Observatório Alviverde

21/09/2012

A CONTRATAÇÃO DE KLEINA, POR UM ANO E QUATRO MESES, COM MULTA CONTRATUAL, SINALIZA QUE TIRONE E FRIZZO JOGARAM A TOALHA!



 Figueirense X Palmeiras 

É um jogo de seis pontos, sem qualquer dúvida, na medida em que o vencedor sobe três na tabela e impede o adversário direto na luta contra o descenso, de ganhar três.

A marca da tensão está estampada em mais esse compromisso do Palmeiras, como, de resto, em todos os outros daqui ao final do Brasileirão.

A diferença é que, especificamente neste jogo, a tensão é bilateral.

O  Figueira vive o mesmo drama  do Palmeiras e, por questão de sobrevivência, também vai fazer o que chamam de "jogo da vida", que se fosse chamado de "jogo da morte" também seria correto .

Hoje não há muito o que comentar sobre a equipe e qualquer especulação sobre o time que Kleina vai escalar não passará de mero palpite.

Vamos esperar que o novo técnico, diferentemente de Felipão, defina logo um time base e passe a antecipar, sempre, o time que vai jogar.

Se mistério ganhasse o jogo, o time de Agatha Cristie não perdia pra ninguém e se é pra ficar fazendo suspense contratem o neto de Hithcock que, a julgar pelo falecido avô deve saber muito da matéria.

Antes que eu esqueça, mandem dizer isso a Felipão!
@@

Particularmente, não creio que Kleina arriscará mudanças ousadas, mas, exclusivamente, as pontuais, tendo como base aquilo que ele conhece como ex-adversário, olhando de fora. 

Como é recorrente nessas emergências, Kleina deve ter ouvido as principais lideranças do elenco e, ao menos os onze que enfrentam o Figueirense, vão compor o time dos jogadores. 

Se uma alteração mais radical ocorrer, será, sem qualquer dúvida, na parte tática e o time poderá ser um pouco mais ofensivo.

Entretanto, por influência do "mestre" Telê, dileto discípulo de Zezé Moreira, o primeiro e mais famoso retranqueiro do futebol até Milton Buzetto, o futebol brasileiro involuiu para o defensivismo exagerado, prática usual  TODOS os treinadores, e Kleina não é exceção.

As exceções são Luxa, seu  pouco usado genérico Picerni, e, talvez Cuca. Alguém se lembra de outro nome?
@@

Só a partir do segundo jogo Kleina assumirá, efetivamente, o grupo e a partir de então, efetivamente, passará a imprimir as suas digitais sobre o mesmo. 

Espero que,  se o resultado da equipe sob Kleina não for o que esperamos - pode e tende a acontecer - que todos nós e a torcida tenhamos paciência e grandeza para compreender a situação de transição e continur apoiando.

Espero que não haja críticas desmedidas a a ele caso a equipe comece perdendo, amanhã, e não atinja o patamar de nossas melhores expectativas. 
@@

A diretoria, sou sincero, franco, objetivo e direto, ao meu ver, errou!

Tomara que eu esteja errado em minha linha de raciocínio futurista.

Eu terei um enorme prazer em entrar no blog, confessar que errei e fazer um "mea culpa".

@@

Explico:

Entendo que este não era o momento psicológico de contratar Kleina.

Ele não tem o perfil de um treinador revolucionário, carismático, motivador,...

Está demasiadamente longe daqueles que, assim que chegam em um novo clube, conseguem incendiar o ambiente, despertar os ânimos, motivar os jogadores, fazê-los render mais do que podem e levá-los à superação.

Seu trabalho é o que chamamos de trabalho de formiguinha, a longo prazo, a perder de vista.

Kleina constrói a equipe, devagarinho, simbolicamente, de tijolo a tijolo, parede por parede, e faz tudo como manda a cartilha do futebol.

Eu recomendaria a sua contratação pelo Palmeiras em qualquer outra circunstância, mas, em meu entendimento, este não era o momento mais indicado ou adequado.

Seria, sim, se o Palmeiras já estivesse salvo ou rebaixado - ainda não está -  e fosse iniciar um processo de reengenharia no elenco visando à temporada de 2012.

O empenho da diretoria do Palmeiras em contratar um treinador que é uma incógnita em termos de dirigir um time de primeira grandeza do futebol brasileiro, passa a impressão de que Arnaldo Frizzo e Cia não estão acreditando que o Palmeiras vai sobreviver na Série A.

Se o time sucumbir e não conseguir sair do corredor da morte, eles usarão a contratação de Kleina e a preparação do time para 2013 e para a Libertadores, com um anteparo às ondas, censuras e críticas que, certamente, virão de uma forma forte, contundente e descomunal, absolutamente imprevisíveis.

Do jeito que é a nossa torcida, bipolar, irracional, incompreensiva, se o Palmeiras for rebaixado criticarão, fritarão e queimarão Kleina logo no início do ano, deixando a nova diretoria com outro problema a resolver e outra indenização milionaria a quitar.

Não foi assim com Bonamigo, que fazia mais sucesso do que Kleina, quando no Coritiba? 
@@

Espero, sinceramente, estar errado, lembrando que não faço parte daquela facção de nossa torcida que quando exerce a futurologia e emite opiniões, em vez de torcer para o sucesso do time, torce para que as suas opiniões e convicções, ainda que terrroristas, sempre prevaleçam. 

Quero deixar claro que torço para o Palmeiras, não para o E.C. Minha Opinião Paulista" ou para o "Minha Corneta F.C!

Estou torcendo, muito, de verdade, para que a minha opinião não prevaleça!

Desejo que Kleina me contrarie e consiga motivar o time neste resto de Brasileirão, tirando-nos do descenso, da mesma forma que eu acreditava que Picerni pudesse fazer.
  
Estou com Kleina, e não abro!

COMENTE COMENTE COMENTE