Observatório Alviverde

18/10/2014

O PALMEIRAS NÃO PODE CONTINUAR REFÉM DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO!




A TV Globo, outrora o paradigma inconteste da televisão brasileira, de seu tempo de domínio e fastígio aos dias de hoje, só conseguiu, mesmo, transpor para a modernidade o que sempre teve de pior, a estupidez e a arrogância, corporificada pela nova geração de diretores apedêutas que dela se apossaram, completamente despreparados.

O advento da Internet, que reduziu significativamente a importância das tvs, serviu para, mais do que mostrar, provar que o povo só assistia à Globo em razão das imposições de ordem técnica (mais fácil de sintonizar do que as outras) e pela óbvia ausência de opções de programação. 

Igual a água, a Rede Globo se amolda a qualquer frasco capaz de contê-la e aos seus interesses, sem se preocupar, nunca, com coerência, equidade, dignidade, linha de conduta e moral, justamente aquilo que, hipocritamente, apregoam pelo ar os seus comunicadores.

Historicamente, todos os canais que se aventuraram a desafiar a Globo em audiência, não conseguiram atingir os seus objetivos, pelo empirismo e desconhecimento do ramo daqueles que os dirigem! 

Em vez de criar alternativas próprias, de uma forma equivocada e ironica, copiam, na cara dura, a nauseante programação global. 

A Rede Record, de imenso potencial financeiro e de infinitas possibilidades de faturamento, é o exemplo mais recente, ou, em linguagem mais técnica, a última edição dessa idiotice!

Até hoje, apenas a extinta TV Tupi, de saudosa memória, foi páreo para Globo. Por muito incomodar, acabou fechada, em face do imenso prestígio global decorrente da convivência espúria dessa rede com os governantes de antanho, os militares, então os donatários do poder, que lhes proporcionaram prestígio, espaço, importância e, sobretudo o imprescindível $$$$$$$$.

Foi assim que a Globo conseguiu demolir o império de Assis Chateaubriand (ele já houvera morrido) e livrar-se de seu mais incômodo competidor, antagonista e rival, que eu prefiro chamar de prego no sapato e de inimigo. 

Fosse a Tupi, exclusivamente, mais um concorrente, sou convicto de que teria sobrevivido e o império de Chateau, estaria em pé, até hoje.

Detalhe: Digam o que disserem contra Lula, (aqui não há nenhuma conotação eleitoral, votem em que quiserem) mas, ele, depois de Brizola, os dois, e, respectivos grupos políticos, constituem-se nos únicos brasileiros que conseguiram fazer a globo se humilhar e se retratar, reduzindo, muitíssimo, a arrogância global, infinita...

Há alguns meses a Globo publicou em seus jornais que "a sua linha editorial ao tempo da ditadura foi equivocada".

Essa confissão recente, de caráter retroativo, principalmente, retratativo, repetida, à exaustão, centenas, de vezes, por muitos dias em horários e programas nobilíssimos, em rede nacional, É, ao menos para nós, cultores de valores espirituais, "impagável"!

Resta saber quanto foi que Lula investiu de nosso dinheiro a fim de obter a tal "reparação", se é que, como dizem todas as línguas, as boas e as más, de fato, investiu. 

O que se constatou, claramente, a partir dessa excrescência, é que a Globo alterou, diametralmente, a sua linha de conduta, para o bem e para o mal e transitou, num átimo, da mais escancarada "tucanagem" para a mais perfeita "petezagem".

Aspectos, entre outros, gravíssimos, como a revelação de que Aécio era o segundo colocado nas pesquisas apenas no dia da eleição, atestam que muita coisa mudou em relação a essa abominável rede em sua relação com o mundo exterior! Ele sempre foi o segundo, e, às vezes, o primeiro, em muitas cidades e circunstâncias, mas isso, simplesmente, foi omitido!

Como este é um blog esportivo, quero deixar claro que a atuação da Globo na implosão do Clube dos 13 e a valoração exagerada dos clubes de massa, em detrimento de outros, sem os quais o futebol não existiria com a força e a pujança que o caracteriza no Brasil, foi criminosa.

A perda repentina do razoável senso de justiça que fazia parte dessa rede, com a decorrente ausência de isonomia no relacionamento com os clubes, simplesmente, desnuda a alma e os verdadeiros propósitos dos cérebros incompetentes que passaram a dirigir essa decadente organização.

A não ser que alguém esteja financiando ou a Globo cobrando por sua atitude de culpa e retratação, o que, nessa hipótese, tornar-se-ia mais do que grave, gravíssimo, trágico! E, no entanto, pode ser! Quem colocaria as mãos no fogo por essa rede televisiva?

A espanholização do futebol brasileiro, tese de meu ex-companheiro de redação, o santista Odir Cunha,  segue o seu curso com força e velocidade, em direção ao que a Globo concebe e define como "maior audiência", mas que, na realidade não passa de uma retificação de caminho rumo ao caos.

Amanhã, como sói sempre acontecer em jogos do Verdão, não teremos em TV aberta Palmeiras x Santos, um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. 

A Globo dará preferência a Inter X Curintia (também um grande jogo, embora menor que Palmeiras x Santos). 

Mas, estupidamente, transmitirá, para a maior parte do território brasileiro um desenxabido embate de duas equipes que fogem do rebaixamento, Atlético Pr x Fla. 

A transmissão, absurda desse jogo em tv aberta, ainda que, exclusivamente para o Rio e para praças norte-nordestinas, de predominância,(teórica) flamenguista, é o absurdo dos absurdos.

Eu, na qualidade de palmeirense, sinto-me violentado pela burrice e pela arrogância global, tanto e quanto se sentem os clubes de todos os estados, preteridos, há tempos fora da TV aberta. 

Até a enorme torcida do Vasco, em alguns lugares do nordeste bem maior que do Flamengo, também se sente assim.

Os clubes prejudicados têm de se unir, partir para uma reação forte e, se necessário, promover até uma cizânia no futebol usando outra rede de TV de dimensão nacional, pois, a recente preferência global pelos times de massa, certamente exigida e imposta eleitoreiramente por Lula et caterva, está criando um imenso abismo no que respeita à condição econômica dos clubes.

O PALMEIRAS NÃO PODE CONTINUAR REFÉM DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO!


COMENTE COMENTE COMENTE!