Observatório Alviverde

03/03/2016

PALMEIRAS X ROSARIO CENTRAL


Comente antes, durante e após o jogo, até que seja publicada a postagem final!


Image result for palmeiras x rosario central
 33.000 INGRESSOS VENDIDOS


Espero que o Palmeiras entre em campo com empenho, espírito de luta e, principalmente, com profissionalismo.

O time argentino é de boa qualidade, mas pelo que pude depreender de suas últimas apresentações é inferior técnica e individualmente ao Verdão.

Ainda mais se -como vem afirmando a imprensa argentina-, o time atuar desfalcado de quatro titulares.  

Além do atacante Marcelo Larrondo, destaque dos Canallas, com quatro gols em cinco jogos neste ano, não viajaram a São Paulo o lateral esquerdo Cristian Villagra, o zagueiro Alejandro Donatti e o meio-campista W. Montoya, todos considerados titulares pela imprensa argentina.

O time do Palmeiras que começa o jogo:  Prass, Lucas, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto. Thiago Santos, Jean, Robinho, Dudu e Gabriel Jesus. Cristaldo.

Pontos vulneráveis do Palmeiras, as duas laterais, principalmente a lateral esquerda se ZR não guardar posição e insistir em apoiar o tempo todo. Será preciso um consistente trabalho de cobertura se o Palmeiras quiser jogar com os laterais.

A entrada de Thiago Martins em face da contusão inesperada de Róger Carvalho me preocupa não apenas pela inexperiência do zagueiro, mas em função do jogo aéreo. 

Ele mede um metro e oitenta e cinco, sendo um zagueiro de estatura apenas mediana para os padrões atuais. Torço para que tenha boa colocação e tenha uma boa impulsão. 

Eu, particularmente, preferia a escalação de Nathan, muito mais rodado e maduro, mas passa-me pela cabeça que ele não está sendo escalado para que o técnico não passe um recibo público que errou por não aproveitar Nathan.  
A entrada de um centroavante de características diferentes deixa o Palmeiras, sem o nove alto e trombador (Barrios, contundido e Alecsandro, no banco, não jogam), perde a sua força na jogada aérea.

Em compensação ganha mais velocidade, maleabilidade no jogo de envolvência pelo chão e como Cristaldo se mexe muito, pode confundir a defesa adversária e permitir a apresentação dos meias.  Em suma, foi melhor para o Palmeiras. 

Mas por que não se testou antes essa tática e colocou em prática esse modo de jogar, conforme este blog e a torcida tanto pediram?

COMENTE COMENTE COMENTE



PALMEIRAS X ROSÁRIO CENTRAL. SÓ A VITÓRIA INTERESSA!


 Image result for vitoria do palmeiras
O Palmeiras é o Brasil esta noite na Libertadores!
=====================================

O empate sem gols -ontem- entre River Plate e Nacional, o jogo uruguaio do Grupo 2 da Libertadores, só ajuda o Palmeiras se o Palmeiras se ajudar e derrotar o Rosário, esta noite, no Allianz Park. 

Rigorosamente, nem o empate serve ao Verdão, ainda que o resultado - régua passada e conta fechada-, iguale todos os contendores do G2 que, ao menos até agora, é  o mais parelho e o mais equilibrado entre os oito grupos da competição. 

A desvantagem de o Palmeiras empatar, ainda que a igualdade mantenha o equilíbrio numérico do grupo, é que o alviverde, na sequência da competição, enfrentará o Nacional do Uruguai também no Allianz sob enorme pressão, premido e comprimido pela irrevogável obrigação de vencer.

Por isso, nem quero pensar na perspectiva de uma derrota para o Rosário, que representaria outra catástrofe de inimagináveis proporções na vida do Verdão! 

Um desastre desse calibre permitiria que um concorrente direto à vaga, o Rosário, teoricamente o mais forte deles, disparasse à frente da tabela,  empurrando o Palmeiras para a lanterna.

Nessa fatal, improvável porém possível e assustadora hipótese (bastaria um 0 x 1) o Verdão, fatalmente, terá de decidir a classificação e a vida fora de casa, contra o Rosário na Argentina e o Nacional no Uruguai.

Como se tudo não bastasse os números que o River uruguaio obteve até agora não permitem que se descarte essa equipe , uma espécie de zebra que corre por fora, da luta por uma das vagas. O River, na última rodada, enfrentará o Palmeiras em São Paulo.

O cenário (do jogo e do grupo), objetivamente, é esse. 

Embora não haja motivo para pessimismo -só para otimismo-, há que se dizer porém que, em relação ao jogo desta noite contra o Rosário, todo o cuidado é pouco!

Antes de Palmeiras x Rosário (33 mil ingressos vendidos) situação do grupo 2 está assim:

River.........2 jogos, 2 empates, 2 pontos, 2 gols pró, 2 contra, saldo 0
Nacional.... 2 jogos, 2 empates, 2 pontos, 1 gol pró, 1 contra, saldo 0
Palmeiras...1 jogo,  1 empate, 1 ponto, 2 gols pró, 2 contra, saldo 0
Rosario.......1 jogo, 1 empate, 1 ponto, 1 gol pró, 1 contra, saldo 0

Os 21 jogadores do Palmeiras concentrados para o jogo:
Goleiros: Prass e Vagner
Zagueiros: Róger, Vitor Hugo, Nathan e Tiago Martins
Laterais: Lucas, Zé Roberto e Egídio.
Volantes: Thiago Santos, Jean, Arouca e Matheus Sales.
Meias: Robinho e Allione
Atacantes: Dudu, Gabriel Jesus, Alecsandro, Cristaldo, Eric e Rafael Marques.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Time mais provável:
Prass, Lucas, Róger, Vitor Hugo e Zé Roberto.
Thiago Santos, Jean, Dudu, Robinho e Gabriel Jesus
Alecsandro. 

Está faltando alguém nessa relação?

Está certo Marcelo Oliveira em manter a formação que considera titular?

Quais as chances desse time que, sob muita pressão, vai a campo enfrentar o melhor time argentino do momento?

COMENTE COMENTE COMENTE