Observatório Alviverde

28/07/2016

PARTE DA MÍDIA BATE FORTE NO PALMEIRAS MAS ATINGE A SELEÇÃO!


Nunca se viu o Palmeiras com tanto destaque e tanto espaço na mídia, como nestes tempos de Gabriel de Jesus.

O que se nota, de uma forma bem clara, é a constante ginástica verbal e o esforço descomunal de muitos jornalistas, alguns diretamente e outros subliminarmente, no sentido de ver o artilheiro e craque desequilibrante cada vez mais longe do Palmeiras.

As manchetes, ontem, eram unânimes em destacar a saída de GJ do Verdão, que essa gente especula estar bem próxima, ainda que o próprio jogador tenha garantido reiteradamente e sustente nas entrevistas, que permanecerá no Palmeiras até o final do ano e disputará o Brasileirão e a Copa do Brasil.

A divulgação contínua e incessante da mentirosa perspectiva de uma saída imediata está mexendo com o jovem jogador, ainda que ele demonstre personalidade, maturidade e tranquilidade nos momentos em que é inquirido pelos repórteres a esse respeito.

Da mesma maneira, ninguém desconhece que um formidável excesso de opiniões, "achismos" e especulações continuam pululando em redes nacionais de rádio e tv, a maioria deles mimetizada sob a forma falsa e mentirosa de conselhos, tipo:

"Gabriel Jesus tem de aproveitar esse momento único de sua carreira e não deixar para depois".
"Gabriel tem de saber que o trem da felicidade costuma passar apenas uma vez na vida".
"Se continuar jogando ele corre o risco de se contundir e pode perder esse prêmio da loteria da vida". 

Aqui ou acolá surge um analista mais sério e profissional que adverte:
"Gabriel está saindo muito cedo e pode pagar um alto preço por isso".
"O Palmeiras deveria se esforçar e dar um jeito de ficar com ele a fim de valorizar a sua marca e ter no elenco o melhor jogador em atividade no Brasil!"

O fato, repito, é que essa roda viva de especulações tem atrapalhado demais o jovem atleta, roubando-lhe a tranquilidade.

Por tudo isso, ao menos para mim não será nenhuma surpresa se ele não render tudo o que sabe e pode com a camisa da Seleção Olímpica, embora eu tenha uma expectativa otimista e espere que renda, haja vista que se trata de um atleta que -em que pese o seu enorme potencial- ainda é um jogador em formação!

Paralelamente segue o seu curso um outro problema referente à contusão de Prass no cotovelo, agravada por uma manifestação extemporânea do Depto Médico do Palmeiras que emitiu nota garantindo que o problema do veterano goleiro não é grave.

Sei, perfeitamente, de tudo o que representa Prass técnica, psicológica e socialmente no elenco palmeirense em face de sua indiscutível liderança e de seu conhecido bom-caratismo, tanto e quanto da torcida que existe dentro do clube para que ele jogue pela Seleção. 

Entretanto temos de ressaltar que a atitude do depto médico palmeirense foi, no mínimo, extemporânea, para que não se mencione a palavra antiética, forte demais para a situação e para os profissionais envolvidos, muito mais inocentes, muito menos, maldosos.

A maior parte da mídia defendia abertamente, na tarde desta quinta-feira, a dispensa sumária e imediata do goleiro e aproveitava o gancho para afirmar que a gravidade da contusão de Prass poderia ser medida pela nota oficial emitida pelo departamento médico palmeirense.

As ondas só acabaram após a divulgação de um exame de imagem informado à mídia no final da tarde pela CBF, dando ciência de que a contusão não é grave e que em poucos dias o goleiro estará apto para assumir seu posto, ainda que não atue amanhã à tarde em Goiânia contra o Japão.

Em compensação Prass estará pronto e no ponto para o jogo de estréia nas Olimpíadas, dia o4 de agosto em Brasília, no Estádio Mané Garrincha contra a África do Sul.

Como se constata claramente, parte da mídia bate forte no Palmeiras, mas acaba mesmo atingindo a Seleção!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- Quem achar mais conveniente comente as notícias do time!


JÁ CHEGA DESSA CONVERSA MOLE QUE A MÍDIA NÃO INTERFERE NAS ARBITRAGENS E QUE OS ÁRBITROS ERRAM CONTRA TODOS OS TIMES!


Muita que descobriu este OAV há pouco tempo têm entrado no blog e a par das mensagens que publicam, têm feito críticas à postura deste bloguista e ao próprio espaço midiático, em face do que chamam de "inútil preocupação com com a mídia, com as arbitragens e com assuntos aleatórios".

Entendem os "néo-oavistas" que a "excessiva" importância que este OAV empresta à mídia, criticando-a com frequência, tanto e quanto as suas habituais críticas aos árbitros são absolutamente inócuas e que o blog deveria analisar mais os aspectos técnicos, táticos e individuais decorrentes do time do Palmeiras.

