Observatório Alviverde

28/10/2011

NÃO ADIANTA DOURAR A PÍLULA. SE PERDER AMANHÃ, O PALMEIRAS VAI BRIGAR PARA NÃO CAIR!

 

Difícil é pouco para definir a dureza desse Galo X Palmeiras, amanhã, na Arena do Jacaré, que, pra lá de difícil, será d-i-f-i-c-í-l-i-m-o.

Não porque o Galo seja um time excepcional, muito longe disso.

O jogo será uma pedreira, na proporção exata do equilíbrio das forças e das necessidades de duas equipes, niveladas  por baixo, lutando para não cair.

O Palmeiras já está contido nesse fatídico embrulho, em que pesem todas as afirmativas contrárias. Quem ler o post até o fim, verá, comprovará e haverá de convir comigo!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O GALO É FAVORITO.

Premido pelo rebaixamento, o Galo vai partir pra cima do  Verdão, no limite de suas forças, lutando por sua sobrevivência e pela permanência no grupo de elite do futebol brasileiro.

Jogando em casa, com o apoio de sua torcida apaixonada e vibrante, o alvinegro-negro mineiro vive um momento psicológico ruim, mas nada que possa ser comparado à situação calamitosa do Verdão.

O Atlético, em meu entendimento, tem tudo para vencer!

Time, inclusive!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

NÃO É PESSIMISMO, É REALISMO

Não, não estou sendo pessimista, Simplesmente, realista!

A falta de qualidade de nosso time, a sua mesmice tática, a sua previsibilidade, a sua falta de agressividade, a sua esterilidade de gols, as suas reduzidas opções táticas e as suas conhecidas limitações individuais são fatores capazes de desencadear contra nós uma derrota contundente.

Digo contundente não, simplesmente, na expressão numérica de um resultado elástico. Um magríssimo 1 X 0 pode causar um estrago irreparável e um efeito devastador sobre o grupo palmeirense, que vive um momento psicológico completamente desfavorável.

Tudo isso nos assusta e nos põe, senão pessimistas, mas em estado de alerta, em guarda, não apenas no que se relaciona ao jogo em si, mas ao próprio futuro do time neste Brasileirão e no ano de 2012.

Embora improvável, o rebaixamento é, matematicamente, possível, uma possibilidade real que se abate sobre o Palmeiras. Os números não mentem, mas, ao contrário, provam, comprovam e ratificam o que estamos mostrando.

Não, não é pessimismo, mas puro realismo!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A PROVA REAL

Basta o Palmeiras perder amanhã e, pronto! Os times que estão sob a ameaça de degola, a depender dos resultados que vão obter já nesta rodada, irão se aproximar, perigosamente e o Palmeiras estará, outra vez, sob a ameaça de voltar à segundona.

Senão, vejamos:

Na hipótese (muito viável) de uma derrota, permaneceríamos com os nossos míseros 41 pontos e o Galo iria para 36 pontos, a apenas 5 pontos do Palmeiras, com mais 18 pontos a serem disputados.

Além disso, o time mineiro passaria a ter 10 vitórias, uma a mais do que o Palmeiras, neste que é o primeiro e mais importante critério de desempate.

O Cruzeiro, com 34 pontos, se vencer o Bota no Engenhão, sobe para 37,  e fica 4 pontos do Palmeiras, com a vantagem de somar 1 vitória a mais.  

O Bahia tem 36 pontos e enfrenta o Figueira em Floripa. Se vencer, vai a 39 pontos, fica a dois pontos do Palmeiras e iguala-se em número de vitórias.

Todos esses resultados são, absolutamente, possíveis!

Ceará, Atlético PR Avaí e América, respectivamente com 32, 31, 29 e 25 pontos, estão longe e mesmo que vençam os seus jogos de amanhã, não vão representar ameaça ao Verdão, pelo menos por três rodadas.

Como são quatro os que caem, o Palmeiras tem de ficar esperto e tentar, ao menos, arrancar um empate amanhã em Sete Lagoas, pois uma derrota pode conduzí-lo a um caminho sem volta.

É evidente que as possibilidades de rebaixamento do Palmeiras são reduzidas, mas que existem, existem! Segundo os matemáticos, o Verdão terá de ganhar, no mínimo, três pontos nos 21 que estão em jogo a fim de evitar uma tragédia;

Se o Palmeiras perder amanhã, dependendo de outros resultados, definitivamente, entra no rebolo.

É a nossa triste realidade!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A GRANDE PERGUNTA

Como derrotar um time que, neste momento, é superior ao nosso e joga dentro de casa defendendo a própria pele, sob a ameaça iminente de rebaixamento?

O técnico do Galo, Cuca, afirmou que o jogo será duríssimo, imprevisível e que será decidido nos detalhes.

Para aqueles que acreditam em números pretéritos, o site oficial do Palmeiras, através de Fábio Finelli, publica entre outros itens os números abaixo,

>> O Verdão defende um tabu neste domingo: o time não perde para o Atlético-MG em Minas Gerais desde o Brasileiro de 2001, quando foi derrotado por 2x1. De lá para cá, o Palmeiras venceu quatro jogos e empatou dois: 2x1 em 2004 [gols de Thiago Gentil e Osmar], 3x1 em 2005 [Correa e dois de Washington], 2x1 em 2007 [dois de Martinez], 1x1 em 2008 [Diego Souza], 1x1 em 2009 [Ortigoza] e 2x1 em 2010 [Marcos Assunção e Kleber].

>> Como visitante no retrospecto geral, o Palmeiras está em vantagem sobre o Atlético-MG: em 36 jogos, foram 16 vitórias [44GP], 8 empates e 12 derrotas [39GC].

É óbvio que não ligo a mínima e nem me impressiono com esses números, muito mais frios do que pé de pinguim, que nada têm a ver com o que ocorrerá neste domingo na Arena do Jacaré.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SEM PODER OFENSIVO, SEM CAPACIDADE DE FAZER GOLS  SEM MARCOS, SEM RICARDO BUENO, AINDA SEM ASSUNÇÃO…

MAS,

COM CICINHO, COM LUAN , COM O MAGO VALDÍVIA, E COM O TIME QUASE COMPLETO, VOCÊ ACREDITA QUE O PALMEIRAS DERROTE O GALO AMANHÃ EM SETE LAGOAS?

TEMOS DE NOS PREOCUPAR DESDE JÁ COM O REBAIXAMENTO?

OU JÁ TEMOS PONTOS SUFICIENTES PARA ESCAPAR?

COMENTE COMENTE COMENTE