Observatório Alviverde

09/05/2009

PALMEIRAS 2 X 1 COXA. FOI UM JOGO DIFÍCIL E DESGASTANTE. O INCOMPETENTE ÁRBITRO BAIANO ARILSON ANUNCIAÇÃO METEU A MÃO E PREJUDICOU DEMAIS O PALMEIRAS!

O Palmeiras mesmo com um mistão era melhor em campo e encurralava o Coritiba. O gol do Verdão já havia pintado várias vezes, mas a bola, caprichosamente, não entrava. Além da precipitação e do nervosismo de nossos atacantes, o goleiro coxa-branca, de nome Vanderley parecia iluminado e se constituía em um autêntico paredão.
Tudo fazia crer que o planejamento de Luxa, no sentido de poupar os melhores jogadores do elenco para o jogo decisivo contra o Sport pela Libertadores, seria cumprido em sua íntegra. Era simples questão de tempo. Mas o péssimo árbitro baiano Arilson Bispo Anunciação incorreu em um um erro primário e fez ruir as projeções palmeirenses. Aos 31 do primeiro tempo, assinalou, de forma absolutamente equivocada, um hipotético penalti de Jéferson que Marcelinho Paraiba converteu com categoria e mestria estabelecendo 1 x 0 para o Coritiba. O penalti, impropriamente marcado, mudou o perfil do jogo comprometendo todo o planejamento palmeirense. A arbitragem que era ruim, tornou-se péssima! Senão, vejamos.
Os mesmos rigor e convicção do Sr. Arilson Anunciação na marcação desse penal contra o Palmeiras não foram parâmetros, aos 6 minutos do segundo tempo, quando do primeiro penalti sofrido por Ortigoza, escandalosamente seguro dentro da área. Tampouco aos 14 minutos, em novo penalti, quando o beque do Coritiba levantou o pé em demasia, quase acertando o rosto do paraguaio, para, logo em seguida, cometer um toque de mão flagrante, na sequencia da mesma jogada. Muito menos aos 36 minutos quando Jeferson em arrancada pela esquerda, invadiu a área e foi empurrado, em lance que o "soprador de apito" da Bahia, resolveu, novamente, ignorar, não sem aplicar, injustamente, cartão amarelo ao palmeirense.
Mas o Palmeiras, substancialmente reforçado no segundo tempo pela elite de seu elenco, deu a volta por cima. Estabeleceu, de virada, dois a um sobre o Coritiba, estreando com o pé direito no Brasileirão 2009. Keirrison, Diego Souza e, principalmente, Cleiton Xavier conduziram o Palmeiras a mais esse retumbante triunfo.
Pode-se e deve-se dizer que, independentemente do resultado positivo, o Palmeiras jogou bem tanto no primeiro, quanto no segundo tempo. O time teve disposição, raça e muita determinação. Mas do que isso, mostrou gana e vontade de vencer. É isso o que todo o palmeirense espera, sempre, de seu time, em qualquer competição.
Perder, vez por outra se perde. Só não se admite a entrega e a passividade. E, se não pudemos cumprir a risca o planejamento estipulado, ao menos conseguimos estrear com o pé direito, elevando o moral da rapaziada para a próxima "batalha dos guararapes".
Foi um dia em que todos atuaram bem, Keirrison, inclusive. Menções honrosas para o veterano Marcão (um portento) , para o garoto Souza (que personalidade) , para Diego (que individualidade) para Cleiton Xavier (mudou drasticamente a tática e o destino do jogo), mas, principalmente para Wendel, a expressão superlativa do espetáculo e a síntese perfeita de todas as virtudes palmeirenses na grande vitória sobre o grande clube paranaense!
------------------------------------------------------------------------------------------------
TRANSMISSÃO NOTA 5,5 DO PREMIERE. UM SHOW DE AMADORISMO, DE PROVINCIANISMO, DE OMISSÕES E DE ABOBRINHAS.
Embora não seja um locutor de ponta, Linhares Jr é um bom locutor em termos de composição de equipe. Transmite com correção, não comete gafes com frequencia, é bem informado e evita entrar na seara do comentarista. Mas, seguindo, quem sabe, a orientação de produtores ou diretores de pouca visão, incorre no mesmo erro de outros narradores pelo excesso de filigranas, de informações desnecessárias e de estatísticas absolutamente irritantes nas transmissões, em detrimento da identificação dos jogadores.
Quem se der ao trabalho de fazer uma avaliação na transmissão de hoje verá que de quase cem minutos de transmissão, cerca de quinze minutos ou mais foram gastos com essas bobagens. O que nós telespectadores queremos saber é quem está com a bola e não o que aconteceu no tempo em que se "amarrava cachorro com linguiça."
Em sua ânsia incontida por falar, saiu com esta: "Pode parecer que Carlinhos e Marcelinho Paraiba são irmãos, mas não são, como se o gentílico adotado fosse um sobrenome. Joana entrou e, na qualidade de apedêuta desse assunto, nada acrescentou. Noriega corrigiu e disse que eles eram "conterrâneos". Dá para aceitar o termo, considerando a Paraiba como estado natal de ambos, mas o termo mais correto seria "co-estaduanos".

