Observatório Alviverde

30/09/2017

PALMEIRAS x SANTOS: COMENTE DURANTE O JOGO E APÓS A POSTAGEM FINAL!



Só tenho dois receios neste clássico em que a chuva pode anular a técnica e a tática:

1) Que o Palmeiras parta pra cima e Levir (como sempre) ganhe usando os contra-ataques.

2) Que o campo encharcado faça a diferença em favor do adversário retranqueiro.

===========================
(escrito com o jogo em andamento) 

São 20 do 1º tempo e já estou preocupado com esse jogo, retrato fiel de todos aqueles do Palmeiras nos quais enfrenta os times dirigidos por Levir Culpi.

O Palmeiras é o dono absoluto do jogo mas até agora não conseguiu dar nem um chute ao gol e isso me preocupa, muitíssimo.

O Santos já chegou duas vezes, uma do lado do ZR e outra em chute direto, do lado esquerdo, que Prass defendeu espetacularmente.

Só porque critiquei a falta de chutes do Palmeiras, eis que Moisés chutou fraco ao gol duas vezes, aos 21 e agora aos 22, sem consequências.

O Santos atrai o Palmeiras na esperança de que possa conseguir uma enfiada de bola no meio da defesa do Verdão para ganhar o jogo.
 
Se conseguir acertar... eu não quero nem ver!

O Palmeiras, quem não está vendo, tem sempre todas as iniciativas do jogo mas parte desordenada e afoitamente para cima do adversário e se expõe em demasia.

24 ms, outro contra-ataque do lado de ZR, quase gol do Santos.

Já assisti a filmes assim e não gostei.

===========================

SEGUNDO TEMPO
(escrito com a bola em jogo)

Deu pra perceber quanto um jogador defasado prejudica o time?

Com a saída de ZR o Palmeiras é outro, muito outro.

Tá faltando acerto ao time, mas está sobrando pegada.

Já dá para pensar em vitória.

20 minutos.

Com Guerra em campo, finalmente temos um meia de ligação, ponto vulnerável do time, apesar das últimas vitórias.

Tem tudo para dar liga.

O Santos continua jogando por uma bola.
============================ En Passant

Que desrespeito da produção da Rede Globo para com as torcidas do Santos, do Palmeiras e para a tradição do clássico mais técnico do futebol brasileiro. Foi o Ceretto que, sugeriu ou fez a escala?

O Narrador Bachin, até rima, nunca vi nenhum tão ruim, só para jogo de terceira divisão e, ainda assim, com restrições. Tem apenas uma boa voz que se perde em sua mania de comentar narrando, sem o menor embasamento para tal.

Pior que ele só Willian Gambá, péssima voz, lento, sempre injusto com o Palmeiras, projeto -não de comentarista- mas de mero palpiteiro, outro invasor da profissão de jornalista. 

Pior que ambos, só o árbitro Marcelo Aparecido de Souza, injusto, faccioso, horroroso e que interveio diretamente no resultado do clássico. 
======================

Viram quantas jogadas em que o Santos abdicou de jogar e devolveu a bola de graça do outro lado do campo para a defesa do Verdão? 

A finalidade é uma só, para que o Palmeiras saia de trás propondo novamente o jogo porque Levir quer que o Verdão continue continue atacando para poder contra-atacar, igualzinho faz o Curica.

ACABA DE ACONTECER O QUE EU ANTECIPEI E O QUE EU MAIS TEMIA: 

GOL DO SANTOS, conforme eu previ. A esta altura do jogo e com um juiz tão ordinário, parece-me que está tudo consumado, ressalvado algum lance de sorte!

Não digam, por favor, que aconteceu por falta de aviso!

Há trocentos jogos que Levir faz isso todas as vezes em que enfrenta o Palmeiras, dirigindo qualquer time que seja.

Hoje, porém, Levir não venceu exclusivamente por isso e há de se registrar que muito, também, em função do auxílio luxuoso que recebeu de uma arbitragem dirigida, daquelas em que o facciosismo é de tal monta que passa a impressão de ser encomendada.

