Observatório Alviverde

22/01/2016

TV PALMEIRAS, O LUGAR CERTO PARA A TRANSMISSÃO DOS JOGOS DO VERDÃO!

 Resultado de imagem para tv palmeiras

Muito tranquila a vitória dos suplentes do Palmeiras ontem em Montevidéu sobre o River Plate uruguaio por 4 x 0.

Foi um treino de luxo com o sabor, o valor, a motivação e a importância de um jogo internacional.

Só não foi mais importante do que a transmissão do evento pela TV Palmeiras para São Paulo, para o Brasil e o Mundo, ao vivo e em cores.

Por problemas pessoais não pude acompanhar a transmissão e nem checar a qualidade da imagem, mas tomei conhecimento de que foi um sucesso sob todos os aspectos e vista por milhões de palmeirenses...

Ouso afirmar, foi uma espécie de "avant-premier" que pode estar prenunciando o futuro do clube em suas relações com os veículos de comunicação de massa, mormente a TV.

Se dependesse de mim o Palmeiras, de há muito, já teria rompido c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e  as suas relações com a Rede Globo de Televisão.

Digo isto porque a referida rede cada dia e cada vez mais se esmera e aperfeiçoa em detratar, depreciar, desprezar e desmerecer o Verdão, ao mesmo tempo em que realça e destaca o seu maior rival e adversário, o Cu-rintia.

Os torcedores palmeirenses de há muito estão fartos com tanta desconsideração perpetrada por essa imunda rede televisiva, obstinada por promover o Curica, como se essa agremiação se constituísse no único clube importante do futebol brasileiro.

A Globo - quem não percebe?- faz uso de todos os recursos (até os subliminares), não só para enaltecer o abominável concorrente mas certamente para tentar justificar a injustificável quota de direitos de arena que lhe destina, a maior, aliás, paga a qualquer clube brasileiro.

Ontem, por exemplo, no jornal das 13 horas, quando a Globo abordava a "proibição da proibição" de passageiros e taxistas paulistanos falarem sobre política e futebol (medida insana, irreal e digna do "português da anedota"), a primeira coisa que a repórter perguntou ao "motorista" entrevistado foi para que time ele torcia.

Quando ela ainda endereçava a pergunta eu já sabia a resposta. Antecipei à minha mãe que o motorista responderia que torcia para o "curica". Não deu outra! 

Mas quem não percebeu (só idiotas mesmo) que a resposta fora ensaiada, adredemente preparada e que a reportagem também tinha a finalidade de promover o time marginal. 

Apesar de tudo o que se sabe e se diz em relação à madrasta relação Globo-Palmeiras, quero adiantar que não tenho subsídios suficientes para ao menos sugerir ao presidente Nobre que rompa o contrato com a Globo. 

Aliás, romper mesmo só se for em bloco, em conjunto com outros clubes.  Sozinho é suicídio!

E digo isso em que pesem a minha ira, tanto e quanto a fenomenal defasagem da quota paga pela Vênus ao Palmeiras em relação ao desmoralizado Fla, ao decadente Bambi (cuja torcida é acentuadamente menor que a do Verdão) e ao esvaziado e semi-falido Curica.

Forçoso é reconhecer que há uma série enorme de aspectos a ser considerados antes que seja tomada qualquer medida de força desse jaez e importância, cujas consequências só podem ser mensuradas e avaliadas pela própria diretoria do Palmeiras.

Esta semana Paulo Nobre fez uma colocação interessante (assaz importante) sobre o tema e, em meu entendimento, é algo a ser estudado, ponderado, analisado e considerado antes de qualquer atitude ou decisão. 

Ao falar sobre o "target", isto é, sobre o alvo do Palmeiras e à influência da televisão como meio de alcançá-lo, Nobre afirmou não saber mensurar se o objetivo seria mais facilmente obtido através da TV aberta, da semi-fechada ou da fechada, o caríssimo pay-per-view.

É algo importante a ser estudado, verificado e devidamente checado pelo departamento de marketing do Verdão.

Em minha opinião, à primeira vista e até prova em contrário, a exibição dos jogos do Palmeiras em TV aberta parece-me sempre melhor e mais bem indicada, embora haja quem considere e garanta que qualquer time que apareça demais na telinha corre o risco de se esvaziar e saturar o torcedor, provocando-lhe rejeições.

Por outro lado o sumiço completo de qualquer clube da TV aberta (tem ocorrido sistematicamente com o Palmeiras) o esconde do grande público e é um elemento inibidor do crescimento do prestígio e, principalmente, do aumento da torcida.

As exibições dos jogos do Palmeiras em TV semiaberta, em canais tipo Sportv seriam bem-vindas pois têm o perfil em que mais se enquadra e com o qual mais se identifica a torcida do Verdão, sabidamente a de maior QI e, comprovadamente, de um poder aquisitivo superior a todas as demais.  

Não fosse o tratamento desigual, injusto, cruel e desprezível que (especificamente) o Palmeiras recebe da maior parte dos profissionais do Sportv, eu diria que a transmissão dos principais jogos do Verdão nesse canal seria, sem qualquer dúvida, uma grande alternativa. 

E você, palmeirense, o que acha, o que pensa?

O Palmeiras tem de romper com a Globo?

Teria de tomar essa atitude isoladamente ou apenas em grupo?

A TV Palmeiras pode ser a solução para o futuro?

COMENTE COMENTE COMENTE 
 --------------------------------------------------------------------------------

PS: Quem quiser abordar outro assunto, sinta-se à vontade!