Observatório Alviverde

05/09/2013

PRECISA-SE DE CRAQUES!


 
 Não sei porquê, assomou-me, repentinamente, um pensamento.

Vocês se lembram de quando Ronaldinho deixou o Flamengo?

Na calada da note, sem que ninguém esperasse, o gaúcho arribou.
 
Patrícia Amorim - que seja lembrada somente como nadadora -  ficou perplexa.

Da perplexidade à ira, decorreu um átimo!

Foi à mídia e falou cobras, lagartos e batráquios contra o Palmeiras, denunciado uma trama para aliciar o atleta.

A mídia, principalmente a paulistana, sem checar os fatos, deu vazão à denúncia, repercutiu-a, e fez do fato um cavalo de batalha, quem não se lembra?

A revolta da incompetente presidente urubu - ela também deveria ser chamada de presidenta - gerou um incômodo descomunal junto a alguns profissionais da mídia e os instou a agir porque urgia impedir que o Palmeiras contratasse um craque.

Sem hesitar, esses indivíduos ocuparam todos os espaços midiáticos possíveis e imagináveis e, açodadamente, precipitadamente, irresponsavelmente, injustamente, condenaram o Palmeiras, acusando-o, frontalmente, de aliciamento de jogadores, ainda que não dispusessem de nenhuma prova consistente.

Jornalistas de linha de ação facciosa, tipo Rizek e outros, chegaram a pedir uma severa punição ao Palmeiras e ao presidente Tirone, tachando-o de aético e desrespeitoso. 

Certamente ligaram para o Tribunal pedindo punição ao clube por comportamento temerário e ausência de ética! Logo eles!

A verdade de tudo, tempo decorrido, é que parte ponderável da mídia não suporta o fato de o Palmeiras ter craques e tudo faz no sentido de evitar que eles cheguem ao Parque Antártica.

Quando o Palmeiras, eventualmente, tenta adquirir um jogador do naipe de Ronaldinho - Tirone tem o mérito de haver sido o primeiro a tentar - é combatido, ferozmente, pela parte bandida da mídia, aquela desavergonhada e desprovida de ética, que trabalha aberta e descaradamente por seus clubes de coração.

É assim que eles agem:

Em um primeiro momento, desaconselham a contratação. Se não obtêm êxito, aumentam o tom de voz e alegam que o investimento está acima das possibilidades do clube, embora nada tenham a ver com isso pois o dinheiro e a responsabilidade são, exclusivamente, do Palmeiras. 

Se as negociações, apesar disso, continuam, começam a colocar os sócios e a torcida contra,  falando de dívidas, de salários atrasados - qual clube não os atrasa? - ,em "custo-benefício,  criticam o investimento e alegam que o clube tem outras prioridades.

Se por todas essas vias não conseguem demover o clube de trazer o craque pretendido, começam o trabalho de desconstrução e desmoralização da imagem.  

Quem é craque e vai jogar no Palmeiras, sempre retroage à condição de, apenas, um bom jogador. Se não for possível fazê-lo, inventam alguma ou abrem uma campanha para desmoralizá-lo. 

Esquecendo-se sempre do que eles próprios disseram antes da contratação, não hesitam em afirmar que o atleta pretendido pelo Palmeiras não é um craque, mas, apenas e simplesmente, um bom jogador. 

Não é isso que fazem com Valdívia, um dos melhores jogadores em atividade, hoje, no futebol brasileiro?

A propósito do chileno, a maior responsável por todos os problemas físicos do "Mago" é essa parte bandida da mídia, a mesma que demonizou o jogador e inventou expressões como "caicai", ator, dissimulador e outras para que as arbitragens não intervenham e continue a pancadaria que rola, livre, solta e incontível sobre o atleta.

Na história recente do futebol brasileiro, nenhum jogador apanhou tanto quanto Valdívia, nem Neymar! E, no entanto, os idiotas manchados et caterva, influenciados pela mídia inimiga, em vez de enxergarem a situação pelo viés da realidade partem, covardemente, para agredir a vítima, cujo delitos são, exclusivamente, ser craque e jogar no Verdão

No evento Ronaldinho a presidenta - elas se merecem - flamenguista foi grosseira, deseducada e faltou com o respeito ao Palmeiras e a Tirone, que, confirmando a sua condição de banana, sequer a processou e deixou o caso sem resposta, pusilanimemente!

No auge das críticas, uma nova crise foi plantada no elenco palmeirense. Os salários dos jogadores estavam atrasados e o simples anúncio da chegada de Ronaldinho provocou, à época, o descontentamento e a a revolta de muitos jogadores. Foi uma crise que durou vários dias, até que fosse revelada a verdade factual: o Atlético Mineiro houvera contratado o jogador.

A partir daí, como que num passe de mágica, tudo mudou! A politiqueira Patrícia se calou para sempre a respeito do tema, e a mídia ruminou uma ou outra crítica mais eufemística e branda ao Galo Mineiro, desconversou e não tocou mais no assunto.

