Observatório Alviverde

16/05/2011

NUNCA FOI TÃO FÁCIL GANHAR UM PAULISTÃO E, NO ENTANTO, NÃO GANHAMOS! NEM SANTOS NEM GAMBÁS TÊM TIMES SUPERIORES AO PALMEIRAS DE FELIPÃO!

 

A imaturidade e a incompetência administrativa de Pituca & Áulicos, levaram-nos a perder o título mais fácil de ser ganho em toda a história do Palmeiras.

Quem assistiu aos dois jogos entre os dois finalistas, se convenceu plenamente de que o Palmeiras tem um time bem superior ao Corinthians e, sob o aspecto coletivo também é melhor do que o campeão regional de 2011.

Mas de que adianta possuirmos um time melhor se não temos o principal, o básico, isto é, o necessário e imprescindível trabalho de bastidor?

Outra vez, como em dezenas de oportunidades, perdemos o título para nós mesmos, desta feita para a nossa inocência, e para a nossa contumaz incompetência!

Como a desgraça nunca vem só, mas sempre acompanhada, perdemos, também, de forma vexatória, para o modestíssimo Coritiba, a possibilidade de passarmos às semifinais da Copa do Brasil.

A impressão que ficou, no rescaldo desses desastres, foi a de que a diretoria não se importava em perder o Paulistão, pois anda focada, exclusivamente, na situação financeira preocupante por que passa o clube.

É necessário e louvável que haja tal preocupação, mas Tirone & Áulicos não tiveram a visão e a dimensão suficientes para avaliar que um título não tem preço.

Cá entre nós, só entre nós, exclusivamente entre nós, parece que a diretoria e muitos dirigentes parvos, superados, autênticos quinta-colunas, se não torceram contra, não acharam tão ruim que o time não tenha vencido o campeonato. Afinal, não teriam que correr atrás do dinheiro da premiação. Quem não sabe disso!

O corolário do que ousamos afirmar, está implícito na entrevista que o presidente concedeu ao Jornal da Tarde e que motivou a postagem de ontem deste OAV.

Para quem deprecia antieticamente, insistentemente, reiteradamente, desnecessáriamente, inutilmente a administração Belluzzo, o título significaria a consagração e glorificação do presidente anterior, a quem Pituca & Áulicos movem sistemática campanha de destruição de imagem, a mando e órdem, advinhem de quem?

A crítica do presidente, aparentemente infantil e inconsequente, dirigida ao temperamento de Scolari e a sua relação com o elenco, revelam um maquiavelismo capaz de fazer corar o maior cara-de-pau.

A maldade embutida na crítica, não tenha ninguém a menor dúvida, tinha a finalidade de irritar o temperamental gaúcho, induzindo-o a pedir demissão a fim fe que o clube se livre da pesada multa rescisória.

Scolari é temperamental, mas não é burro! Ele jamais vai pedir pra sair!

Ao que tudo indica, o presidente deve estar, apenas, esperando a hora apropriada de livrar-se, de desvencilhar-se de Scolari, malgrado o discurso laudatório paralelo, também conhecido como “morde e assopra”. Isso dá cada novela …

A abominável tática também foi dirigida a Valdívia, certamente pelo mesmo motivo que permeia a situação de Felipão, o altíssimo salário. O objetivo principal da crítica é, apenas, este, O resto é “conversa pra boi dormir”.

Quem quer advertir um subordinado o faz discretamente, pessoalmente, em particular, não através da mídia!

No caso do chileno acrescente-se, também, a necessidade próxima da integralização do valor correspondente aos seus direitos econômicos, ao banco que garantiu a transação.

O presidente está pressionado por uma situação tão difícil quanto uma sinuca-de-bico e não tem idéia de como contorná-la ou superá-la.

Se ficar com Valdívia vai ter de apertar o cinto e descapitalizar ainda mais o Palmeiras. Se não ficar, a torcida vai, certamente, se revoltar.

Mas como não ficar se Valdívia já veio, se tem contrato vigente com o clube, se a transação já foi paga, não restando alternativa ao Palmeiras senão a de saldar o empréstimo bancário tomado para a compra dos direitos econômicos do jogador?

Como a dívida não é com clube, mas com um banco, o Palmeiras terá de se virar e pagar, porque não há como devolver a “mercadoria”.

