Observatório Alviverde

12/03/2009

NOSSO ELENCO É SUFICIENTE ? OU PRECISAMOS DE REFORÇOS ?

Não gosto desse modernismo de se colocar times mistos em razão da disputa de duas ou mais competições.
Antigamente não havia nada disso. Os times-bases eram sempre mantidos e os aspectos negativos do excesso de jogos sempre foram mínimos.
Reparem que àquela época não se tinha tantos recursos na área da medicina e da fisiatria.
O Palmeiras entrava em campo e todos já sabiam, de cor, a escalação mas isso ocorria principalmente com o Santos, que, se dizia, treinava no avião.
Por convicção sempre fui contra a escalação de times mistos.
Até hoje o sistema vinha dando certo, embora não houvesse a sombra dos titulares sentados no banco, tirando a tranquilidade dos garotos.
Empatamos o jogo, mas estivemos perto de perder. O Ituano foi um time mais agudo, muito mais ofensivo do que o nosso, e criou sempre as melhores oportunidades.
Outro dia eu falava neste espaço sobre a necessidade de contratarmos tres jogadores para o complemento de elenco e para as alternativas táticas necessárias.
Fui duramente criticado por alguns que entendem que o nosso elenco já está completo.
Respeito muito as opiniões de todos mas entendo que hoje ficou comprovado que a minha tese está correta.
Basta que se recorde Armero, um canhoto categorizado, ágil e inteligente, atuando como um autêntico meia esquerda no primeiro tempo, quando jogamos muito melhor.
Já imaginaram um meia canhoto de qualidade e Pablo Armero encostando pelo lado esquerdo ?
Outro aspecto que confirma a minha tese foi a entrada de Keirrison em um jogo que não era para um jogador de suas características. Ele esteve sumido em campo com sobremarcação.
Os adversários, aos poucos, vão descobrindo a sua maneira de jogar. Com isso, os espaços de Keirrison vão sendo drasticamente reduzidos, como ocorreu ontem em Itu.
Como Keirrison não tem vocação para o jogo aéreo, vamos encontrar cada vez mais dificuldades para furar as defesas adversárias. Aí é que entra a necessidade de um atacante de mais físico para esse tipo de alternativa tática.
Como já disse, precisamos, também, da opção do jogo aéreo com a bola em movimento e não, exclusivamente, nas chamadas bolas paradas em faltas ou escanteios quando se adianta os zagueiros.
Não tem sido assim que os bambis, há tres anos consecutivos, são campeões brasileiros?
Tudo se resume aos cruzamentos de Jorge Vagner, que joga livre há tres anos e ninguém faz marcação pessoal sobre ele ? Nem Luxemburgo, o estrategista, viu isso, diga-se de passagem!
De qualquer forma, estamos líderes, a poucos pontos da consolidação da classificação e isso é o que interessa.
Opine
-------------------------------------------------------------------------------------------------
JOGAMOS MUITO MAL, MAS RODRIGO BRAGUETO METEU A MÃO NO PALMEIRAS!
A expulsão de Jumar foi injustíssima pois no primeiro lance em que recebeu cartão amarelo, houve excesso de rigor da arbitragem.
No segundo lance, sequer houve falta, quanto mais a justitifativa para a aplicação do cartão.
O jogo foi decidido aí, e Luxa, enfezado, não teve paciência para fazer entrar dois jogadores, mantendo Willian no jogo.
Quanto à expulsão de Jumar, até Godoy disse que foi injusta. Por isso, voces imaginam o quanto que o árbitro nos castigou.
E o penalti não marcado em cima do Armero, chutado por trás, no calcanhar, fica na conta de quem?
Concluindo:
BRAGUETO INFLUENCIOU, SIM, NO RESULTADO DO JOGO.
EU PERGUNTO:
A NOSSA DIRETORIA VAI RECLAMAR OU VAI BOTAR O GALHO PRA DENTRO ?
OPINE
-------------------------------------------------------------------------------------------------
SOBRE A IMPRENSA:
Vi o jogo pela Band que transmitiu "a muque" o jogo do Palmeiras. O jogo que eles desejavam colocar no ar era outro.
Fiquei impressionado com tanta burrice dos diretores da BAND. Transmitiam um jogo do Palmeiras e nos empurravam goela abaixo imagens de Ronaldo, o futuro comandante do ataque da Seleção Brasileira. Seleção de "Masters", é claro!
Foi uma baita falta de respeito para com a torcida do Palmeiras. O que essa gente acha da vida, hein? Que só existe corinthiano no mundo e que Ronaldo é deus ?
Enxerguem-se comandantes da Band, pois voces estão fazendo papel de burro!
Sobre a transmissão de Do Valle, tudo como o de costume. Uma torcida velada e às vezes, muito declarada pelo adversário do Palmeiras, com dois ou tres afagos ao Verdão absolutamente insinceros.
Luciano, hoje, salva-se pela qualidade de seu timbre vocal. Entre o fraquíssimo Cléber Machado, o narrador com voz de repórter e Odiney Ribeiro, o próprio repórter narrando, a opção por Do Valle é ruim, mas óbvia.
Acompanhei o jogo pela Band.
Neto, o impagável Neto, absolutamente incoerente, faz um elogio aqui e depois mete o pau, se esquecendo que elogiou. No intervalo, a propósito das alterações efetuadas por Luxa ele dizia em alto e bom tom: "- ESSA é as DUAS OPÇÕES!".
É preciso dizer mais ?
Outro dia eu comentava que Godoy não diz o que é, mas o que lhe convém. Hoje isso ficou provado quando o calcanhar do pé de apoio de Armero foi chutado por trás, dentro da área, exatamente na hora do arremate. PENALTI CLARÍSSIMO!
Com a maior desfaçatez, com a maior cara de pau, Godoy disse que havia sido uma "faltinha".
Percebendo o tamanho da bobagem proferida ele disse "- mas, faltinha, faltona o árbitro tem de marcar". Aí é que ele se perdeu de vez ao afirmar que não havendo disputa o futebol permite interpretar-se como uma jogada normal.
Mas não estava havendo uma disputa pela bola ? Ou eles estavam, apenas, jogando capoeira ?
Na verdade ele não esperava que a reprise fosse tão clara, tão cristalina.
Um "gênio" esse Godoy. Não foi à toa que o Palmeiras jamais ganhou um titulo com ele no apito.
Você que viu a Globo, o Premiere ou ouviu as emissoras de rádio (duvido que tenha havido uma que houvesse feito o comando no Palmeiras X Ituano) deixe os seus comentários sobre a atuação da mídia e dos profissionais.
OPINE