Observatório Alviverde

12/03/2019

PALMEIRAS X MELGAR; VOCÊ PREFERE BORJA OU DEYVERSON ESTA NOITE NO COMANDO DO ATAQUE DO VERDÃO?



Em jogo marcado para as 19h15 (de Brasília) desta terça-feira,  o Palmeiras encara o peruano Melgar no Allianz Parque pela segunda rodada da Copa Libertadores. 

É o primeiro jogo do Verdão dentro de casa e uma vitória simples o coloca bem perto da classificação para a próxima fase do maior torneio continental de futebol.

Luiz Felipe Scolari já sabia da importância dessa vitória ao colocar um time alternativo no confronto de domingo passado contra o Mirassol.

O lado negativo (mal menor) foi que o time alternativo não deu conta do recado e, totalmente desentrosado, acabou apenas empatando com o time mirassolense reduzido a dez homens durante boa parte do confronto devido a uma expulsão. 

O lado positivo (alvíssaras!) é que o time principal está descansado e capacitado a  cumprir técnica e fisicamente uma grande performance diante dos peruanos. 

Taticamente, não sei e nem me arrisco a dizer porquanto existe uma grande incógnita quanto a formulação tática que Felipão colocará em prática esta noite,  se trancando (hipótese mais provável) ou soltando mais o time (hipótese remota).

Tudo leva a crer que o Palmeiras, a exemplo do que ocorreu em Barranquilla, saia para o jogo a fim de tentar a feitura do gol e, a partir daí, caso atinja o objetivo colimado (é bem provável que ocorra) recue as suas linhas e jogue em contra-ataques.

Em termos de escalação Felipão, outra vez, faz mistérios sobre a onzena que colocará em campo. 

Muitos da mídia o censuram por isto, mas entendo que ele está certo, que age profissionalmente e que por sua imprevisibilidade, prega muitas peças nos desavisados concorrentes. 

Embora todos os palmeirenses já saibam, por questões de dedução e de lógica, que o time esta noite terá como base aqueles que não jogaram em Mirassol, a maioria dos escolhidos estará entre aqueles que foram poupados para o jogo em Mirassol, com pequenas exceções. 

Eu, particularmente, arrisco uma exceção, mas, exclusivamente por mero e fortuito palpite: creio que Deyverson comece no lugar de Borja.

Aliás, contra o Mirassol, Scolari, por questões de necessidade, precisou usar dois titulares: Gustavo Gomez e Miguel Borja.Isso, porém, não significa que os dois estejam fora do jogo contra o Melgar. 

Há que se dizer que Gomez, na qualidade de o melhor zagueiro do elenco na atualidade será o titular absoluto hoje à noite.

Da mesma forma, a tendência da escalação de Borja é muito maior do que a de Deyverson, repito, mero e fortuito palpite deste escriba.

O Palmeiras terá muitas opções de banco para o jogo desta noite e uma delas é o atacante Arthur Cabral, devidamente inscrito para a Libertadores.  Matheus Fernandes, Guerra e Hyoran também podem sentar-se no banco que terá, novamente, a ausência do zagueiro Luan, lesionado. 

Questionado pela mídia acerca da possibilidade de o Palmeiras ter sido atrapalhado pela ansiedade ao obter um empate com gosto de derrota para o Mirassol, Felipão não concordou. 

Respondeu que o time não foi tão ansioso como dizem, mas que, efetivamente, cometeu vários erros. 

E foi além afirmando que esperava poder corrigir os erros até o jogo de hoje, porque a Libertadores é uma competição diferente na qual, dentro de casa, o time não pode, sequer, pensar em empatar, quanto mais em perder. 

Disse que todos os atletas estão trabalhando com vontade e que não há o que cobrar deles em relação à aplicação e responsabilidade nos dias de trabalho, mas apenas corrigir-lhes os erros. 

E encerrou afirmando que "o time tem de se empenhar ao máximo para obter o resultado que nos interessa". É o não uma expressa confissão de que o Palmeiras não vai dar espetáculo, mas, simplesmente, jogar pelo resultado?

Um aspecto exterior bonito e gostoso desta terça-feira, 12 de março, é que o Palmeiras estreia seu novo uniforme, cujo "lay-out" servirá de mote à campanha do time rumo ao título da Liberta/19.

A nova camisa foi inspirada naquela usada pelo goleiro Marcos  quando o Palmeiras derrotou nos pênaltis o Deportivo Cali da Colômbia e conquistou o título da da edição de 1999 da Copa Libertadores. 

Aliás, vejam a coincidência numérica do ano da Libertadores conquistada pelo Verdão 1999 e o ano em que vivemos, 2019. Será que ficará em simples coincidência?

SOBRE O ADVERSÁRIO

O Melgar é um clube muito jovem que completará quatro (4) anos de existência no dia 25 deste mês de março de 2019.
 
Para chegar à fase de grupos desta Copa Libertadores, eliminou Universidad de Chile e o Caracas na etapa de classificação. 

Seu primeiro jogo na atual Libertadores foi em casa, onde recebeu o San Lorenzo da Argentina e empatou 0 x 0, em resultado excelente para o Palmeiras pois eliminou a perspectiva de o Verdão ser alcançado por um desses times, caso houvesse um vencedor no confronto.

No campeonato peruano o Melgar tem apenas três pontos em três jogos e  o time ocupa o penúltimo lugar do torneio nacional de seu país.

A título de curiosidade, informamos que o Melgar vai ceder o volante Alexis Arias e o lateral Carlos Caceda à Seleção do Peru nos amistosos que o time andino cumprirá contra o Paraguai e El Salvador.
FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
PALMEIRAS X MELGAR
Data: 3ª Feira, 12/03/2019, às 19H,15m.
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP

Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (PAR) e Roberto Cañete (PAR)

PALMEIRAS: 
Weverton; Marcos Rocha; Antônio Carlos, Gustavo Gomez e Victor Luis; 
Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; 
Gustavo Scarpa, Dudu e Borja (Deyverson)
Técnico: Felipão

MELGAR: Melgar; Caceda; Carmona, Narvaez, Villalba e Neyra; 
Arias, Sanchez, Arakaki e Romero; 
Vidales e Cuesta
Técnico: Jorge Pautasso

VOCÊ PREFERE BORJA OU DEYVERSON ESTA NOITE NO COMANDO DO ATAQUE DO VERDÃO?