Observatório Alviverde

01/08/2014

A IMPROVÁVEL VOLTA DE CX-10!





Não se discute a necessidade premente de um armador categorizado para fins de ajuste do atual time do Palmeiras.

Não um jogador comum, mas alguém diferenciado, que "chegue chegando" e resolva, definitivamente, os problemas de ligação entre os atuais compartimentos estanques -defesa, meio campo e ataque- que compõem a nossa equipe.

Sem, ao menos, um jogador assim, o futuro palmeirense no segundo semestre (que hoje principia) é incerto, duvidoso e arriscado, colocando, definitivamente, o time sob o risco real de rebaixamento!

Por mais que tenhamos uma defesa boa, segura ou jogadores agudos no ataque (ainda não é o nosso caso), sem o elo que una os três setores não conseguiremos transformar um amontoado de jogadores (este, sim, o nosso caso) em um time de futebol.

Valdívia poderia encarnar -com sobra- esse jogador, com ampla capacidade de transformar o time, mas a atual situação desse atleta (?) em relação ao clube parece indicar a necessidade premente da substituição, da busca por outro valor.

É óbvio que eu adoraria uma metamorfose total na relação Palmeiras/Valdívia e que o chileno, com ampla motivação, pudesse dar a volta por cima e tomar conta de nosso meio de campo.

Entretanto, na relação entre clube e jogador, devido à maneira estranha com que essa crise Palmeiras e Valdivia vem sendo conduzida, começo a desconfiar que Valdívia não volta mais a vestir a camisa do Verdão! 

Não é nada oficioso ou oficial, mas simples constatação deste bloguista, em face de tudo o que está acontecendo o que parece se confirmar plenamente em razão do repentino interesse do Palmeiras por um jogador que exerce a mesma função, Cleiton Xavier.

A situação é agravada pelo fato de o Palmeiras ter buscado ajuda junto a um empresário famoso, no qual não confio, pois o considero capaz, até, de realizar negócios em detrimento do Verdão ainda que manipulando a nossa própria mercadoria,

Sou convicto de que, a esta altura, estamos correndo enormes riscos de ficar sem o chileno, e, pior ainda, perdendo-o para clubes de São Paulo ou do Brasil.

Nobre, agora, fala em repatriar o eficiente Cleiton, velho conhecido da galera alviverde, embora em negociação que prevê, apenas, um simples empréstimo por seis meses, usando como argumento mais forte a situação política reinante na Ucrânia, onde o jogador está lotado, a fim de sensibilizar os dirigentes do Methalist, detentor dos direitos de CX-10.

Cleiton, segundo se constata, noves fora a boa reputação no futebol ucraniano, desfruta, atualmente, de ótima forma, vem atuando e produzindo muito bem, fato comprovado pela renovação recente de seu contrato com o Methalist, até 2017.

Porém, a aquisição definitiva de Cleiton, está, completamente, fora de cogitações, haja vista que CX-10, como ele é conhecido, tem a liberação estipulada em 6 milhões de Euros, ou, quase, 20 milhões de reais.

Cleiton é outra prova real de que as sucessivas direções do Palmeiras têm se revezado em lances de total insuficiência administrativa, miopia, falta de cálculo, e, principalmente, em mediocridade, pois é só o time conseguir um bom jogador para qualquer posição que eles, -irresponsavelmente- imediatamente, o negociam.  

Como sonhar é livre, eu sonho com a chegada de Cleiton, grande enfiador de bola, ótimo chutador, exímio cobrador de faltas e, principalmente, um motorzinho em mobilidade!

Numa comparação com Valdivia, o chileno levaria a melhor nos critérios do drible, da elegância em campo, da habilidade e da classe com a bola, mas perderia (longe) para Kleiton se os aspectos a ser considerados fossem aqueles que dizem respeito à mobilidade, chegada, arremate a gol, rapidez e tudo o que envolva questões de ordem física.

Já na segunda parte de meu sonho impossível, eu adoraria ver Valdívia e Cleiton Xavier atuando juntos, no mesmo time do Palmeiras ainda nesta temporada! 

Com eles,(os dois em campo) com os gringos e com os jovens de nossa base não ia ter pra ninguém!

Afirmar que Valdívia e Cleiton não podem jogar juntos, seria repetir o que diziam em 1970, que Tostão, Pelé e Rivelino não dariam certo jogando no mesmo time.

