Observatório Alviverde

13/08/2018

CONTINUO CONTRA UM TIME DIFERENTE PARA CADA COMPETIÇÃO DA QUAL O PALMEIRAS PARTICIPE!


Ainda que o Palmeiras tenha vencido o Vasco com um mistão, continuo discordando da filosofia e do procedimento de quem quer a escalação de um time para cada torneio do qual o Palmeiras participe. 

De minha parte, creiam, não é questão de teimosia, mas, simplesmente, de filosofia! 

Semana passada fui advertido por um médico mais do que amigo, um irmão, que me disse considerar o futebol de hoje de uma exigência física muito mais acentuada do que há alguns anos e que muitos atletas não aguentam o repuxo. 

Alguns deles correm mais de 10 quilômetros/jogo e outros, poucos, porém mais bem dotados fisicamente, 12 quilômetros, sendo que ninguém, hoje em dia, corre menos do que 5 quilômetros/jogo.

Da mesma maneira, enfrentam grupos cada vez mais fortes, mais bem preparados fisicamente, e, por conseguinte, de uma exigência cada vez maior.

Em razão disso tudo e de muito mais, haveria (teoricamente) a necessidade de dar-se aos jogadores um espaço maior para a recuperação, com um intervalo de tempo também maior entre os jogos.

De minha parte penso assim: se houvesse necessidade de um espaço maior para descanso de elenco, as competições teriam de ter um maior espaçamento, não apenas no Brasil.

E, no entanto, oficialmente isso não existe! Não ocorre em lugar algum do planeta bola. 

O que se verifica, mesmo, é um aumento do número de jogos e de torneios e do número de jogos de cada clube, a cada ano que passa.

Apesar disso, sou convicto de que "fora de um time estruturado ( retocado apenas e tão somente quando se fizer necessário), não há salvação".

Esse negócio de um time para o Brasileiro, outro para a Copa do Brasil e outro ainda para a Libertadores é de uma indigência de raciocínio inadmissível e incomensurável.

O futebol por princípio é "association", traduza-se coletivo ou, se quiserem, associativo, e requer um "team", isto é, um time, um grupo, e, enfim, uma equipe, um elenco... 

Requer, acima de tudo, o entrosamento desse grupo pois, para  dar certo e funcionar, exige força coletiva...

Não descarto, repito, substituições pontuais por necessidades físicas ou técnicas, mas creio, firmemente, que qualquer time que almeje a títulos terá de ter uma base sempre constante e sólida.

Isso, garanto-lhes, o Palmeiras ainda não tem! Creio, porém. que com o tempo, sob Felipão, com certeza virá a ter

Por tudo o que foi dito, apesar da abundância de bons jogadores no elenco palmeirense, sou frontalmente contra a escalação de times alternativos para as diferentes competições que o Palmeiras disputa. 

Lembrem-se, todos, hoje e sempre que, em toda a história do Palmeiras nunca, jamais e em tempo algum essas medidas levaram o Verdão a qualquer título!

COMENTE COMENTE COMENTE  
PS - Só retornarei a BH daqui a duas semanas. O blog continuará sendo renovado de forma improvisada até nosso retorno. Espero que todos compreendam e me perdoem (AD)