DADOS TÉCNICOS:

PALMEIRAS 0 x 1 SANTOS
Local: Allianz Arena, em São Paulo (SP)   

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP) péssimo. Só faltou vestir a camisa do Santos. Nota 2.

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP) razoáveis. Nota 6
Público: 37.527 pagantes
Renda: R$ 2.760.716,34

Cartões amarelos: Luan, Mayke e Fernando Prass (PAL);
 Matheus Jesus, Jean Mota, Zeca, Alisson e Bruno Henrique (SAN)
Gol do Santos: Ricardo Oliveira, aos 30 minutos do segundo tempo

SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Matheus Jesus e Jean Mota (Serginho); Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira (Kayke)
Técnico: Levir Culpi

PALMEIRAS: 
Fernando Prass;  Outra atuação acima da média. Não foi culpado no gol que sofreu. Provou que está recuperado da má fase. NOTA 7

Mayke: Cumpriu ordens e guarneceu a defesa com altos e baixos mas, entre todos os novos que tiveram chances, é o único que mostra condições para continuar. NOTA 6,0.

Luan: Pelo futebol fraco que mostrou até hoje, está bem longe de ser um jogador capacitado a vestir  a camisa do Verdão. NOTA 5.

Juninho: Jogou com responsabilidade e sem inventar, embora, tecnicamente, esteja longe de ser o zagueiro dos sonhos da torcida palmeirense. NOTA 6,0.

Zé Roberto: Torci -muitíssimo- para que ele acertasse e jogasse bem, mas torcer, per si, de nada adianta. ZR tem mesmo é de se aposentar. Cuca obrigou-se a gastar prematuramente uma substituição para acertar o time, mas em razão de que ele escalou um jogador tão defasado? NOTA 4. 

(Thiago Santos) melhorou demais o time com a sua raça, presença, disposição e aplicação, mas como o time perdeu vão lhe dar notas baixas. Para mim, NOTA 6.

Tchê Tchê: Mostrou a sua versatilidade ao deixar de jogar como volante e se transformar em lateral esquerdo. Não ostenta a sua melhor fase mas ainda é um jogador importante que pode continuar no time em 2018. NOTA 6,0.

Jean: Um jogador que por jogar para o time quase não é visto em campo e, por isto, é sempre criticado. Não jogou nem melhor nem pior do que qualquer companheiro e foi o autor de um arremate a gol no primeiro tempo. NOTA 6,0.

(Guerra): Tive esperança de que ao entrar, Guerra, um meia nato, categorizado e conhecedor da posição pudesse aglutinar taticamente o time que jogava com defesa, meio de campo e ataque desprovidos de ligação. Mas o venezuelano além de não cumprir essa função foi o responsável pelo gol do Santos ao tentar enfeitar a jogada. NOTA 3,0.

Moisés: Apenas esforçado, nada mais que isso, Moisés cumpriu uma jornada de equívocos em que seu maior destaque foi cobrar laterais com força em direção á área. Pela luta, NOTA 5.

Dudu: Perdeu, no mínimo, duas chances esclarecidas de gol mas só perde gols quem os tenta. Dudu é muito eficiente atuando pelas laterais ofensivas, ou enfiado, a intermediária. Como armador, da maneira que Cuca tem tentado não dá resultado. NOTA 5.

Willian: Cumpriu uma de suas piores performances com a camisa do Verdão. NOTA 4

(Borja): Escalado outra vez muito tarde, lutou e se apresentou sempre para o jogo. Chutou uma vez com perigo logo após ter entrado. Depois quando teve a chance de penetrar livre para fazer o gol, o árbitro Marcelo Aparecido -criminosamente- interrompeu o jogo e marcou uma falta vencida para o Palmeiras, sem observar a vantagem. NOTA 5.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Deyverson: Em vez de ser lançado e acionado, é ele quem procura os companheiros para lançar  e acionar. De que adianta ter um paredão como ele para o trabalho de pivô se o Palmeiras não dispõe de atacantes com características compatíveis para jogar assim?  NOTA 6

Cuca: demos todo o apoio a Zé Roberto, mas está provado que ele não tem mais condições de atuar em alto nível em um time de alto nível. Quando Cuca viu desabar toda aquela chuva deveria ter voltado atrás e não ter escalado o veteraníssimo jogador. Ele detectou bem os problemas individuais, mexeu corretamente no time, mas além de errar na escalação inicial foi pra cima de um adversário que só sabe jogar fechado e em contra-ataques. NOTA 5 . 

