Observatório Alviverde

08/09/2010

O FUTURO DO PALMEIRAS COMEÇA ESTA NOITE NA BAHIA!

1) O Palmeiras abre o returno do Brasileiro às 22 horas de hoje, encarando o Vitória no Barradão,em jogo de caráter decisivo como serão todos, a partir desta data,  ao final da competição.

2) Superlativemos porque é verdade! Será um jogo de altíssimos risco e responsabildade. Tudo conseqüencia  de um  primeiro turno irregular e ruim, em que o Palmeiras conseguiu amealhar apenas 24 pontos dos 57 que disputou.

3) Para um clube da grandeza e do investimento do Palmeiras,  a campanha do turno inicial, vergonhosa e bisonha, atinge o limiar do ridículo e do "non sense"!

4) A torcida sabe disso, mas, por enquanto, releva e perdoa. Afinal, Felipão tem muito crédito e está, apenas, iniciando um trabalho. Depois, eu não sei!

5) O jogo de hoje, aparentemente sem tanta importância, pode representar um autêntico divisor de águas, e balizar o caminho do Palmeiras, para o bem ou para o mal, para o céu ou para o inferno!.

6) Uma angustiante dicotomia começa a incomodar e a atormentar os palmeirenses: Se ganhar, hoje, o Verdão começar a lutar, minimamente, pela vaga da Libertadores. Se empatar ou perder vai ter de começar a reunir forças e lutar para não cair.

7) Um simples triunfo esta noite, faz o Palmeiras ascender na tabela e começar a se insinuar entre os mais bem classificados do Brasileiro. O elenco já sabe que hoje é vencer ou vencer, não há outra alternativa.

8) Um empate ou uma derrota poderão ter um efeito devastador na vida do Verdão, na medida exata dos resultados dos concorrentes mais próximos. Nessas circunstâncias a equipe pode se embrenhar no perigoso labirinto do descenso, onde só existem sofrimento, desespero, choro e ranger de dentes e em muitos casos, não há retorno possível, senão pelo penoso calvário da segunda divisão,

9) Experiente e vivido, Felipão sabe dessas coisas e o seu visível abatimento na coletiva após o jogo contra o Cruzeiro, retratava bem o seu estado de espírito. Quando analisou a classificação ele disse, em outras palavras, que era absolutamente necessária uma seqüencia de vitórias para que o time não entre  naquela zona da tabela onde é fácil entrar, mas o difícil é sair.

10) Nota-se, claramente, que o técnico palmeirense já está antenado, plugado, ligado, de braços dados com a dura realidade do campeonato e já acende, com muita antecedência, a luz amarela da atenção e da precaução. Muitos o crticarão por isso alegando pessimismo, mas era o mínimo que se poderia esperar de um homem traquejado e vivido nas coisas do futebol. Ele sabe que quando se trata da doença do descenso, o melhor tratamento é a prevenção.

11) Sobre o jogo, quero adiantar que não faço coro com jornalistas que superestimam os clubes de São Paulo, Rio, BH e Porto Alegre. Eles têm como norma sempre afirmar que Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Inter, Gremio, Galo, Cruzeiro têm melhores jogadores e são times mais técnicos do que os outros. Nem sempre é assim.

12) Já ví times do Vitória melhores do que alguns do Palmeiras no decorrer de tantos anos de rivalidade, mas não é o caso deste de 2.010. Hoje, o Palmeiras, de fato,  tem, potencialmente mais time e melhores peças individuais,  mas o Vitória tem mais entrosamento e uma equipe de há muito formada e formatada..

13) Como vai jogar em casa, o Vitória tem grandes chances de ficar com o melhor resultado, respaldado por uma campanha caseira que pode ser considerada, longe de excepecional,  apenas boa.



 escrever texto aqui
14) Nos nove jogos no Barradão, o time baiano obteve quatro vitórias (Galo, Furacão, Bambis e Santos)  quatro empates (Fla, Goiás, Guarani e Inter) e foi derrotado, apenas, pelo Botafogo de Joel Santana por 3 z 1.

