Observatório Alviverde

08/05/2019

PALMEIRAS 1 X 0 SÃO LORENZO: VERDÃO CUMPRE A MELHOR CAMPANHA DA PRIMEIRA FASE DA LIBERTADORES/19!


 PRIMEIRO TEMPO: (escrito no intervalo do jogo)

O primeiro tempo do Palmeiras esta noite contra o San Lorenzo, explica bem o porquê deste velho escriba detestar o chamado rodízio de jogadores.

Que saudade do tempo em que o Palmeiras entrava em campo com Leão, Eurico, Luiz Pereira, Alfredo e Zeca. Dudu e Ademir. Edu, Leivinha, César e Ney.

Qualquer garoto sabia de cor a formação palmeirense...

E não venham com essa de que o futebol de hoje é mais corrido, tem mais marcação ou coisa assim, porquanto nessa época quem marcava mais forte os adversários era sempre o Palmeiras.

DETALHE:  O time tinha um repertório de ataque em que fazia os gols necessários à vitória, na maioria das vezes por 1 x 0.

Era um time muito bem treinado por Osvaldo Brandão e tão entrosado que, se dizia, poderia jogar vendado e ainda assim não perderia o entrosamento.

O Palmeiras de Felipão, completo, seria um time com capacidade suficiente para derrotar esse San Lorenzo desfalcado (joga sem quatro titulares) pois tem categoria suficiente para tal.

Agora, com um time desentrosado, mexido em quase todas as posições do meio de campo para a frente e sem a menor agressividade ofensiva em razão da escalação de Borja, tudo fica muito mais difícil.

Felipe Melo, novamente, é o melhor em campo, mas do meio de campo para a frente só escapou mesmo Dudu que jogou apenas razoavelmente.

Moisés não esteve bem, tanto e quanto Zé Rafael,  muito aquém do que, efetivamente, podem render.

Borja e  Raphael Veiga estiveram nulos em campo. O Palmeiras jogou com nove e se continuar assim será muito difícil obter a vitória consagradora. (AD)

SEGUNDO TEMPO
Esperei por uma melhora geral do time para o 2º tempo, mas, infelizmente, não rolou. 

O time só melhorou minimamente a partir das saídas de Borja e Rafael Veiga, embora houvesse continuado sem poder ofensivo e sem criatividade no ataque.

É por isto, repito, que, mesmo respeitando as idiossincrasias de Scolari não sou adepto, definitivamente do rodízio de atletas e das mudanças estruturais das equipes, jogo a jogo. 

Em meu entendimento, esse é um recurso desnecessário que desentrosa as equipes e torna as vitórias cada vez mais sofridas.

A pequena melhora do time foi insuficiente para a feitura de um gol imediato que poderia tranquilizar o time e facilitar o caminho para a vitória.

O Palmeiras criou duas situações de gol logo nos primeiros 15 minutos, mais do que realizara em toda a etapa inicial, com Raphael Veiga e Moisés.

O gol salvador ocorreu apenas aos 23 minutos, isto é, sete minutos após a entrada de Scarpa no lugar do apagado Raphael Veiga.

Esse gol proveio de jogada característica de canhoto que atua na ponta direita (Scarpa),  cortando pelo meio e batendo cruzado no canto direito.  

Foi um gol de bela feitura mas que contou com a colaboração do excelente goleiro do San Lorenzo, Monetti, na única falha cometida pelo "goalkeeper" argentino durante todo o jogo.

Em resumo, foi a vitória de um time maduro, consciente, unido, disposto, muito bem organizado defensivamente, muito aplicado e que parece saber o que quer para esta temporada. (AD) 

DADOS TÉCNICOS
PALMEIRAS 1 X 0 SAN LORENZO
Data: 8 de maio, quarta-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Gary Vargas (BOL)
Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
Público:
29.204 torcedores
Renda:
R$ 1.697.516,65
Cartões amarelos: Mayke, Luan e Felipe Melo (PALMEIRAS); Román Martinez (SAN LORENZO)

GOL
PALMEIRAS: Gustavo Scarpa (23minutos do 2º Tempo)

ESCALAÇÕES:
SAN LORENZO:
Monetti; Herrera, Gonzalo Rodríguez, Coloccini, Senesi (Peruzzi) e Damián Pérez;
Loaiza e Martínez;
Fértoli (Juan Salazar), Reniero e Gustavo Torres
Técnico: Jorge Almirón