A esses novos participantes que não estão conosco desde a fundação do blog em 1998 quero dizer o seguinte à guisa de esclarecimento:

Quando o OAV entrou no ar, seu objetivo precípuo foi o de  fazer aquilo que as diretorias palmeirenses poucas vezes fizeram, que normalmente não fazem e, com certeza, não farão nunca: defender o time de modo firme e intransigente contra as campanhas midiáticas de discriminação e esvaziamento, tanto e quanto das arbitragens malsãs que destroem o Verdão há tantos anos.   

Em razão disso, quando considero ou quando considerar necessário, continuarei abrindo a caixa de ferramentas para bater forte nesses dois segmentos que (com raras exceções) tanto perseguem o Palmeiras.

E o farei ainda que, para isso, eu tenha de deixar de analisar os jogos ou considerar aspectos táticos, técnicos e outros, os quais deixo para vocês que entram no blog avaliar e discorrer à vontade sobre qualquer assunto ligado ao Verdão, sem qualquer censura.

De mais a mais, este vetusto bloguista (modéstia à parte) não tem o péssimo defeito de estabelecer guerras com os blogueiros em face de opiniões diferentes ou díspares das suas e nem costuma deletar as críticas feitas ao blog ou a sua pessoa.

Parto de um ditado segundo o qual "ninguém sabe tanto a ponto de não poder aprender alguma coisa e nem tão pouco a ponto de não poder ensinar alguma coisa" (autor:Valdir de Castro, cunhado de Telê Santana, comentarista da Rede Mineira de Rádio, morto há uns quatro meses).

Portanto, quando qualquer dos novos participantes deste blog perceberem que falo mais acerca da arbitragem e da mídia do que, propriamente, do jogo, não se importem com isso e falem vocês mesmos acerca do jogo. 

Este OAV não censura a palavra educada, por menos nexo que ela tenha, tanto e quanto tolera até palavrões desde que tenham motivação para serem proferidos. Tudo tem sua hora!

Nesses quase dez anos de água mole em pedra dura sobre a mídia e sobre os árbitros, mesmo sem o auxílio dos acomodados, medrosos e convenientes dirigentes palmeirenses (com uma ou outra exceção), temos notado inegáveis progressos nessas conflituosas relações, valendo frisar que -decorrido tanto tempo- constatamos que ao menos a mídia passou a respeitar muito mais a SE Palmeiras. 

Faltam, agora, os árbitros, as arbitragens, os tribunais e as entidades! Vamos continuar trabalhando nesse sentido!

Sem querer assumir -jamais- nenhuma posição de liderança nesse lento processo de recuperação da imagem do clube perante São Paulo e o Brasil, ainda assim reconheço que eu, você e todos nós, temos trabalhado bastante para que haja isonomia de tratamento em relação ao clube dentro e fora de campo. Juntos chegaremos ao nosso objetivo!

O que não pode, porém, é a nossa torcida continuar ouvindo e dar crédito às costumeiras manifestações da mídia que continua dizendo que não apita o jogo e nem faz gols.

A mídia, de fato, não apita o jogo, mas julga os árbitros e os induz e encoraja (ou não) a auxiliar ou prejudicar esta ou aquela equipe. 

Quantos erros gravíssimos foram cometidos no Brasileirão deste ano em prejuízo do Palmeiras? Em que lugar estaríamos se não houvessem sido cometidos?

Da mesma forma, quantas vezes os árbitros já ajudaram o Curica, o Flamengo, os Bambis e, principalmente, o Santos, "o come quieto" (royalties para o Marco) este, com o auxílio luxuoso da imprensa -disparadamente- o time mais ajudado do atual Brasileirão?

As arbitragens creiam, dão, na maioria das vezes, um "feedback", isto é, uma resposta direta àquilo que diz a  mídia em seus diversos segmentos, mormente pela TV.

Via Televisão os árbitros de há muito aprenderam que podem errar livremente contra alguns clubes dos quais a mídia não gosta e os quais não considera (O Palmeiras é um deles), pois sabem que nada de negativo lhes ocorre.  

Mas ai dos árbitros se vierem a errar contra o Curica, Bambis, Flamengo ou Santos. Serão, simplesmente, execrados e correm o risco de deixar de apitar os grandes jogos

Deu, então, para ver e sentir por que o Palmeiras é tão prejudicado?

Quando, eventualmente, o erro é a favor do Verdão, por mais leve que seja, repercute na TV hora em que acontece, durante todo jogo, ao final do jogo e em todos os programas por toda a semana.

Quando o lance irregular é muito claro, prejudica o Verdão e não há como dissimular ou disfarçar (mesmo um erro escandaloso), há, na maioria das vezes, apenas a menção rápida no momento em que ocorreu, sem nenhuma ênfase e não voltam mais ao assunto.

Após o breve relato o erro arbitral cai imediatamente no esquecimento, não é mais mencionado na transmissão e dificilmente é reprisado. 

Muitas vezes, conforme aconteceu domingo contra o Galo em outro lance rápido em que pode ter havido penalti sobre Róger Guedes, a TV sequer reprisa mais o lance.

E  ainda existem inocentes -faz-me rir- na torcida palmeirense que continuam acreditando piamente que a mídia não interfere nas arbitragens e que em relação aos maiores clubes brasileiros os árbitros não erram reiteradamente apenas contra o Palmeiras, mas contra todos !

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA

COMENTE COMENTE COMENTE