Por falarmos em Noriega, ele perde-se um pouco em jogos do Palmeiras. Passa a impressão que quer ser tão justo e tão imparcial nas análises que acaba perdendo a noção de coerência, promovendo injustiças contra o time. Ademais, em jogos do Palmeiras, Noriega só é enfático quando o lance é desfavorável ao Verdão. Quando o lance é favorável, o depoimento de Noriega é tíbio e tímido suscitando dúvidas ao telespectador. Exemplifico o que disse nos tópicos abaixo:
1) A marcação do penalti de Jeferson foi um escândalo. Noriega definiu bem quando disse, embora timidamente, que não houve imprudência ou intenção do palmeirense em cometer a infração. Em seguida, afinou, falando em critérios de arbitragem. Critérios, como? O bom-senso exige que o comentarista desça do muro e diga com clareza o que aconteceu. Ainda que fosse um mero "critério", esse critério é certo ou errado, Sr Noriega ?
2) Quando Jumar recebeu cartão amarelo, sequer houve falta dele em Carlinhos Paraiba. Jumar esticou a perna esquerda e tocou, simplesmente, a bola. Noriega e Linhares não deram qualquer importância analítica ao fato e "segue o jogo".
3) Aos 32 minutos Noriega fez o seguinte comentário: "Essa vitória parcial do Coritiba não é reflexo de uma boa atuação do time do Coritiba!" Acertou. Era o retrato do jogo. Mas, por que não frisou a participação deletéria do árbitro baiano e o erro monumental da marcação do penal ?
4) Aos 14 minutos do segundo tempo Ortigoza recebeu na área adversária, de costas para o zagueiro. Na tentativa de impedi-lo de dominar a bola, o zagueiro ergueu o pé, quase a altura do rosto chegando a resvalar no lado esquerdo do corpo do paraguaio. Ali já se configurou um lance perigoso. Na sequencia do mesmo lance, a bola foi tocada pelo zagueiro com a mão, de forma acintosa e escandalosa, mas o árbitro nada marcou.
Comentando o lance, Noriega disse que, estando ele na cabine e longe do local , não poderia afirmar se o zagueiro do Coritiba teve ou não a "intenção" de cometer o penalti.
Por que não avaliou a jogada perigosa ? Por que não definiu o lance, ainda que dando razão ao árbitro? Definição é o mínimo que se espera dos comentaristas!
5) Noriega, porém, não se absteve de afirmar, enfaticamente, que Keirrison, no lance do gol da vitória, "parecia que estava um pouco à frente" do zagueiro do Coritiba, embora, frisasse que era um lance de difícil interpretação. Viram como quando o lance é contra o Palmeiras Noriega não vacila?
Só que errou duplamente, rotundamente, haja vista que não considerou a posição oblíqua da câmera, a velocidade fulminante da jogada e nem se lembrou da recomendação da Fifa aos bandeiras, segundo a qual, em caso de dúvida, segue o lance.
6) Por volta de 40 minutos o árbitro assinalou um toque de Ortigoza que a reprise do lance não confirmou haver existido. Chamado, Noriega brindou-nos, novamente, com o surradíssimo lugar comum ao dizer que era uma questão de interpretação do árbitro emendando que "no futebol, tudo é uma questão de interpretação e que é por isso que o futebol é LEGAL".
Sem querer cobrar-lhe um termo mais adequado do que a gíria, utilizada impropriamente, ressalte-se, Noriega, que, pelo contrário, é por isso que o futebol é uma lástima. Como disse o Luxa, com muita propriedade na entrevista após o jogo, "hoje apita o Arilson , amanhã apita o Vuaden, depois um paraguaio, um colombiano, um chileno, com critérios de interpretação diametralmente opostos. Como é que ficam os jogadores?
Não quero, com essas críticas, subestimar ou subtrair o imenso valor de Noriega, uma das raríssimas exceções em termos de qualificação profissional e dignidade da nova crônica esportiva brasileira.
