Observatório Alviverde

01/09/2019

FLAMENGO GOLEIA O PALMEIRAS NO MARACANÃ!


MENGÃO 3X0 VERDÃO! 

Muitos deste blog irão me chamar de louco, mas quero deixar bem claro que (Eu) não subtrairia Felipão do comando técnico palmeirense neste exato momento. Dar-lhe ia, sim, apoio e moral!

Em minha avaliação a diretoria deveria promover uma reunião do elenco e cobrar dos jogadores melhor postura, dignidade e um maior profissionalismo.

Alguém tem dúvida de que muitos jogadores no elenco estão trabalhando contra Felipão?

Time algum no mundo muda o seu ritmo de jogo e deixa de render da noite para o dia, a não ser sob o embalo de lideranças negativas ou contestadoras dentro do elenco. Está ocorrendo. 

O que me leva a raciocinar assim foi o pronunciamento de Scolari após o jogo, quando disse, sucinta e taxativamente, que o Flamengo venceu simplesmente porque foi mais time e jogou melhor que o Palmeiras.

Quando Felipão diz isso parece deixar claro que lideranças negativas podem estar agindo nos bastidores do time que dirige...

Ao afirmar que processará todas as alterações necessárias para -caso necessário- alterar completamente o time, até me animo e fico esperando pelo melhor.

Em meu entendimento o melhor seria (quem dera?) mudar o modo de jogar da equipe, manjadíssimo e previsível, mas essa eu não sei se se trata de uma alteração que ele, Felipão, pareça capaz de empreender.

Um dos aspectos que me levam a propugnar pela continuidade de Felipão, respeitando t-o-d-a-s as opiniões contrárias, é a ação persecutória das arbitragens em relação ao Palmeiras. 

Ontem, outra vez, o Verdão foi arrasado pela arbitragem facciosa e imunda. Só não viu quem não quis ou aqueles que almejam a saída imediata de Felipão.

A quem teima em olhar exclusivamente para os defeitos do técnico alviverde eu pergunto: Vocês acreditam mesmo que fosse o lance do primeiro gol palmeirense um lance do ataque do Fla contra a nossa defesa, o gol seria anulado? É óbvio que não!

Vocês acreditam que aquele impedimento de Vitor Hugo que redundou no segundo gol anulado do Palmeiras seria marcado fosse o lance favorável ao time carioca?

E aquele suposto pênalti de Diogo Barbosa em Rafinha seria marcado contra o Flamengo? Da mesma forma, não e não! O pênalti não aconteceu e até o mais antipalmeirense de todos os árbitros, PCO que comentou no Première, reconheceu e disse que não marcava!

E, ainda mais importante, em se tratando de um lance capital, por que os expectadores do VAR sequer alertaram o árbitro da inexistência do pênalti? Se, por acaso (duvido) alertaram, por que o soprador de apitos catarinense não efetuou a reavaliação do lance?

Em relação à expulsão de Gustavo Gomes, você a considerou justa? Considerei injustíssima!

Considerando-se que o lance foi, simplesmente, um jogo perigoso em que o paraguaio levantou a perna e o Bruno Henrique adversário foi de cabeça contra o pé do palmeirense, não existiu agressão, mas, simplesmente, jogo perigoso! Punível, claro, com um simples cartão amarelo!

Meus amigos, não há como dissociarmos do jogo em si estes erros absurdos de arbitragem que interferiram não apenas no andamento, mas no próprio resultado do jogo.

Como deixar de registrar as dezenas de inversões de faltas, de laterais e de outros lances, sempre em prejuízo do Verdão? 

Como deixar de registrar a maneira diferenciada com que o péssimo e parcialíssimo soprador de apitos Rafael Traci, de Santa Catarina, tratou os dois times em campo, fazendo uso constante de dois pesos e duas medidas?

Mas irá o Palmeiras reclamar de Traci?

Se não reclamou nem da marcação do pênalti escandalosamente inexistente de que foi vítima, imaginem do juiz!

ERROS DE FELIPÃO.

Por que a teimosia em escalar Weverton que já mostrou por a+b ser um goleiro bem abaixo das necessidades palmeirenses?

Com dois goleiros muito melhores (Prass e Jailson),  que também exercem a liderança tático-técnica em relação aos companheiros de defesa, Felipão, simplesmente, consegue a proeza de optar pelo pior dos três.

Meus amigos será que só eu enxergo que Weverton não é um goleiro arrojado e "que não paga placê", isto é que não chega a segundo em relação a qualquer dos dois reservas, principalmente para o líder Prass? 

Que ele sempre -notaram?- se atira sempre para o lado oposto àquele da trajetória da bola na cobrança dos pênaltis contra o Verdão? Ontem aconteceu de novo! Viram?

Por que, da noite para o dia, Scolari inventa uma zaga com um zagueiro muito mais canhoto (Gustavo Gomes) pelo lado direito da defesa e totalmente desentrosado com Marcos Rocha?