Mas… Mas… Mas, será que já não existe algum clube na parada fazendo o repasse do dinheiro ou parte dele ao Palmeiras para ficar com o andino-venezuelano?

Pergunto isso porque foram devastadoras as críticas de Tirone a Valdívia tachando-o de mau profissional, de atleta que não se cuida, que vive no departamento médico, que gosta da noite e acusando-o, enfim, de adotar comportamento incompatível com o de um profissional do futebol. 

Ninguém, em sã consciência, deprecia o próprio patrimônio e aquela comparação e proposição da troca de Valdívia por Dagoberto, foi, muito mais que infame, um verdadeiro tiro no pé.

A conclusão a que chego no que tange a Valdívia, é a de que o presidente tenta imputar-lhe a culpa e a responsabilidade pela perda do Paulistão visando a queimar-lhe a imagem junto às arquibancadas e à “Leal”.

A razão disso é, também, a de procurar um motivo forte para a dispensa do chileno. Tirone quer livrar-se do pagamento de um salário mensal altíssimo, e facilitar uma rescisão contratual e, ao mesmo tempo,  desmoralizar outra vez a administração Belluzzo.

Na verdade, não sei se todos perceberam, Pituca & Áulicos querem depreciar todos os que percebem altos salários. Sobrou, também, em parte, para Lincoln e, até, para Kléber.

Quando afirma que Lincoln vive no departamento médico, ele, outra vez, atinge Belluzzo e, concomitantemente, prepara, quem sabe, alguma ação litigiosa de dispensa desse jogador, para procrastinar o pagamento do milhão (de Euros) que o clube ainda lhe deve.

Ao afirmar que o Santos quis Kléber por empréstimo e que ele, Pituca, não aceitou, mostra que o salário de Kléber também o incomoda e é fator de tormento e inquietação para a atual diretoria.

Ontem, após o jogo em Santos, alguns repórteres noticiaram que Kléber, na realidade, foi oferecido ao Santos F.C. Entrevistado, o presidente santista limitou-se a dizer, secamente, que Kléber não interessava.

É conveniente que fiquemos atentos a tudo o que o declarar o presidente do Palmeiras a partir desta data, haja vista que ele revelou-se um grande boquirroto e isso pode ser danoso aos interesses do Palmeiras

Ainda que tudo o que dissemos (duvido muito) possa não corresponder à realidade, ele mostrou algumas facetas absolutamente condenáveis e nocivas a um administrador: vaidade, impulsividade, imaturidade, desequilíbrio, inconsequência e absoluta falta de discrição!

Apesar da conduta varzeana, do despreparo de Tirone nos episódios relatados, este blog não se associa à campanha denominada “Fora Tirone” ou  a qualquer outra do gênero.

Reservamo-nos, apenas, por enquanto, ao direito líquido e certo de novas críticas se o presidente cometer novos deslises, reincidência de erros ou qualquer mau-proceder.

Entendemos que o ser humano é dinâmico, inteligente, capaz de reconhecer os próprios erros e de se reciclar.

Tirone foi humilde ao perceber a besteira que perpetrou e reconheceu o exagero de suas declarações ao publicar uma carta de esclarecimento através do site oficial.

Completamente apolítico, este OAV vai acreditar na recuperação de nosso neófito presidente (Foram só três meses de mandato) que ainda tem muito a aprender, mas vai manter-se vigilante.

NOTA FINAL:

JOGADORES EM CONTATO OU NEGOCIAÇÃO COM O PALMEIRAS:

Paulo Henrique, lateral direito do Paraná Clube (em negociação)

Diego Renan, lateral esquerdo do Cruzeiro (negociações bem adiantadas)

Andrezinho meia e volante do Inter (novos contatos a partir desta 2ª Feira)

Adilson, centro-avante do XV de Piracicaba (negociação avançada)

Grafite, centro avante, no futebol alemão (contatos continuam)

e

HENRIQUE, quarto zagueiro campeão paulista pelo Verdão, velho sonho de nossa torcida:

Situação                                                                           EMPRÉSTIMO PRATICAMENTE FECHADO JUNTO AO BARCELONA! FALTA, APENAS, UMA CARTA DE GARANTIA DE EMPRÉSTIMO QUE SERÁ PROVIDENCIADA AINDA ESTA SEMANA!

Você é a favor que se dê um novo crédito ao presidente Tirone?

COMENTE COMENTE COMENTE