PALMEIRAS: 
Weverton - Firme, frio e seguro. Pouco exigido. NOTA 7,0.
Mayke - Guarneceu posição e atacou pouco. NOTA 6,5.
Luan - Eficiente, mas levou um cartão amarelo desnecessário. NOTA 6,5.
Gustavo Gómez - Outra vez o melhor defensor. NOTA 7,0.
Victor Luis - Razoável e o mais fraco da defesa. NOTA 6,0.
Moisés - Só lutador e esforçado. Longe de Bruno Henrique na saída de bola. NOTA 6,0.
Raphael Veiga - Fraco. Só esforçado e lutador. NOTA 5.
(Lucas Lima) - Ao menos procurou jogar e se movimentar em campo. NOTA 5,5.
Dudu - Razoável, mas muito longe das temporadas anteriores. NOTA 6,0
Zé Rafael - Esbanjou condição física e tecnicamente foi, apenas, razoável. NOTA 6,0.
Borja - Arrisco afirmar. Com outro teria sido menos difícil. NOTA 4.
(Arthur Cabral) - Deu mobilidade ao ataque, mas a tática de jogo não o ajudou. NOTA 6,0.

PERSONAGEM DO JOGO
(Gustavo Scarpa) 
Jogou pouco mais de 15 minutos, mas definiu o jogo . NOTA 7,5.

CRAQUE DO JOGO
Felipe Melo
Outra vez, mais uma vez, simplesmente o melhor em campo. Excepcional para defender, extraordinário na cobertura e na liderança do time em campo. NOTA 8.
 
Técnico:
Luiz Felipe Scolari 
Precisa parar com as mudanças abruptas e manter, ao máximo, o time principal. Acertou nas substituições mas ousou demais na escalação inicial usando Borja e Raphael Veiga, justamente os jogadores que comprometeram o rendimento do time. NOTA 7.


COMENTE COMENTE COMENTE

AS CHANCES DO PALMEIRAS EM REALIZAR A MELHOR CAMPANHA DA 1ª FASE DA LIBERTADORES/2019!!!


Já classificado para a próxima fase da Libertadores, o Palmeiras planeja avançar como líder de sua chave e como líder geral desta Libertadores. 

Do ponto de vista matemático a perspectiva existe, mas, na prática, trata-se de uma situação na qual o Palmeiras, em face da derrota para o San Lorenzo na Argentina, já não depende apenas de si.

Vice líder do Grupo F com 12 pontos, 4 vitórias, nenhum empate e apenas uma derrota, para ser o líder dos líderes o Palmeiras necessita, antes de tudo, vencer o jogo de volta desta noite contra o San Lorenzo, embora esse resultado per si, não baste. 

Nessa hipótese, o Palmeiras iria para 15 pontos e empataria com o Cruzeiro, mas necessitaria de uma derrota cruzeirense para se igualar ao time mineiro em número de vitórias já que o supera folgadamente nos itens subsequentes de desempate como saldo de gols, gols marcados e gols sofridos.
Comparem as campanhas:
CRUZEIRO (Grupo B)
5 jogos, 15 pontos, 5 vitórias, nenhum empate ou derrota, 10 gols pró, zero contra, saldo de 10.
PALMEIRAS (Grupo F)
5 jogos, 12 pontos, 4 vitórias, nenhum empate, 1 derrota, 12 gols pró,  1 contra, saldo de 11.
Em relação aos demais líderes de grupo, considerando-se, sempre, uma vitória do Palmeiras sobre o San Lorenzo a situação ficaria assim:
INTER (Grupo A)
Com 14 pontos, terminaria atrás do Palmeiras.
LIBERTAD (Grupo C)
Tem 12 pontos e condições de alcançar, os 15 pontos do Palmeiras, mas, perderia nos critérios de desempate pois teria de derrotar o Rosário Central na Argentina (no mínimo) por 6 ou 7x0.
Em relação a esse adversário, o Palmeiras dependeria apenas de um triunfo magro e simples, por 1 a 0 para garantir um melhor posicionamento.
FLAMENGO, PEÑAROL e LDU (Grupo D)
Sem chances de alcançar o Verdão e respectivamente com 9, 9 e 7 pontos, ainda lutam pelas vagas do grupo.
CERRO PORTEÑO E NACIONAL (Grupo E)
Com 13 pontos cada, já cumpriram o sexto jogo e estariam em posição de inferioridade.
ATHLÉTICO PR e BOCA (Grupo G)
Respectivamente com 9 e 8 pontos ficam atrás do Verdão mesmo que o Palmeiras perca.
 