Como dizia João Saldanha, "quanto mais craques em campo, independentemente da posição que ocuparem, melhor será o time"!
 ....................

VOCÊ GOSTARIA DE VER CX-10 NOVAMENTE VESTINDO A CAMISA DO VERDÃO?

E, SE, APARADAS AS ARESTAS, PUDÉSSEMOS TER EM CAMPO A UM SÓ TEMPO VALDÍVIA E CLEITON?

COMENTE COMENTE COMENTE

A VERDADE É QUE OS PALMEIRENSES QUEREM UM MEIA CATEGORIZADO E EFICIENTE, AINDA QUE SEJA VALDÍVIA!



 

Leio, na Internet, que Valdívia, relaxado e descompromissado profissionalmente com quem quer que seja, encontra-se nos Estados Unidos, na Disneylandia, com a família, em pleno gozo de férias fora de época!

Da mesma forma, tomo conhecimento de que nem as constantes ligações do Palmeiras o chileno tem atendido, no sentido de encaminhar para resolver, definitivamente a situação dele em relação ao clube. 

Ressalto, porém, que escrevo isto, sem saber se existe alguma razão específica ou um motivo maior que esteja interferindo no relacionamento ou algum negócio em vista, que esteja levando Valdívia a agir da forma aparentemente irresponsável como -dizem- ele vem agindo!

Na realidade, entre todas as possíveis verdades e mentiras dessa intrincada negociação, nós, torcedores, ao menos até agora, só temos conhecimento das verdades do clube, não as do jogador.

Diante dos fatos que se observa, a pergunta a ser formulada deveria ser esta: 

"o que estaria movendo Valdívia a proceder da forma absurda como -dizem- ele vem procedendo?"

Porém, nessa mixórdia de informações, entendamos que, além do Palmeiras e de Valdívia, há outras personagens envolvidas que, certamente, estão interferindo no processo, como o investidor, o pai de Valdívia, e, principalmente, o empresário!

Diante desse quadro que não é de um só autor, mas vai sendo pintado a cinco ou mais mãos, lembremo-nos, antes de tudo, que o empresário responsável pela negociação de Valdívia com os árabes, escolhido em comum acordo por todas as partes não inspira total confiança a nós palmeirenses.

Quem desconhece que ele tem parcerias muito mais fortes com outros clubes brasileiros, adversários nossos, aos quais serve caninamente, mas que, deles, também, regiamente, se serve há largos e longos anos.

Para mim não será nenhuma surpresa se o empresário em questão estiver forçando uma nova situação para negociar o chileno, não com os árabes, mas  com um clube brasileiro  de sua preferência entre aqueles que mais lhe convêm!


Ele sabe (quem não sabe) que com o apoio da torcida, com o respaldo da mídia, com o respeito dos árbitros e dos tribunais (Valdívia nunca teve isso e nem terá no Palmeiras) o chileno, um dos melhores do mundo em suas posição e função, poderá, também, atingir o auge de suas capacidade e influência dentro de campo, ainda que na casa de seus 30 anos.

Tudo isso, porém, são teorias que somente o tempo nos dirá se vão se cumprir ou não, se vão acontecer ou não. 

Em todo o caso não seria nada demais se a diretoria do Palmeiras colocasse, por prevenção, as próprias barbas de molho!

Só inocentes acreditam em empresários!

RESUMO DA ÓPERA

A VERDADE É QUE OS PALMEIRENSES QUEREM UM MEIA CATEGORIZADO E EFICIENTE, AINDA QUE SEJA VALDÍVIA! 

Um craque de capacidade e talento que tire o time da mesmice e do marasmo e o ajude a transitar pelo caminho das vitórias neste brasileirão! 

Mas se for outro jogador que vier, para mim, não fará nenhuma diferença se, em campo, ele, assim como o chileno, também fizer a diferença!
..............................
PARA VOCÊ QUE NOS LÊ, VALDÍVIA, DE FATO, ESTÁ FAZENDO CORPO MOLE E MOSTRANDO-SE  UM PROFISSIONAL IRRESPONSÁVEL?

OU TUDO VEM OCORRENDO PORQUE SÓ SABEMOS AS VERDADES DO PALMEIRAS, DESCONHECENDO, AQUELAS, DO CHILENO E, PRINCIPALMENTE, DO GANHADOR DE DINHEIRO QUE O PALMEIRAS COLOCOU À FRENTE DAS NEGOCIAÇÕES?