Por que, da noite para o dia e no jogo mais importante do primeiro turno, Felipão coloca em campo Vitor Hugo, voltando de contusão e totalmente desentrosado não só com os demais companheiros de zaga mas com o próprio time e  sem o menor ajuste de jogo com Diogo Barbosa? 

Por que insistiu tanto com Bruno Henrique que desde o início do jogo era um atleta disperso do contexto que apenas vestia a camisa, completamente perdido tática e tecnicamente?

Por que escalou o jovem Matheus Fernandes, imberbe e inexperiente, deixando no banco opções muito mais experientes, robustas e produtivas? Por acaso ele havia "arrebentado com o jogo na partida anterior? É claro que não!

Por que não entrou com Gustavo Scarpa, seu melhor atacante e artilheiro, aproveitado tardiamente num momento em que, animicamente, o Palmeiras era apenas um aglomerado de jogadores em campo?

Por que  continuou insistindo com a escalação de Willian (O Palmeiras não ganhou mais nada depois que ele voltou) que retornou prematuramente ao time e sem confiança para render tudo o que sabe e pode? 

Era um atleta para ir sendo colocado paulatinamente mas Felipão precipitou-se. Está mais que provado!

Por que não tirou Luís Adriano no 2º tempo, outro atleta que entrou no time antes da hora, completamente despreparado e desentrosado para a importante função de centroavante?

Por que colocou Jean em campo, um atleta que, respeitado o seu passado e o seu profissionalismo, não deveria estar compondo o elenco este ano?

Outros erros, é claro, foram cometidos por Scolari que, se quiser continuar à frente do time, tem de tomar algumas atitudes corajosas, a partir da barração daqueles atletas que estiverem se rebelando, fazendo corpo mole ou deixando de se dedicar. 

Mas não seremos nós, à distância, que iremos identificar esses atletas, cabendo ao treinador e aos seus homens de confiança do Departmento de Futebol as atitudes cabíveis. 

Apenas e tão somente quero ressaltar que elencos excessivamente numerosos criam problemas comportamentais extremamente difíceis de serem contornados, sobretudo quando o clube entra na situação altamente negativa em que o Palmeiras entrou nos últimos tempos.

Mas que uma redução numérica considerável do elenco abriria condições para que o time melhorasse de produção, disso eu não tenho a menor dúvida.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 x 0 PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: 
Rafael Traci (SC) Péssimo. Prejudicou demais o Palmeiras. Não pediu o Var no pênalti inexistente que assinalou. NOTA 4
Assistentes: 
Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Péssimos: Prejudicaram demais o Palmeiras. NOTA 5.

Público: 61.390 pagantes
Renda: R$ 3.368.134,00
Cartões amarelos: Rodrigo Caio e Bruno Henrique (FLA); Willian e Bruno Henrique (PAL)
Cartão vermelho: Gustavo Gomez (PAL)
Gols:
FLAMENGO: Gabriel, aos 10 minutos do 1º Tempo e aos 15 minutos do 2º Tempo.
De Arrascaeta, aos 37 minutos do 1º Tempo
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Pablo Mari, Rodrigo Caio (Thuler) e Filipe Luís; Gerson, Willian Arão e Arascaeta (Piris da Motta); Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel
Técnico: Jorge Jesus

PALMEIRAS: 
Weverton. 
Está muito aquém de Prass e Jailson. Falhou em um gol. No pênalti não saiu nem na foto. NOTA 5. 

Marcos Rocha,
Falha direta em um gol e indireta em outros. Má atuação. NOTA 4

Vitor Hugo
Entrou numa fria. Apesar do desentrosamento, lutou. NOTA 6.

Gustavo Gomez 
Como exigir que ele rendesse satisfatoriamente se mudou de posição de um dia pra outro? NOTA 4.

Diogo Barbosa
Fez o que pode, mas pagou pelo desentrosamento com Vitor Hugo. NOTA 4. 

Matheus Fernandes
Só correu e lutou sem consistência. Não deveria ter ido para o jogo. NOTA 5

Bruno Henrique 
Há tempos vem mal. Pelo que vem jogando tem de perder a titularidade. NOTA 4.

Felipe Melo
Não jogou absolutamente nada. Por ter tentado, NOTA 4 !

(Jean)
Seu ciclo no Palmeiras já deveria ter terminado. SEM NOTA

Dudu
Pior apresentação com a camisa do Palmeiras. NOTA 4.

Willian 
O time paga um alto preço por sua volta açodada da cirurgia. NOTA 4. 

(Gustavo Scarpa)
Deveria ter começado o jogo. Entrou tarde e não fez nada. SEM NOTA.

