Observatório Alviverde

11/01/2016

PALMEIRAS O ÚNICO CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES!


Resultado de imagem para palmeiras campeão dos campeões


Meus amigos

Estou em viagem à minha querida Pederneiras, de onde postarei a partir desta segunda-feira.

Hoje quero falar, novamente, sobre o time de juniores que está progredindo na medida exata, ao menos, de minhas expectativas.

O mais importante entre os garotos é que o time não tem se destacado por "meia-duzia de três ou quatro" peças individuais como em quase todas as temporadas pretéritas, mas, exclusivamente, pelo senso coletivo mostrado em campo até agora, aliado a muita raça e disposição. Isso muito me anima!

A vitória de ontem sobre o forte time do Flamengo de Guarulhos, adversário ferrenho e fatídico de copas recentes, credencia o Verdão a um grande resultado no segundo jogo contra o Sampaio Corrêa.

Aliás, Palmeiras x Sampaio é um jogo de caráter eliminatório, com a vantagem de não pegar outra vez o "Verdinho" de chofre ou de surpresa, como, em meu entendimento, transcorreu o primeiro jogo entre ambos, na fase classificatória.

Além do nervosismo natural da estreia esse desconhecimento completo do time do Sampaio foi um fator complicador para o Palmeiras naquele jogo. 

Premido pela cobrança da mídia em relação a nunca ter obtido uma Copa São Paulo (ela jamais menciona que o Palmeiras é o Campeão dos Campeões), o Verdinho, após sofrer muito no primeiro tempo e deixar o campo sob um preocupante 0x2, só se encontrou no 2º tempo, quando reagiu e obteve o empate e, por pouco, (muito pouco mesmo) não conseguiu a vitória sobre o time ribamar.

Muito longe de mim estar afirmando que o jogo contra os maranhenses será fácil ou, da mesma forma, tentar despertar na equipe palmeirense qualquer sentimento de superioridade em relação ao excelente time nordestino que chegou onde chegou não por simples coincidência ou mero acaso, mas por sua competência.

Não posso, porém, furtar-me de dizer que o Palmeiras, tecnicamente, individualmente e espiritualmente, principalmente porque joga em casa, tem time suficiente para derrotar o Sampaio e prosseguir na Copinha.

Eu só não citei fisicamente, por saber que o Sampaio tem um time mais alto e mais forte, embora esses fatores, tomados isoladamente, não signifiquem ou evidenciem qualquer favoritismo.

Parabéns aos garotos da base!

Estou feliz que, pela primeira vez, o Palmeiras não tenha destaques individuais, o que, certamente, explica a força coletiva da equipe!

Ao mesmo tempo em que promovo os merecidos elogios, faço uma advertência aos garotos nos seguintes termos:

1º A camisa mais forte proporciona moral, na maioria das vezes ajuda, mas não garante vitórias, classificação nem títulos. É preciso correr atrás!

2º Humildade e caldo de galinha nunca fizeram e nem fazem mal a ninguém. É preciso jogar o próximo jogo contra o Sampaio e todos os outros com muito empenho e espírito de luta, respeitando, sempre, o adversário.

3º Uma vitória sobre o time maranhense não significa que a Copa São Paulo esteja ganha, mas, simplesmente, a abertura do caminho para que a equipe parta para a conquista. Para chegar vai ser preciso lutar! Muito!

Para encerrar:

Já que a mídia não reconhece o Palmeiras como campeão da Copa São Paulo de Juniores, porque nunca menciona ou cita, sequer de passagem, que o Verdão é o Campeão dos Campeões?

Em 1985, convidado a competir com os até então 14 campeões da Copa (o torneio perderia a graça sem a participação alviverde), o Palmeiras, foi para a decisão, derrotou os bambis no Pacaembu por 1 x 0 impondo-lhes a morte súbita aos 6 minutos da prorrogação e tornou-se o Campeão.

Em razão disso, já que a mídia "gambambi" continua ignorando e desprezando a maior conquista do clube nas categorias de base, porque nós, palmeirenses, não criamos o hábito de (sempre que possível) afirmar que o Palmeiras é o Campeão dos Campeões da Copa São Paulo de juniores, a tão decantada Copinha?

COMENTE COMENTE COMENTE 
ATENÇÃO:
Caso a postagem não seja renovada nesta segunda-feira, peço a todos os amigos "habitués" deste espaço postem livremente abordando quaisquer assuntos interessantes e debatendo-os como de costume. Obrigado a todos: (AD)