Observatório Alviverde

01/12/2017

O PALMEIRAS TEM DE CONTRATAR QUEM RÓGER SOLICITAR E NÃO QUEM MATOS DESEJAR!



Um escocês, Alexander Graham Bell, proporcionou-me o privilégio de falar com meu irmão no dia de meu aniversário, apesar dos mais de mil quilômetros que nos separam: ele em Pederneiras  e eu em Belo Horizonte .

Quando digo isso, corro o risco de provocar a ira algum contestador bem preparado, daqueles que só frequentam este espaço com o ânimo e intuito exclusivos de divergir.

Certamente dirá que 

" - Não, não foi Graham Bell, o inventor do telefone mas o italiano Antonio Meucci, conforme reconheceu o  Congresso Americano há alguns anos". 

Meucci, tido agora oficialmente como o inventor do aparato, simplesmente vendeu a patente de seu invento ao visionário escocês que se tornou, em razão disso, um dos homens mais ricos e poderosos do seu tempo. 

Graham Bell, não apenas explorou a patente do telefone, como (esse foi o seu mérito maior), procurou aperfeiçoar o invento do italiano, tendo sido, em razão disto, considerado de forma indevida, por mais de duzentos anos como o "pai da telefonia mundial".

Vejam, vocês, como são engraçadasas coisas neste mundo...

Não poucos, muitíssimos, serão capazes de garantir que eu escrevi indevidamente no blog que Graham Bell inventou o telefone pelo simples prazer de contestar e de divergir ao que retruco: mas onde está escrito isso?

A minha afirmativa referente diz respeito ao desenvolvimento do aparelho, tanto e quanto o seu aperfeiçoamento e disseminação por todo o planeta, tudo, sim, obra e lavra de Graham Bell.

Traçando um paralelo com o blog, vejam como é difícil e problemático escrever para o publico, em razão, não apenas das diferenças de capacidade (muitos têm cultura superior à nossa) como, também das divergências de entendimento e de interpretação.

Já que falei tanto sobre algo que nada tem a ver com futebol, mas com a minha satisfação pelo fato de o Blog ter tido, ontem, quinta-feira um dia de ouro, tentarei estabelecer um paralelo entre a invenção e exploração do telefone e da atividade telefônica, ao momento atual vivido pelo Palmeiras. Vamos ver se dá certo!

De cara lhe digo que Matos é Grahan Bell, o dono, o executor e explorador da invenção.

Róger é o criador do esquema e dos espaços a serem preenchidos, é como se fosse o italiano Meucci.

Explico melhor:

Róger pensou um time e um aparato de jogo, isto é, um esquema. Para isso, quer jogadores, preferentemente os melhores do mercado e de sua inteira confiança.

Como essa é uma tarefa de Mattos, Róger cede-lhe a patente das contratações e, a partir daí, no máximo dará um ou outro palpite a respeito, nada mais que isto.

Como detentor da patente do telefone, quero dizer, do futebol do Palmeiras, Matos agora fará o que quiser e atenderá o treinador, se tanto, em suas orientações exclusivamente por posição.

Dessa forma os nomes que Róger indicar que Mattos considere insubstituíveis para alguma posição (tenham certeza serão muitos) o treinador não terá a garantia de que os terá!

Estará e ficará sujeito, além das leis do mercado,  às políticas, aos desejos e aos caprichos do diretor de futebol pois é ele quem manda nas contratações.

Provando que temos razões de sobra em nossas preocupações, percebam que antes mesmo que Róger assuma oficialmente o cargo, Matos já inicia um intrincado processo de contatos e negociações que ninguém, talvez nem mesmo o presidente, tem uma noção exata de sua extensão.

Agora à noite, aqui em BH, alguns órgãos de imprensa dão conta de que as negociações  de Arouca pelo Galo já foram concluídas, mas que somente serão anunciadas após as eleições do dia 11. Sérgio Sette Câmara e seu grupo, devem assumir e eles próprios, de acordo com o noticiário, negociaram com Matos, representando o Verdão! 

Vejam, também, que Lucas Lima está chegando mas não foi um pedido de Róger. Os dois vão se dar bem? Essa é uma grande incógnita!

Por outro lado, teria sido o novo técnico que recomendou a renovação de Prass?  Parece-me que não e a pergunta se repete: os dois vão se dar bem? 

Parece-me que sim, considerando-se o caráter inatacável de Prass e a liderança positiva que há anos ele exerce no elenco!

Então, assim como Arouca, outros jogadores poderão ser negociados para ir ou para vir, para serem vendidos, trocados ou negociados com outras equipes, antes mesmo da posse do novo técnico.

Há, de lambujem, uma imensa legião de jogadores que ainda têm contrato com o Palmeiras cedidos que foram, mediante empréstimos a muitos coirmãos por uma série infindável de motivos.

Em minha opinião, TODOS deveriam ser submetidos ao crivo do novo técnico antes de serem dispensados ou repassados a outros clubes visando à temporada de 2.018.

Para terminar, eu quero dizer que antes que Róger providencie os tais retoques que anunciou dos dez por cento que chegam para se juntar aos noventa por cento que ficam,  eu apreciaria muito se ele pudesse ver em ação TODOS os jogadores que pertencem ao Palmeiras, desde a base àqueles mais renomados.

Quem pode garantir que muitos deles não preencheriam os requisitos exigidos pelo novo treinador?

Nessa hipótese  o clube seria poupado de tantos gastos inúteis em jogadores de pouca eficiência e efetividade, aspectos mais comuns do mercado de hoje, o único conhecido e explorado por Matos. Alguém sabe a razão?

Notaram que Matos nunca fala em aproveitar a base, ainda que sabendo que Nobre construiu senão a maior, com certeza a melhor base do futebol brasileiro?

Os resultados estão aí para provar. Ontem mesmo o Verdinho Sub 17 ganhou do arrogante Curica na disputa de pênaltis e é o lídimo e indiscutível novo campeão da Copa do Brasil/17.

Por acréscimo revelou um craque fora de série ao menos da categoria, o meia Alanzinho!

Se Pelé começou a jogar no futebol profissional aos 16 anos, por que o Palmeiras não ousa lançar suas revelações?

Seria por medo da mídia inimiga que incentiva todos os times à renovação e ao lançamento de novos jogadores, mas que sempre esfria, refuga e encontra um "motivo" ou um "defeito" quando o Palmeiras quer ousar lançar algum jogador?

É preciso romper com isto!

COMENTE COMENTE COMENTE