Luiz Adriano
Fora de forma, ele próprio deveria ter pedido para não jogar. NOTA 4

Técnico: Luiz Felipe Scolari
Péssima performance. Mudou jogadores de posição abruptamente e sem um tempo hábil para que se  entrosassem e se ajustassem às novas funções, logo no jogo mais importante. Escalou mal, substituiu mal. Foi uma das piores atuações de Scolari à frente do elenco palmeirense, de quando foi contratado aos dias de hoje. NOTA 4.

 COMENTE COMENTE COMENTE

FLAMENGO X PALMEIRAS UM CLÁSSICO QUE NÃO DECIDE NADA MAS TEM PODER DE DECISÃO!!!



O clássico desta tarde entre Flamengo e Palmeiras é importante para os dois times, mas muito mais para o Verdão.

Com a confirmação da continuidade de Felipão no comando da equipe o Palmeiras terá de lutar, agora, na única frente de batalha que lhe restou: o Brasileirão. 

Se mal pergunto me perdoem, mas se perder amanhã para o Fla, Felipão será prestigiado?

Voltando à rodada de ontem, apenas um resultado deles ajudou -em parte- o Verdão, o empate entre os Bambis paulistas e os Bambis gaúchos, enquanto os demais resultados só fizeram aumentar a responsabilidade palmeirense no confronto desta tarde no Maracanã contra o Flamengo.

Todos eles, contrários aos interesses do Verdão, funcionaram como um peso sobre o Palmeiras, a partir do 1 x 0 do Bahia sobre o CSA em Salvador, do 1 x 0 do Athlético Pr sobre o Ceará em Curitiba, do 3 x 2 do Inter no Botafogo em Porto Alegre e, principalmente, do 1 x 0 do Santos sobre a Chapecoense em Chapecó.

Ainda que derrote o Fla daqui a pouco no Maracanã, o Palmeiras alcançará o time carioca em pontos mas ficará em terceiro lugar e atrás deles pois perderá no primeiro critério de desempate, o número de vitórias. 

Neste momento o Palmeiras está em quarto lugar no Brasileirão e o posicionamento dos quatro primeiros classificados é o seguinte:

Em 1º Santos FC  - 36 pontos, 11 vitórias, 29 gols pró, 17 contra, saldo de 12 gols.
Em 2º Flamengo   - 33 pontos,  10 vitórias, 35 gols pró, 18 contra, saldo de 17 gols.
Em 3º Bambis FC - 31 pontos,  08 vitórias, 20 gols pró, 11 contra, saldo de 09 gols.
Em 4º VERDÃO   - 30 pontos, 08 vitórias, 24 gols pró, 10 contra, saldo de 14 gols.

Há, porém, um importante detalhe a revelar e a acrescentar. 

O Palmeiras, cumprida a rodada de hoje contra o Flamengo, completará 16 jogos do primeiro turno e todos os seus adversários 17. 

O Verdão, então, terá ainda um jogo a cumprir, contra o Fluminense. 

Se o Palmeiras derrotar a dupla Fla-Flu, empatará com o Santos em pontos ganhos, mas permanecerá em 2º lugar porque o Santos vencerá no primeiro item de desempate, o número de vitórias, isto é, por 11 x 10 pro SFC. 

Depois desta 17ª rodada haverá mais duas a cumprir. 

Na 18ª o Palmeiras irá a Goiânia enfrentar o Goiás e fechando o turno, na 19ª receberá o Cruzeiro em São Paulo. 

Como se nota, o Palmeiras tem tudo para virar o turno na qualidade de campeão da etapa, e desde que se imponha sobre os adversários nos quatro compromissos que terá de cumprir.

O Santos terá pela frente o Athletico PR em casa e cruzará com o Flamengo, no Rio, na última rodada do turno.

Já o Flamengo enfrenta hoje o Palmeiras, o Avaí na rodada que vem e (repito), o Santos na última rodada.

Os Bambis só poderão chegar a um máximo de 37 pontos, o que sepulta-lhes a condição de virar o turno em primeiro lugar. Jogam primeiro em Porto Alegre contra o Inter e encerram a campanha do primeiro turno no Morumbi contra o CSA.

Em tese, acredito que o time com melhores condições de ganhar esse turno seja o Palmeiras, haja vista que, além de ter quatro jogos a cumprir (um a mais que os outros), Flamengo e Santos terão medir forças na rodada final do primeiro turno do Brasileirão.

Mas, para alcançar seu objetivo o Palmeiras está carente da chamada campanha perfeita, isto é, terá de fazer tudo para alcançar 100% de aproveitamento nos quatro jogos que o separam do início do returno. 

DADOS TÉCNICOS MAIS PROVÁVEIS:
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X PALMEIRAS-SP
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
FLAMENGO: Diego Alves,;Rafinha, Pablo Mari, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Gerson, Willian Arão, Arascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus
PALMEIRAS: Weverton (Prass); Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Ramires ou Matheus Fernandes), Dudu, Gustavo Scarpa e Willian; Luiz Adriano.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

COMENTE COMENTE COMENTE