Mas, convenhamos, quando ele trabalha em jogos do Palmeiras, como o Palmeiras sofre ...
Sobre trabalho dos repórteres registre-se:
Joana de Assis precisa trazer mais conteúdo às transmissões e parar de "pegar carona" com o narrador nas famigeradas estatísticas. Cereto foi bem no trabalho de hoje, ressalvado o fato de
ter dito que "no Palestra, desde os tempos de Felipão os gandulas jogam com o time e retardam a reposição de bola quando o Palmeiras precisa garantir um resultado". Já que ele é "gambá" declarado, porque não informa qual foi o clube que iniciou esse processo vergonhoso no futebol brasileiro, quando dos jogos no Pacaembu e o faz até hoje ? Será que ele se esquece que no jogo contra o Vasco que antecedeu a queda deles para a segunda divisão, um gandula atirou uma bola para dentro de campo no momento em que o Vasco ia fazer o gol e até hoje não houve punição ao clube por parte do STJD, presidido, coincidentemente, pelo corintiano Rubens Aprobatto Machado ? Será que Cereto desconhece que o único estádio do país onde não há pressa ou retardamento de jogo é o Mineirão ? Da forma como ele colocou, parece que só o Palmeiras faz uso dessa prática que deveria ser vista e revista pelas leis esportivas brasileiras, apenando-se os clubes com perdas de pontos ou com inversão do mando de jogos.
PREMIERE E CANAIS GLOBOSAT ONDE ESTÁ O CADE QUE NÃO ACABA COM ESSA EXCLUSIVIDADE PERVERSA QUE TANTO PREJUDICA O TELESPECTADOR BRASILEIRO?
Meu Deus como essa gente é amadora e não sabe fazer televisão! Agora não estou mais falando dos profissionais do áudio mas dos canais em sí. Uma lástima que não se possa mudar de canal.
No auge do jogo, aos 42 minutos do segundo tempo, o Palmeiras ganhava por dois a um, mas era ameaçado mas pelo Coritiba. Sabe o que fizeram esses incompetentes diretorezinhos do Premiere ? Simplesmente colocaram no ar, SEGUIDAMENTE, tres dos quatro gols do jogo do Atlético Mineiro, em prejuízo da torcida palmeirense. Com o Sportv fazendo ao vivo o jogo do Galo, qual o torcedor atleticano que estaria acompanhando Palmeiras X Coritiba ? Ou os caras são burros, ou estão querendo provocar a torcida palmeirense. Numa hora dessas ninguém quer saber de gol de ninguém, nem que fossem gols assinalados contra Corintians ou São Paulo, nossos dois maiores rivais.
Os Canais Globosat continuam com o amadorismo de não focalizar os patrocinadores dos clubes, colocando as caras dos entrevistados nas coletivas tomando conta de toda a tela. A doença é contagiosa e atinge a emissora matriz. É um show de mau-gosto e antiprofissionalismo, com a consequente desvalorização dos patrocinadores e dos próprios clubes.
O Clube dos 13, se tivesse um grama de moral, deveria chamar essa gente às falas. Mais uma vez esconderam as nossas marcas, logotipos, baners e até o nome dos patrocinadores inserido nos microfones. Uma vergonha!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

PALMEIRAS X CORITIBA - COMEÇA HOJE O BRASILEIRÃO

PRA CIMA DELES, VERDÃO!

No ano passado estreamos em Curitiba e perdemos.
Na oportunidade, Carlinhos Paraiba, Marlos e Keirrison acabaram com o jogo.
Desta vez K9 está do nosso lado, embora tudo leva a crer que vamos jogar com um time misto. Nossa prioridade é o jogo contra o Sport, válido pela Libertadores.
Você concorda com isso ?
Ou acha que deveríamos ir a campo com o nosso time principal?


C-O-M-E-N-T-E

ANTES,
DURANTE
E
APÓS O JOGO (ATÉ QUE FIQUE PRONTA A NOVA POSTAGEM):
====================================================================