcida, EU, particularmente, sustento que não pagaria, definitivamente, 20 milhões de reais nem por Cléber nem por nenhum jogador em atividade, quer no Brasil quer no exterior, por várias razões:
Em primeiro lugar pela situação financeira de dificuldades por que passa o Palmeiras, que não permite esse tipo de investimento, uma verdadeira loucura. Em segundo lugar pela realidade do mercado. O preço solicitado pelo atleta é preço a ser pago do exterior para o Brasil e não do Brasil para o exterior. Em terceiro lugar porque o Palmeiras tem de adotar uma política de equilíbrio nas contratações, calcada em investimentos que se transformem em lucros e não, apenas, em soluções paleativas e temporárias. Cléber já declarou que quer encerrar a carreira no Brasil e que não deseja mais atuar no exterior. Nessas circunstãncias como reaver o alto capital investido ao término do contrato ?
Em quarto lugar porque um investimento dessa magnitude, vem sempre acompanhado de um salário milionário, sempre além das possibilidades financeiras do clube. Em quinto lugar pela própria Lei Pelé, que libera o jogador sem ônus, em detrimento do clube, assim que termina o vínculo entre ambos. Pensem: Vinte milhões por dois anos de contrato equivalem a 800 mil reais por mes só para a liberação de Kleber, se o contrato acompanhar a praxe: dois anos de duração. Some-se a isso um salário entre 150 e 200 mil reais entre luvas e ordenados (no barato) e totalizaremos 1 milhão de reais POR MES para que Cléber vista a nossa camisa. Em termos práticos, o investimento em Cléber custaria ao Palmeiras duas rendas e meia dos oito jogos que o time realiza mensalmente, com casa cheia. Pagaríamos a ele o dobro da pequena fortuna que se paga a cada trinta dias ao Luxa. E se Cléber vier a se contundir, como é que ficam as coisas ? Quem paga a conta e o prejuízo ?
Em sexto lugar porque temos de nos mirar nos exemplos de outras equipes que têm tido resultados técnicos e financeiros muito melhores do que os nossos, sem a necessidade de apelar para investimentos de tamanho vulto. Sobretudo quando o negócio é definitivo, daqueles que dificilmente evoluem para outros negócios. Esse é o caso de Cléber que já antecipou que não sai mais do Brasil, ainda que seja para atuar na Europa. Haveria, então, outro clube brasileiro disposto a fazer loucura e investir nele, mais velho e desgastado, ele que, basicamente, é um jogador de força ? Investiríamos 20 milhões para, daqui a dois anos, Cléber exigir salários ainda maiores ? Ou para, tranquilamente, esperar o vencimento do compromisso e mudar novamente de clube?
Não quero nem entrar profundamente em aspectos técnicos, como o fato dele ser fominha, pouco dado ao jogo coletivo, de ser baixote, de finalizar mal e principalmente, de ser um centralizador de jogo e um "carimbador de bola".
Explico: O Palmeiras não consegue atacar sem que a bola passe pelos pés de Cléber para ele carimbá-la. Aí ele que fica de costas para o beque, oferece o corpo para proteger a bola, demora para sequenciar o lance e faz outras filigranas que só servem para brecar o ataque, tornar o time lento, sem fluidez, sem rapidez e sem a objetividade ofensiva exigida pelo futebol de hoje.

E você, o que pensa ? Concorda ? Discorda ? Ou Cléber é tudo isso que dizem ?
Cléber vale mesmo US$ 8 MILHÕES ? Vale QUASE tanto ou quanto Valdívia ?
Então, por que não ficamos com Valdívia ?
Opine com sinceridade e dê a sua opinião sem se preocupar com a opinião deste blogueiro !


PS - Quero deixar claro que em circunstâncias de mercado racionais não sou contra a continuidade de Cléber em nosso elenco. Eu o considero, repito, muito bom jogador, mas, longe de ser grande craque ou, até, menos, o matador com que sonhamos desde a saída de Vagner Love.