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV
Comecei a assistir ao Palmeiras x Fiorentina pela Band matriz com o irritante Téo José. Como caiu o nível de relato da Band!

Sem narrar ou identificar um único atleta para o telespectador, Téo ficou apresentando fichas de jogadores (tarefa exclusiva de repórter) até quase os 4 minutos. Como suportar semelhante amadorismo?

Como é que podem colocar um locutor de tendência radiofônica, fraco, óbvio, vocabulário pra lá de restrito, repetitivo, de voz absolutamente comum e excessivamente tenoril para o lugar do melhor entre todos os narradores da história da TV brasileira, Luciano do Vale recentemente falecido? 

Coisas inexplicáveis como a promoção de Téo à titularidade, mais a extinção do comentarista-jornalista, são o retrato fiel da decadência da Globo e da Band. 

Os filhos respectivos de Roberto Marinho e de João Saad, estão, anos-luz, distante da capacidade administrativa, do "feeling" e da sensibilidade de seus pais.

Como o próprio Téo anunciou (para mim ele é como Kleber Machado. Só ouço se não tiver opção), a Band  Sports também fazia o jogo. Foi um grande favor que ele me fez e o agradeço por isso! 

Nem bem ele terminou de anunciar a transmissão da Band Sports, para lá me dirigi. 

Ao sintonizar o canal fechado da Band, pude ouvir o narrador, um tal Cacá, acompanhado por um repórter a quem ele chamava de T.K. e Denilson, ex-jogador, pois nem o canal fechado da Band está livre da praga dos ex-atletas. Na Band aberta comentavam Pedrinho e Edmundo!

Seria esse Cacá (a voz era parecida) um ex-narrador da Rádio Cultura de Santos que transitou pela Rádio Gazeta, muito bom radiofonicamente, por sinal? Pareceu-me que sim, mas fiquei em dúvida!

O cara ia indo muito bem, acima da média, até que começou a comentar o jogo com o Denilson. 

E tanto comentou e tanto falou e falou,  desprezando a narração do jogo, que liquidou um trabalho que, em princípio, esteve excelente!

Será que não existe nenhum diretor de TV que conheça da matéria e faça os caras se limitarem a narrar, e, apenas en-passant comentar sobre o que acontece dentro de campo?

O trabalho que se afigurava como excelente tornou-se ridículo, à beira da mediocridade, em função da vaidade do narrador. 

Ele tem boa voz e sabe narrar, mas insiste em sair de suas verdadeiras atribuições para comentar o jogo, talvez para mostrar-se atualizado, para exibir sabedoria ou, quem sabe, para não forçar as cordas vocais e a garganta.

Denilson, entusiasmado, não conseguia se conter, passando a imagem de que ele (fraquinho, fraquinho) pretendia ser a vedete da transmissão.

Narrador de TV tem de aprender que as opiniões que emite, na maioria das vezes estão fora do contexto, não interessam e nem são tão relevantes quanto a identificação simples de quem está com a bola e de quem participa das jogadas.  

É apenas isso o que o telespectador quer saber, com uma ou outra informação complementar.

Fosse um outro time que não o Palmeiras, o narrador Cacá teria agido da mesma forma, comentando  tempo todo e abandonando a narração? Os diretores de TV admitiriam?  Duvido! 

Aqui em BH, há quase meio século, os narradores agem da mesma forma quando são escalados e obrigados a narrar os jogos do América FC, ressalvados "meia dúzia de três ou quatro". 

Ocorre o mesmo, já reparei, em São Paulo, quando os profissionais são escalados para relatar os jogos do Palmeiras, tido pela maioria midiática como um time decadente, demodê e do segundo escalão do futebol de São Paulo e do Brasil

Exclusivamente, narrar, deixando os comentários para o comentarista, esta, sem qualquer dúvida, é (ao menos deveria ser) a verdadeira função de um narrador de televisão.

Entretanto, a maioria não se contenta com esse papel informativo e transita, a bel prazer, indevidamente, pela seara dos comentaristas. 

Narrar o jogo e identificar quem está com a bola deveria ser a função precípua do narrador, mas, infelizmente, não é, ao menos nos jogos do Palmeiras. 

O resto é, apenas, perfumaria e vaidade de quem se acha e se coloca acima do espetáculo que transmite (AD)