COMENTE COMENTE COMENTE 

APESAR DO QUARTO LUGAR, A MÍDIA COLOCA O PALMEIRAS COMO O MAIOR ADVERSÁRIO DO CURICA NESTE BRASILEIRÃO!



Não sei se me comovo ou desconfio diante daquilo que a maior parte da mídia vem -surpreendentemente- apregoando com tanta ênfase.

Há como que um consenso entre a maior parte dos jornalistas que o Palmeiras, malgrado o quarto lugar que ainda ostenta na tabela, chegará ao vice-campeonato e é e será o grande adversário do Curica.

E vão além afirmando, também, que se o Curica bobear, se der uma chance por pequena que seja, o Verdão disputará o título.

O que me enche de satisfação não são os comentários positivos, as loas ou seguidos elogios que os caras espargem sobre o Verdão neste momento, a maior parte, sei perfeitamente, de forma falsa e insincera. 

Fico feliz, sim, porque, obrigados ou não, forçados ou não, parece que, finalmente, começam a nos respeitar. Como tem aumentado o tempo do Palmeiras nos programas de TV, para o bem ou para o mal.

Respeito é bom e eu gosto, já dizia o meu velho e saudoso pai, com propriedade e sabedoria. 

Sem preocupar-me em procurar ou encontrar um grama de sinceridade no que a mídia vem apregoando, eu, por mera questão de precaução proponho o seguinte: 

que todos nós palmeirenses, façamos uma análise e algumas reflexões sobre o cabimento daquilo que a maior parte dos jornalistas anda vaticinando, mudando o discurso acerca do Palmeiras, não se sabe a título de que.

Comecemos pelo panorama classificatório vigente na parte de cima da tabela.

O Curica lidera com ampla folga até esta 26ª rodada, ostentando 54 pontos.

O Santos (adversário do Verdão às 19 H de hoje no Allianz) é o segundo colocado com 44 pontos, e tem 10 pontos a menos do que o líder.

Grêmio e Palmeiras, dividem o terceiro lugar, com 43 pontos, mas o Verdão é suplantado no saldo de gols (10 x 18).

Imediatamente atrás dessa dupla, há outra, Cruzeiro e Botafogo. Com 40 pontos, esses times,  muito bem armados, correm por fora em sétimo lugar.

Em seguida vem o Flamengo com 39 pontos, fechando seletíssimo grupo de equipes que, ao meu sentir, disputam algo mais substancial neste brasileirão.

Quanto aos demais, do oitavo colocado, o Atlético Pr., (que corre em faixa intermediária com 34 pontos e parece-me tranquilo) até o final da tabela, os outros doze clubes, têm de se cuidar para que não venham ser surpreendidos pelo rebaixamento. O Vasco, com 32 pontos, inclusive,

Voltando ao Palmeiras e aos delírios midiáticos, devo dizer que considero natural e até uma tendência lógica o time de Cuca chegar ao segundo lugar. Se não vier a ocorrer, ao menos para mim, será zebra!

Digo isto porque o Verdão ostenta uma pontuação compatível com Santos e Grêmio e pode até ultrapassá-los hoje mesmo, caso derrote o "time das praias".

Além disso, tem um time melhor que o Santos e, se completo, está ao nível do time principal do Grêmio. Os números estão aí para provar, demonstrar e, sobretudo, confirmar.

Em terceiro porque o instante anímico palmeirense, isto é, o seu astral, está superior ao do Santos.

Recém eliminado da Libertadores Levir e os jogadores ainda estão pensando as feridas da eliminação, com a agravante de no confronto direto de hoje contra o Verdão estarem desfalcados de seu melhor jogador e cérebro do time, Lucas Lima! 