Colocadas todas as alternativas, a mais difícil delas é a derrota do Cruzeiro esta noite no Mineirão contra o Emelec.

Em razão disso, ouso antecipar e afirmar que o Palmeiras terá a segunda melhor campanha entre todos os participantes, haja vista que o Cruzeiro, em casa, no Mineirão, joga por um simples empate, porém contra um time tradicionalmente muito forte em Libertadores, o EMELEC do Equador.

Após derrotar o Inter, sábado, pelo Brasileiro, Scolari fechou os treinamentos desta semana e faz suspense em relação à escalação. 

O que se sabe até agora, até porque foi Felipão quem informou é que Deyverson ficará no banco. 

Isso gera uma grande expectativa na torcida porquanto ninguém sabe se Borja voltará ao time ou se Artur Cabral terá nova oportunidade no time principal.

Se dependesse da torcida a opção seria por Arthur Cabral mas quem desconhece que, à última hora, o imprevisível Felipão pode, intempestivamente, voltar com o colombiano Borja.


Em relação a outros jogadores que -eventualmente- poderiam ser escalados, Ricardo Goulart e Willian, ambos continuam se recuperando de lesões no joelho, e, ao menos por ora, continuam desfalcando a equipe.


Ainda que com a classificação garantida, o Palmeiras vai dar tudo esta noite, a fim de tentar obter a melhor campanha da Fase de Grupos da Libertadores visando a obter as vantagens decorrentes da melhor campanha para os momentos decisivos da competição. 

O que se sabe em relação ao time do bairro porteño de Almagro é que o time argentino enfrentará o Palmeiras esta noite com vários desfalques.

O meio-campista Nahuel Barrios, com problemas musculares,  o meio-campista Gonzalo Castellani, os atacantes Nicolás Blandi, Botta, contundidos e Renteria, suspenso estão fora do jogo.

Foi em razão disso que a imprensa argentina noticiou que  dos 20 relacionados pelo time argentino para o jogo, nove são defensores.

MORAL DA HISTÓRIA:
O Palmeiras tem tudo para vencer o San Lorenzo e, nessa hipótese, estabelecer, ao menos, a segunda melhor campanha da primeira fase da competição. (AD)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SAN LORENZO
Data: 08/05, 4ª-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 21h30 (nove e meia da noite)
Árbitro: Gary Vargas (BOL)
Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo (Thiago Santos) e Bruno Henrique; Dudu, Zé Rafael (Hyoran) e Gustavo Scarpa; Borja (Artur Cabral)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
SAN LORENZO: Fernando Monetti; Marcelo Herrera, Marcos Senesi, Fabricio Coloccini e Víctor Salazar; Raúl Loaiza, Román Martínez e Manuel Insaurralde; Héctor Fértoli, Juan Salazar e Nicolás Reniero
Técnico: Jorge Almirón
 ===================================
Você acredita que o Palmeiras alcance o objetivo de melhor campanha da primeira fase da Libertadores/2019?

COMENTE COMENTE COMENTE 

Onde assistir Palmeiras x San Lorenzo?

Palmeiras e San Lorenzo terá transmissão ao vivo em TV aberta pela Globo (para São Paulo e para o Paraná).

Em TV fechada a partida será exibida pela Fox Sports. 

Também será possível assistir online pelo Globo Play e pela Fox Play.

Como qualquer torcedor palmeirense que se preze sempre o faz em caso de outra alternativa,

d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e,  

c-o-n-c-l-u-d-e-n-t-e-m-e-n-t-e,

D-E-C-I-D-I-D-A-M-E-N-T-E

ele não verá nunca a globo se os jogos do Palmeiras estiverem em outro canal.

Por isto e em razão disto, 

VAMOS, TODOS NÓS, ASSISTIR AO JOGO PELA FOX SPORTS  (AD)