Observatório Alviverde

15/12/2020

PALMEIRAS 3X0 LIBERTAD VERDÃO PASSOU PARA AS SEMIFINAIS DA LIBERTADORES/2020!

Digam a mídia e os adversários tudo o que disserem mas o Palmeiras já está nas semifinais da Libertadores/20.

Aliás, o Verdão foi primeiro time a se garantir para a penúltima rodada  e com todas as vantagens da melhor campanha. 

A vitória de ontem, até certo ponto sofrida sobre o Libertad, deixou muito claro quem tinha o melhor time.

Agora é esperar a definição de quem o Palmeiras enfrentará, se o  River Plate ou o Nacional do Uruguai..

O elenco mostrou no jogo de ontem que está unido e o atestado maior dessa união foi esforço, a aplicação e o trabalho solidário do time, digno de nossos elogios. 

Do ponto de vista técnico-prático o Palmeiras (mais uma vez) esteve longe de exibir a qualidade o potencial de seu futebol e sofreu bastante para garantir a classificação.

Passou por um enorme sufoco e sofreu um assédio ofensivo perigoso do time paraguaio que soube explorar a pequena estatura de Marcos Rocha.

Colocando seu centroavante de quase dois metros de altura para marcar Rocha, o Libertad alçava bolas para que ele escorasse para os companheiros que vinham de trás,  procurando fazer o trabalho de pivô não no miolo da área, como de costume, mas em qualquer lugar no qual estivesse o baixote palmeirense.

Com isso, os dois zagueiros de área (Luan e Gomez) ficavam sem saber a quem marcar e o Libertad chegava com perigo a partir da intermediária com seus meias e laterais  ou com quem se dispusesse a avançar.

Após três ou quatro lances desse tipo o Libertad criou uma chance efetiva de marcar ensejando a Weverton uma defesa milagrosa  aos 13 do primeiro tempo.

Logo em seguida o Palmeiras abriu a contagem e o gol que todos esperavam pudesse tranquilizar o time teve efeito contrário pois enervou a equipe que só se acalmou depois que voltou para o 2º tempo.

Embora dominasse o jogo, o Verdão não conseguia aumentar o marcador e, ao mesmo tempo, passou por algumas situações de perigo. 

Para a sorte do Palmeiras o time paraguaio era violento em campo e os jogadores guaranis batiam sem contemplação nos palmeirenses, recebendo muitos cartões amarelos e culminando com a expulsão de Piris aos 18 minutos.

A partir dessa expulsão aconselhada peo VAR o Palmeiras tomou conta definitivamente do jogo e após inúmeras tentativas nas quais esbarrou na excelente performance do goleiro Martin Silva chegou ao gol da consolidação da classificação.

Gabriel Menino habilitou Marcos Rocha que avançou e cruzou, na medida, para a penetração de Rôny que, de carrinho, já selava a classificação palmeirense marcando o segundo gol.

Já com Zé Rafael e William em campo, o Palmeiras voltou a levar perigo contra o gol paraguaio, até que em jogada que começou atrás com Weverton, Scarpa recebeu e cruzou para a área encontrando Gabriel Menino que estabeleceu as cifras finais do espetáculo: Palmeiras 3 x 0 Libertad do Paraguai.

O melhor em campo escolhido pela Sul-Americana foi Rôni que, de fato, jogou demaaaaaaais!

Como deixar de enaltecer a estupenda atuação de Weverton?

Eu, porém, escolho como o melhor em campo Scarpa que até chover fez ontem na Allianz Arena.

Num jogo em que todos se esforçaram e deram tudo de si em campo, dois jogadores palmeirenses não jogaram tudo o que sabem e podem: Raphael Veiga,Veron e Marcos Rocha.

Embora tendo uma atuação razoável (no cômputo geral das ações) é dever que se diga que o experiente Rocha cumpriu -ontem- a sua pior atuação com a camisa do Palmeiras desde que foi contratado junto ao Atlético Mineiro.

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS X LIBERTAD, O JOGO É HOJE!

 

Palmeiras e Libertad do Paraguais decidem quem vai para as semifinais da Libertadores nesta terça-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

No 1º jogo em Assunção o time paraguaio esteve a pique de vencer, jogando melhor do que o Verdão e acertando com muito mais profundidade de jogo tendo acertado duas vezes as traves de Weverton.

O Palmeiras teve pouca bola, mas mita disposição em campo, cabendo repetir que o time atuou desfalcado de vários titulares, obtendo um empate daqueles a que atribuímos valor de vitória. 

O jogo do duelo inicial terminou empatado em 1 x 1 e como o Palmeiras marcou gol fora de casa, joga esta noite com a vantagem do empate sem gols para se classificar,

Se os números do empate do primeiro jogo se repetirem, a decisão irá para a loteria dos pênaltis, sendo que qualquer outro empate a partir dos dois gols dá a classificação aos paraguaios pelo critério do chamado gol fora de casa. 

Apenas à guisa de retrospectiva vale lembrar que Gustavo Gomes abriu o placar para o Verdão no primeiro tempo e Espinoza empatou na segunda etapa.  

A "boa nova" no Palmeiras é o retorno de Abel Ferreira ao banco palmeirense, o que, certamente, dará muito mais tranquilidade ao time, ele que houvera saído por ser portador do virus da Covid, estando, agora, completamente recuperado.

Por falar em Abel, ninguém sabe (é uma completa incógnita) o time que ele colocará em campo esta noite, mas a maioria está arriscando este time, embora com muitas dúvidas:

PALMEIRAS: 

Weverton, Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Gabriel Veron e Rony (Willian). (Este foi o time que treinou.)

QUAL, NA SUA AVALIAÇÃO, SERIA A FORMAÇÃO IDEAL PARA O PALMEIRAS COMEÇAR A DECISÃO? 

Informo a minha escalação ideal:

Weverton, Menino, Luan, Gomez e Vina. Danilo, Zé Rafael, Veiga e Scarpa. Rôny e Willian.

COMENTE COMENTE COMENTE

ONDE ASSISTIR AO JOGO:   

NA TV ABERTA, PELO SBT, PARA TODO O PAÍS.

NA TV FECHADA, PELA FOX.