15) Foram 22 pontos amealhados, dois a menos do que o Palmeiras, com 17 gols  marcados, 14 sofridos e um saldo positivo de três gols.

16) O Palmeiras mandou seus jogos dez vezes em três casas distintas, Palestra, Pacaembu e Arena Barueri . Ganhou quatro (Vitória, Gremio, Santos e Furacão). empatou três (Gremio Prudente, Botafogo e Corinthians) e perdeu três vezes (Fla, Atlético Goianiense e Cruzeiro). Marcou 14 gols, sofreu 13 e tem o saldo de um gol em sua campanha caseira, que é um pouco inferior a dos baianos.

18) A vantagem do Palmeiras sobre o Vitória é proveniente dos jogos fora de casa. O Verdão jogou nove vezes e, a exemplo dos baianos, venceu apenas uma vez, com seis empates e duas derrotas. O número de empates como visitnte é que dá a vantagem dos dois magérrimos pontos que o Palmeiras tem a mais do qye o Vitória e que separam as duas equipes na tabela de classificação.

19) Assim, chega-se a esta totalização:
O Palmeiras jogou dez vezes em casa e nove fora de casa, conseguindo 24 pontos através de cinco vitórias e nove empates, sendo derrotado cinco vezes. Marcou 21 gols e sofreu 22, apresentando o saldo negativo de um gol.

O Vitória jogou dez vezes fora, nove vezes em casa e conseguiu 22 pontos em 5 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, assinalando 22 gols, sofrendo 26 e apresentando um saldo negativo de quatro gols.

20) O que se pode notar na exposição dos números auferidos pelos times no primeiro turno é que há um grande equilíbrio  entre as equipes, com reduzida vantagem dos paulistas. Sob o aspecto técnico-individual, o Palmeiras tem um time de melhores valores individuais que o Vitória compensa, hoje, através do fator casa e de seu melhor entrosamento.

21) Nos últimos confrontos diretos o Palmeiras está em vantagem. Foi o vencedor no primeiro jogo do Brasileirão por 1 x 0 em jogo realizado antes da Copa, no Palestra. Depois disso, os times se confrontaram mais duas vezes pela Copa Sul-Americana em Salvador e São Paulo. Na capital baiana o Palmeiras foi derrotado por 2 X 0, mas conseguiu inverter o resultado no Pacaembu  ao vencer heroicamente os baianos por 3 x 0, e se  classificando para a sequencia da competição.

22) Ninguém sabe ao certo qual o time que Felipão vai colocar em campo, mas pelas peças que levou, e pelo que deixou transparecer em entrevistas de que haveria novidades, ele deve manter o time de cinco volantes que podem ser, até,  os mesmos que vêm jogando. Marcos é o grande desfalque e será substituído por Deola.

23)Deola, Maurício Ramos, Danilo e Fabrício..   Márcio Araújo (Vitor), Pierre (Márcio Araújo), Edinho, Marcos Assunção  e Rivaldo. Valdívia e Kléber é a mais provável escalação do Palmeiras. Estão ainda à disposição para a composição do banco Bruno, Gabriel Silva, Pierre, Tinga Patrick, Tadeu e Luan.

24) Não sei se há vantagem no que vou dizer, mas o Vitória está há quatro jogos sem vencer e Toninho Cecílio ameaçado de perder o cargo. Essa situação tanto pode representar um fator psicológico negativo quanto positivo para o time do Vitória. Se, por um lado, pode provocar desânimo e abatimento, por outro lado pode representar um forte fator motivacional para que os bahianos corram ainda mais do que normalmente já correm, em busca da vitória.


25) Você acredita que possamos derrotar o grande rival bahiano dentro de sua própria casa jogando com cinco volantes, com Valdívia fora de seu melhor condicionamento e com Kléber isolado? Ou você acredita que Felipão vai mudar o esquema  e a história do jogo será diferente daquela de domingo contra o Cruzeiro?


DEIXE A SUA OPINIÃO



escrever texto aqui