Em relação ao Grêmio, os gaúchos, que seguiram o mau exemplo do Palmeiras "poupando" os seus jogadores no Brasileiro (obsessionados pela Libertadores) de há muito têm colocado os reservas para disputar a competição. Isto é muito bom para o Palmeiras!

Esse erro de foco já lhes custou este ano um preço muito alto porquanto perderam o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, ficaram mal no Brasileiro com reduzidas chances de vencê-lo sendo que ninguém pode garantir que ganharão a Libertadores.

O Palmeiras, que nada tem a ver com isto, pode e certamente vai tirar proveito da situação.

Por tudo o que foi posto, acredito, repito, piamente, na hipótese de o Palmeiras ser o vice-campeão brasileiro, e, acrescento que não será ilógico se o Verdão abocanhar o segundo lugar.

Em relação ao título, ainda que sabendo que o Curica anda em baixa e em defasagem anímica pela perda da Sul-Americana, tanto e quanto pelas inesperadas perdas de tantos pontos seguidos e daquela aura de time invencível, trata-se de tarefa muito mais difícil, conquanto eu não a repute impossível.  

Na qualidade de torcedor torço muito e admito, perfeitamente, que o Palmeiras pode chegar, 

Entretanto, como observador, eu, que analiso o campeonato por um viés de realismo, obrigo-me a  ressaltar que "para que esses delirantes vaticínios da mídia e da própria torcida alviverde se materializem em plenitude, o Curica teria de perder 11 pontos dos 39 que vai disputar". 

Ao mesmo tempo o Palmeiras teria de cumprir o que chamamos de campanha perfeita, isto é ganhar (quase) todas e não perder mais".

Tudo isso, convenhamos, de um ponto de vista prático é difícil, embora, repito, reconheço,  também não seja impossível. 

Afinal, o Curica, com um time técnicamente muito inferior ao Verdão, conquanto mais coeso e mais bem treinado até então, conseguiu a proeza da invencibilidade no primeiro turno do Brasileiro.

De uma certa forma o que me anima é esta autêntica pedreira que o Curica terá de enfrentar, a partir desta 26ª rodada:

Dia 01/10 (amanhã)  x Cruzeiro, em BH.
Dia 11/10 x Coritiba em SP.
Dia 15/10 x Bahia em Salvador.
Dia 18/10 x Grêmio em SP.
Dia 21/10 x Botafogo, no Rio.
Dia 29/10 x Ponte, em Campinas.
Dia 05/05 x Palmeiras no Lu Ladrão. 
Dia 08/11 x Atlético Pr em Coritiba.
Dia 12/11 x Avaí, em SP.
Dia 15/11 x Flu, no Lu Ladrão.
Dia 19/11 x Fla, no Rio.
Dia 26/11 x Galo, em SP.
Dia 03/02 x Sport, em Recife.

O Palmeiras, teria de manter uma campanha perfeita, terá contra estes times:

Dia 30/09 (hoje) x Santos, na Allianz.
Dia 12/10 x Bahia, em SP.
Dia 15/10 x Atlético Go em Goiânia.
Dia 19/10 x Ponte, em SP.
Dia 22/10 x Grêmio, em Porto Alegre.
Dia 29/10 x Cruzeiro, em SP.
Dia 05/11 x Curica, no Lu Ladrão.
Dia 08/11 x Vitória, em Salvador.
Dia 12/11 x Flamengo, em SP.
Dia 15/11 x Sport, em SP.
Dia 19/11 x Avaí, em Floripa.
Dia 26/11 x Botafogo, em SP.
Dia 03/12 x Atlético Pr, em Curitiba 

Você, palmeirense, acredita nas previsões da mídia?

O Palmeiras será Campeão? Vai dar trabalho ao Curica?

Para mim o jogo de hoje tem um peso tão grande que me impede uma resposta.

Mas, seguramente, não me impede de um palpite, este:

"O Palmeiras vencerá o jogo desta noite e continuaremos acalentando os nossos sonhos!

COMENTE COMENTE COMENTE