Observatório Alviverde

18/11/2017

PALMEIRAS NÃO ABRE MÃO DE CONQUISTAR O VICE-CAMPEONATO!!!



Yerri Mina e Miguel Borja retornaram aos treinos do Palmeiras ontem, sexta-feira, pela manhã e já estão fechados com o elenco em sua disposição de ganhar, minimamente, o vice-campeonato Brasileiro.

Não concordo com aqueles que não ligam mínima importância ao novo objetivo palmeirense, sob a alegação de que ser vice-campeão é o mesmo que ser terceiro, quarto ou quinto colocado, pois é muito diferente. 

Há que se considerar em primeiro lugar o premio pago pela CBF ao segundo colocado, muito superior (quase o dobro) àquele pago ao terceiro colocado ou abaixo deste. 

Se o Palmeiras conquistar o vice-campeonato fatura R$ 11.373.030,00 e se terminar em terceiro fatura bem menos, R$ 7.759.170,0.

Apesar de, simbolicamente, um vice não ter um grande peso para a torcida, pode ajudar muitíssimo os cofres do Verdão. Isto, à esta altura, é o que mais interessa! 

É óbvio que a condição ideal seria aquela de o Palmeiras ainda estar lutando pelo título, disputando-o ponto a ponto com o Curica time de melhor campanha, porém de nível técnico inferior ao do Verdão.

Infelizmente Mattos colocou tudo a perder este ano, ao inventar o "descurriculado" Eduardo Batista para técnico do Palmeiras em 2.017, o que, esperamos, seja um fato isolado e que não venha a ocorrer novamente em 2.018.  

Como seria uma burrice ilimitada o cometimento do mesmo erro para o ano que vem, a minha maior  preocupação, agora, é outra, muito outra.

Temo que Palmeiras demore demais para definir o novo treinador e que Mattos tenha de tomar a iniciativa de correr atrás dos reforços. 

Ele já mostrou por A + B que sua capacidade de contratar é limitada e contestável, quando foi buscar EB, no início deste ano.

De minha parte volto a colocar que as contratações devam ser feitas apenas a partir das indicações do novo treinador, a fim de que não se repitam episódios como este do zagueiro Antonio Carlos que Cuca não escalou, simplesmente, por não ter sido ele quem o indicou para o Palmeiras.

Para aqueles que imaginavam que Antonio Carlos era um"grosso", o garoto começa a desmenti-los, colocando-se, apesar da juventude e da inexperiência, em um plano superior a Juninho, por exemplo.

Da mesma forma, tenho recomendado ao presidente (vou fazê-lo novamente), no sentido de que não seja feita nenhuma lista de dispensas no clube antes das definições do novo chefe, prestes a chegar. 

Digo isto não apenas em função de problemas como esse do Antônio Carlos, mas em razão de cada jogador ter a sua característica, dentro da qual é bem ou mal sucedido, a depender da forma como o colocam para jogar.

Quem não se lembra de quando Róger Guedes chegou, atuando sempre de forma desequilibrante e como um atacante que fazia a diferença. Cheguei a dizer que ele lembrava Julinho Botelho!

E, no entanto, Cuca cismou em colocá-lo como um jogador de defesa cobrindo o lateral, tanto e quanto também escalou o versátil Tchê-Tchê para a mesma função em muitas oportunidades.

Hoje, o que se vê, é que grande parte da torcida critica esses dois espetaculares jogadores em face, justamente, da forma estúpida como foram escalados por Cuca, exercendo funções para as quais não têm nenhuma vocação!

Querem outro exemplo? 

Ei-lo, Erik, que veio do Goiás onde era um atacante brilhante e desequilibrante. Mas quem acreditou nele entre os técnicos que o treinaram no Palmeiras? 

Então, a fim de que o novo treinador possa ter uma visão clara do elenco de que dispõe e possa auferir-lhe o real potencial à luz dos seus planos, tanto e quanto detectar as deficiências que poderão ser corrigidas mediante o aproveitamento racional das individualidades ou a até via contratação de novos valores, é preciso, em primeiro lugar, dar tempo ao técnico e, sobretudo, dar tempo ao tempo.

Quem não sabe que qualquer açodamento ou precipitação nesse sentido, significa "gastar dinheiro à toa" ou "jogar dinheiro fora"!

COMENTE COMENTE  COMENTE
 
O Palmeiras só entrará em campo depois de amanhã, 2ª feira, às 20 H, na Ressacada, em Floripa contra o Avaí.  

Transmissão Sportv/Premiere, para todo o Brasil, exceto para Santa Catarina.

Seriamente ameaçado, o Avaí ocupa a 19ª colocação do Campeonato Brasileiro.

O time catarinense tentará reunir forças para vencer o Verdão e evitar o iminente rebaixamento para a Série B. 

É preciso ver com que intensidade, vontade e desempenho jogará o Palmeiras! (AD)