Observatório Alviverde

22/01/2013

CONTINUISMO OU MUDANÇA? PAULO NOBRE É O 35º PRESIDENTE DO PALMEIRAS!


 

Paulo Nobre talvez seja o presidente mais novo da história do Palmeiras.

Ele chega ao mais alto cargo do clube após derrotar o concorrente Décio Perin por 153 a 106 votos.

Foi uma eleição tranquila e a expressiva diferença de 47 votos não dá margem a reclamações ou contestações.

Uma pergunta, porém, fica no ar...

Ao receber o apoiamento do grupo de Mustafá, Nobre vira uma grande incógnita político-presidencial.

Pergunta-se:

Seu mandato será apenas uma  extensão do escritório de Contoursi e ele, muito jovem, um mero títere?

Ou o compromisso político com o grupo de Mustafá restringiu-se a aspectos meramente eleitorais?

Duvido muito que o maquiavélico dirigente concederia apoios gratúitos a quem quer que fosse e, creio, mesmo, que Nobre cumprirá o seu mandato, lamentavelmente, à sombra de Contoursi.

O sinal mais revelador dessa perspectiva foi o depoimento do novo presidente na coletiva, quando ele  afirmou, categoricamente, que "com certeza absoluta vai ser um biênio de recessão. O Palmeiras atravessa problemas financeiros. Precisamos cortar custos, mas avaliar bem o que tem ser cortado"

Em seguida minimizou: "Não podemos esquecer que o nosso carro-chefe é o futebol, que não será relegado a segundo plano. O maior patrimônio do Palmeiras é a torcida e vamos montar um time competitivo .

Outro indício de que haverá parcimônia nos investimentos: Nobre foi muito reticente ao ser perguntado a respeito de Riquelme, não mostrando nenhum entusiasmo a respeito da aquisição do argentino deixando a mídia sem resposta ao responder a questão de forma protocolar.

Ao afirmar furtivamente, evasivamente, preventivamente, estratégicamente que vai "estudar" a situação, entendo que Paulo dá a pista e deixa claro e explícito que a política de gastar muito está descartada e que Riquelme dificimente virá.

De minha parte, concordo, posto que há anos reivindico uma política de promoção a partir da base, em moldes aproximados àquele do Santos F.C., mas de uma forma ainda mais profissional.

Isso não implicaria em deixar-se de contratar quatro ou cinco jogadores experientes, talentosos, de notória categoria, a fim de proporcionar uma coluna de sustentação ao time e aos jovens valores.

Isto, porém, dentro de uma política coerente, sequente, ininterrupta, inamovível que fosse adotada de maneira definitiva como um objetivo, mesmo que a torcida protestasse ou tentasse criar caso.

Infelizmente a impaciência e a precipitação são as características marcantes da incoerente torcida paulistana do Palmeiras.

São torcedores que vivem reivindicando o aproveitamento dos jovens da base, mas quando os garotos são promovidos vaiam e rejeitam os jogadores ao primeiro erro cometido.

Precisamos de dirigentes que se imponham e peitem, principalmente, as organizadas que, hoje, são verdadeiros partidos políticos inseridos na estrutura dos clubes.  O Palmeiras não é diferente!

Estava assistindo ao Sportv, programa "Bem-Amigos" em função da presença de Gilson Kleina e uma declaração do técnico palmeirense ao saber da eleição de PN chamou-me bastante a atenção.

Ao ser perguntado a respeito de Riquelme, Kleina o elogiou mas deixou no ar um certo desagrado e ceticismo em relação à contratação do argentino, repetindo, com outras palavras, aquilo que viria a dizer Nobre, minutos depois, na coletiva.

Para encerrar, queri deixar claro que não gostei da declaração de Nobre, segundo a qual ele "não seria o salvador da pátria", posto que essa declaração soa em meus ouvidos como falta de autoconfiança.

Na atual conjuntura o Palmeiras, sim, necessita de alguém que assuma esse papel.

Porém gostei muito da declaração do presidente eleito da separação das receitas do futebol e do clube social, da mesma forma que gostei que PN tenha dado ênfase à meta de "que vai profissionalizar setores-chave do clube, a começar pelo futebol"

Disse, também, que haverá um diretor remunerado para tratar do futebol que, no organograma, terá o seu trabalho supervisionado por um vice-presidente de futebol.

Ao ser perguntado sobre o retorno de Brunoro, afirmou que pode ser qualquer profissional que tenha conhecimentos e competência, mas fez questão de afirmar que " Brunoro é um amigo, profissional gabaritado, com ampla experiência no mercado e que teve uma atuação muito importante no clube nos anos 90. Inclusive, eu mostrei a ele o meu plano de governo.

Tudo leva a crer que, realmente, Brunoro, palmeirense, deva assumir o cargo.

VOCÊ GOSTOU DA ELEIÇÃO DE PAULO NOBRE?

AO RECEBER APOIO DE MUSTAFÁ VOCÊ ACREDITA QUE ELE TERÁ CONDIÇÕES DE ADMINISTRAR  SEM TOMAR BENÇÃO AO TURCO?

AO DIZER QUE ESTE VAI SER UM BIÊNIO RECESSIVO PN ESTARIA ADIANTANDO QUE NÃO VAI INVESTIR ALTO NO FUTEBOL PROFISSIONAL?

O QUE VOCÊ ESPERA DO NOVO PRESIDENTE PALMEIRENSE?

COMENTE COMENTE COMENTE 


HOJE TEM PALMEIRAS E SANTOS NAS SEMIFINAIS DA COPINHA!

NUNCA TIVEMOS TIME TÃO BOM, TÃO EQUILIBRADO E TÃO AMADURECIDO NA COMPETIÇÃO.

TECNICAMENTE, PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITOS ANOS, TEMOS UM TIME MELHOR E UMA CAMPANHA SUPERIOR AO SANTOS NA COMPETIÇÃO.

PRA CIMA DELES, VERDÃO!

HORÁRIO DO JOGO: 21 H.

TRANSMITEM: REDE VIDA, ESPN BRASIL e Sportv.