Observatório Alviverde

29/07/2019

DÁ PARA ENTENDER?


Por paradoxal que possa parecer, o milionário elenco do Palmeiras está carente de reforços. 

Para quem desconhece o significado de paradoxal, trata-se de uma situação aparentemente lógica e resolvida, mas que em seu bojo está repleta de contradições.

À primeira vista quem analisa o elenco palmeirense considera-o quase perfeito tem a impressão de que é completo, sem falhas e que não existe a necessidade de contratar nenhum jogador.

Mas quando se enfoca o elenco com espírito crítico, nem é preciso ser um grande entendido ou doutor em bola, para perceber que o grupo, grande embora, não tem o necessário balanceamento... Está repleto de furos, de falhas, com excesso de jogadores em algumas posições e carência absurda em outras. 

Em minha avaliação o Palmeiras, minimamente, tem necessidade de contratar três novos atletas, a fim de se aparelhar em várias posições carentes. Eu contrataria, além de Vitor Hugo, mais um zagueiro, um meio-campista cerebral e um centroavante de respeito.

Se o clube vai contratá-los não sei e tudo leva a crer que não. 

Em todo o caso a simples constatação dessas verdades desmonta a maldosa farsa criada calculadamente pela mídia, segundo a qual o Palmeiras tem o melhor elenco do Brasil e que não tem necessidade de contratar mais nenhum jogador. 

O fato inegável e irrefutável é que o Palmeiras, independentemente dos que acabaram de chegar,  -vou repetir- precisa de mais três atletas para dar um "upgrade" final no elenco visando, ainda, esta temporada, porém com jogadores acima da média brasileira e que possam fazer a diferença. 

Como dizia meu saudoso amigo e narrador esportivo Willy Gonser, um dos melhores da história do rádio brasileiro em todos os tempos, "de bonzinhos o inferno está cheio"!

Infelizmente o diretor de futebol parece que perdeu a referência, a noção de tudo e promoveu um autêntico circo dos horrores na hora das contratações.

Trouxe, por exemplo Carlos Eduardo e Felipe Pires para o lugar de Keno ambos inferiores ao antigo titular. 

Aliás, Felipe Pires desfilou toda a sua incapacidade técnica estreando sofrivelmente ontem no Fortaleza contra o Curica.  Deu-me pena do lado tricolor de Fortaleza.

Em relação a Carlos Eduardo, eu que o conheço de seu tempo de Goiás, até tenho esperanças de que ele ainda possa ser útil. É um dos jogadores mais velozes do futebol brasileiro, com excelente poder de arremate,  que está precisando readquirir confiança e ser aproveitado dentro do que sabe fazer, não apenas do que deseja o monático Felipão.

Mas que nenhum dos dois sequer amarra as "bicancas" de Keno, disto eu não tenho a menor dúvida!

Aí Matos foi à China buscar Ricardo Goulart  que chegou baleado do futebol chinês sem ritmo de jogo e sem o mais mínimo preparo físico. Como é que pôde acontecer algo assim em um clube da magnitude, grandeza e importância da SE Palmeiras?

Este mês ele foi buscar Ramires também na China e o cara além de fora de ritmo, está inteiramente fora de forma e precisando de muito tempo para se reciclar e se recuperar plenamente.

Não satisfeito, Matos aceitou a oferta do time chinês detentor dos direitos sobre Henrique Dourado para que o Palmeiras o aceite, ainda em fase de recuperação de uma fratura na tíbia, que não joga há vários meses e que também está, completamente, fora de ritmo. 


Não será preciso, justifica Matos, nem que o Palmeiras pague os salários do atleta, mas há uma pergunta a ser feita: 

Será que Henrique Dourado terá condições de recuperar-se e entrar no time em pouco tempo? Ou ele só vai recuperar-se daqui até o fim do ano?

Ou ele veio apenas para usufruir do conforto, da competência e da capacidade do departamento médico do Verdão?

Gosto da contratação de Dourado, mas desconfio dela, partindo do princípio de que "quando a esmola é demais o santo desconfia!

De todas as contratações a única que me agrada plenamente é a de Vitor Hugo embora o estabelecimento de um vínculo de 5 anos com esse jogador seja, no mínimo, um exagero! 

Eu não quero nem abordar o tema referente aos jogadores das categorias de base que, inexplicavelmente, nunca são aproveitados.  Só acontece no Palmeiras!

Infelizmente o clube continua a velha e desgastada política de não prestigiar a base, preferindo   pagar salários exorbitantes a jogadores obscuros do que promover os seus atletas da base. 

É o fim da picada!

COMENTE COMENTE COMENTE