Mas, é necessário que se diga, que, a partir daí, em momento algum, o problema foi tratado como aliciamento ou maucaratismo dos mineiros, como a mídia afirmara, até então, em relação ao Palmeiras.

Aliás, com diz um velho adágio, "o gato, do que usa cuida"! Patrícia, propositadamente, se fez de boba, dissimulou e esqueceu-se da tentativa de aliciamento de Kléber Judas, o agitador, ocorrida alguns meses antes! Patrícia e a mídia, naturalmente!

Consumada a saída de Ronaldinho por obra, graça e ação do time de Belo Horizonte, a presidenta urubu não voltou mais à mídia para manifestar a sua "indignação". 

Colocou o galho dentro - como se diz em Minas - e não falou nunca em processar o presidente Kalil e nem p Atlético Mineiro, fosse no STJD, na CBF, na FIFA ou na justiça comum, como fizera com Tirone e com o Palmeiras.

A mídia, convenientemente, calou-se, e a paz e a harmonia voltaram a reinar no futebol brasileiro!

Tudo isso foi dito para que se realce e reafirme a necessidade, premente, de o Palmeiras  ter craques.

O Palmeiras está longe deles, dos craques, pelo cuidado que tem tido parte da mídia em atrapalhar e prejudicar os raríssimos negócios que surgem - até os que envolvem veteranos - e a irritante impaciência de nossa torcida em relação às contratações.

Para se chegar aos craques, só há três caminhos a percorrer e desconheço outros: 1) Compra-los. 2) investir em revelações 3) Fazer em casa, nas divisões de base. 

Se houver algum outro método, por favor, me ensinem! Quero aprender!

A compra de craques é inviável ao Palmeiras e a todos os clubes do futebol brasileiro pois envolve investimentos financeiros além do Real e da realidade econômica brasileira.

O investimento em revelações seria a segunda alternativa, mas a incapacidade dos dirigentes - em outras vezes o mercenarismo, a ganância e o PF, isto é, a graninha por fora - os fazem focar nos jogadores errados ou, exclusivamente, naqueles de suas respectivas conveniências comerciais.

Some-se a isso o desconhecimento, a intolerância, a impaciência e a arrogância de 90% da torcida paulistana do Palmeiras.

Esses são grandes empecilhos para que a alternativa do bom e barato, isto é,  da compra de revelações dos times menos importantes seja adotada, posto que o torcedor, de um modo geral, principalmente o palmeirense, só gosta e se contenta com jogadores de nome e marketing, as chamadas estrelas,  quando se trata de reforçar o seu time.

Esses mesmos fatores aplicam-se à terceira e ultima vertente de formação de craques, as categorias de base. 

O desprezo de nossos dirigentes e de parte ponderável de nossa torcida em relação à base é antigo, recorrente! A mídia, indiretamente, estimula a medida, na medida em que reprova quase todos os jogadores da base que o Palmeiras tenta promover

 Entre todos os grandes do Brasil, o Palmeiras é o clube que, tradicionalmente, menos aproveitou jogadores de suas categorias de formação, embora tenha revelado muitos Elias e Brunos Césares para reforçar, de graça, os seus maiores adversários.

Como se tudo o que foi posto não bastasse, o trabalho desconstrutivo, contumaz, de parte ponderável da imprensa, ajuda a queimar as novas contratações e promoções dos garotos, desanima os dirigentes e inviabiliza-lhes a gestão, haja vista que, a maioria deles, é movida a aplausos!

Nossas sequentes diretorias fingem que não percebem que há um tratamento diferenciado da mídia, sem a menor isonomia, aos novos jogadores promovidos ou contratados pelo Palmeiras em relação aos demais grandes. 

Entra ano, sai ano é tudo igual, pois as providências visando a corrigir o problema, não são tomadas. Nunca!

Para a maior parte da mídia, qualquer garoto das bases do Santos tem status de craque e potencial para ser um novo Pelé, sendo que essa hipervalorização também ocorre quando se trata de garotos da base SPFC.

No  Curintia todo mundo é craque, e, pelo que diz como se fosse um dogma, quase que unanimemente, a mídia, no Curintia só tem craque! Se não tiver a imprensa os faz!

Romarinho é craque! Ralf é craque! Douglas é craque! 

Dentinho era craque, Willian era craque, e, até Lulinha, o garoto prodígio! HAHAHAHAHAHA

É muito para a minha cabeça. 

Vejam que todos eles são craques, mas, se vierem a vestir a camisa do Palmeiras, perdem o rótulo instantaneamente, como que em um passe de mágica!

Ah, antes que eu esqueça, estou cometendo uma injustiça com a mídia e faço questão de destacá-la.

Verdade seja posta, ela ainda não disse que Zizao é um craque!

Mas que é melhor do que Valdívia, ainda que seja em off, tenho certeza que já disseram.

Falta, apenas, agora, dizer no ar!

O PALMEIRAS PRECISA, URGENTEMENTE,  COMEÇAR A GARIMPAR NOVOS CRAQUES!

É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE