Observatório Alviverde

09/04/2010

DIEGO SOUZA CONTROVERTIDO OU CONTROVERSO?

Aparentemente sinônimas, há uma tênue diferença no significado das palavras, controvertido e controverso, segundo o dicionarista Silveira Bueno.

Controvertido, ele define como discutido, posto em dúvida.

Controverso também quer dizer posto em dúvida, mas pode significar impugnado, contestado.
******
Afinal, vamos falar sobre o controvertido ou sobre o controverso Diego Souza?
******
Eu diria, sem medo de errar, que Diego se enquadra em ambas as definições.

Diego é controvertido na medida em que é discutido e posto em dúvida quanto a sua capacidade e utilidade, pela torcida palmeirense.

Mas, também, é controverso porque, de há muito, vem sendo impugnado, contestado pela maior parte da torcida, por alguns companheiros e pela própria diretoria.
******
Na verdade, já começou a vigorar a contagem regressiva no Palmeiras e muitos parecem contar os dias, na expectativa de que, tão logo termine a Copa, Diego venha a ser negociado com o futebol europeu.

Por enquanto, Diego continua na berlinda e é motivo para acaloradas discussões entre seus admiradores e seus detratores.
******
Assim, alguns, querem Diego no time por tudo o que ele fez de positivo até hoje, traduzido por suas grandes arrancadas, desconsertantes dribles, pelos seus muitos gols, belíssimos, decisivos e por algumas atuações espetaculares com a camisa verde.

Outros, o querem longe do time, por tudo o que Diego apresenta de negativo, tipificado pela irregularidade, indolência, falta de empenho, de explosão física e em determinados jogos por ostentar um posicionamento incompatível que o faz esconder-se do jogo.
******
Alguns o têm como um craque, ao nível de Valdívia ou, até, muito mais completo, porque além de jogar muito, marcar mais, ser mais forte fisicamente do que o chileno, é um artilheiro.

Outros, porém, discordam e o vêm, apenas, como um jogador de muita força física, que, de vez em quando, "por abortos da natureza", transpõe a linha limitrofe entre o jogador comum e o diferenciado.
******
Alguns crêem que ele faz falta, porque sem ele a equipe perde a única referência de arremate.

Outros, entendem que não, e afirmam que a presença dele inibe os companheiros e os induz a se transformarem em meros servidores e abastecedores de Diego.

Assim, todos abdicam dos chutes de finalização e transferem, exclusivamente, toda a responsabilidade dos arremates a Diego, limitando as já reduzidas opções ofensivas do Palmeiras.
******
Muitos garantem que está ruim com ele, mas que seria muito pior sem ele.

Muitos têm certeza de que está ruim com ele e que será muito pior se Diego continuar no time.
******
Acusam-no, tantos, até o goleiro Marcos, de ser muito irregular, de não manter uma média de produtividade à altura de seu potencial, capacidade e qualidade.

Afirmam outros que Diego joga sozinho, que não tem um centro-avante competente e nem alas para tabelar.

Que os volantes são péssimos passadores e que as bolas que chegam a Diego são sempre forçadas e quadradas.

Que quando Cleiton Xavier não entra em campo ele joga sozinho.
******
Acusam-no, vários, de levar uma vida pessoal incompatível com a de um profissional de futebol.

Defendem-no, também vários, ressaltando que ele é família, recém casado e que curte a filha e a esposa no recôndito de seu lar sem grandes envolvimentos com o mundanismo.
******
Fotos que rolam via Internet exibem-lhe uma proeminente e indisfarçável barrriguinha quando a camisa se levanta do calção.
******
Quando Seraphin Del Grande fala que o time não tem saída de bola, e que joga como sempre jogou nos tempos de Luxa e de Muricy, será que estaria se referindo a Diego?

Por que, de uma hora para a outra, a diretoria começa a admitir a saída de Diego que, até há bem pouco tempo era um jogador de alta confiança dela e da parceira, considerado intocável?
******
Seria por que Diego é carregador de bola e não procura o jogo à base do toque de primeira?

Seria em decorrência do seu exagerado individualismo e do fato de prender, excessivamente, a bola?

Seria por que é fominha, egocêntrico no jogo e tenta driblar toda a vez que tem a bola? Por que quer fazer tudo sozinho?

Seria por que é um jogador que procura primeiro aparecer individualmente, para só depois se preocupar com o time?

Seria por que é um centralizador de jogo e o time só ataca se ele "carimbar" a bola?
******
Que outras virtudes e defeitos teria Diego, além das ressaltadas por este comentário?
******
Afinal, ele é controvertido, ou, controverso?

Não seria um exagero debitar-se, exclusivamente, na conta de nosso principal jogador a responsabilidade decorrente dos maus resultados, das más campanhas e dos desastres de 2009?

Voce quer Diego no Palmeiras ou longe do Palmeiras?

Deixe o seu comentário.