Observatório Alviverde

02/08/2016

AMBIENTE RUIM NO PALMEIRAS!


A mídia paulistana -a mais tendenciosa do Brasil- nem esperou que baixasse a poeira ou temperatura decorrentes da derrota do Palmeiras para o Botafogo e já aproveitou o ensejo para plantar outra "crise" na equipe.

Garantem os jornaleiros, digo, jornalistas -a esmagadora maioria- que muita coisa negativa tem ocorrido no dia a dia alviverde, que a insatisfação entre os jogadores é imensa e que, em razão de todas essas mazelas, o time parou de render, perdeu dois jogos seguidos, perdeu a liderança do Brasileiro e tende a perder muito mais em termos de classificação.

Eles só não deixam claro e nem definem "se foram as derrotas para o Galo e o Botafogo que detonaram a tal "crise", ou se o ambiente de brigas e insatisfações que eles denunciam como reinante no grupo que levou o Palmeiras às derrotas e consequentemente ao caos por eles anunciado. 

Na verdade esse é um filme assaz antigo e que jamais terá um paradeiro. Como se sabe, os dirigentes palmeirenses temem "peitar" a imprensa -Nobre não conseguiu ser a exceção- em relação às costumeiras pressões constantemente exercidas contra o clube.

Interessante é que o Palmeiras, que tem sob contrato e a peso de ouro dois diretores de futebol que ganham mais do que muitos jogadores do elenco, abdicou de ajustar um assessor de imprensa mais astuto, preparado, dotado de força moral, inteligência, experiência e que -principalmente- conheça futebol, a fim de direcionar o marketing esportivo do clube a uma situação mais favorável. 

Sem um profissional com essas vocação e dotação as coisas vão se tornar cada vez mais difíceis, minimamente  na proporção exata do ódio e do desprezo que alguns setores midiáticos cultivam por em prática contra o Verdão. 

Em resumo, é preciso, urgentemente, que o Palmeiras tome a iniciativa de promover uma imediata distensão em suas relações com a imprensa, sem brigar, mas sem se humilhar!

A tal "crise" que tantos FDPs ficam apregoando aos quatro ventos (está mais na cara do que cravo ou espinha) tem o objetivo claro e exclusivo de superdimensionar boatos de insatisfações geradas por dois resultados negativos.

O que queriam eles? Que os jogadores fizessem um "pagode" na concentração comemorando as derrotas? 

Ou queriam que  Cuca comprasse um bolo e cantasse o "parabéns a você" ao elenco? Viram porque eles ficam quietos e não definem a razão da "crise" que só existe mesmo na imaginação deles?  

Anotem, afora, o que vai acontecer nos próximos dias:

Se o time vencer a Chapecoense, ainda que jogue mal ou não jogue nada, os caras vão anunciar que "Cuca debelou a crise".

Se o time empatar ou perder, ainda que jogue bem e arrebente com o jogo  eles voltarão a carregar nas tintas e nas críticas e dirão: "Não dissemos que existe crise? Ficou provado que tem!" 

E dirão mais: "Como é que um time mlionário e com jogadores que ganham tanto pode empatar (ou perder) para a Chapecoense, um time de salário mínimo?  

E dirão isso e muito mais sem o menor constrangimento e sem preocupar-se com a imagem profissional.

Certamente vão esquecer que amenizaram e minimizaram a vergonha do empate dos bambis contra a Chapecoense em pleno Morumbi, tanto e quanto foram cúmplices de um árbitro que doou ao SP a esmola de um pênalti que os livrou da derrota.

A respeito da campanha negativa dos bambis, não mencionarão nenhuma palavra crítica, apenas aquelas de alento e de esperança por dias, torneios, campeonatos e administrações tricolores mais favoráveis. Como são calhordas!

Vou além. Poucas palavras serão proferidas em relação à pena injusta e vergonhosa que o tribunal aplicou a Alecsandro, cujo tratamento jurídico foi completamente diverso e distinto daquele aplicado a Yago, beque do Curica, pelo mesmo motivo, muito mais do que amigo, paternal!

Por que Alecsandro foi punido com tanto rigor? 

Simplesmente pelo fato de jogar no Palmeiras, clube dirigido por incompetentes e arrogantes há tantos anos, gente que permitiu através dos anos que Bambis, Curicas se aparelhassem junto aos órgãos que decidem as demandas do futebol.

Voltando à "crise" quero dizer que desconfio que possa estar existindo algum atrito entre Cuca e Dudu, em face desse jogador, um dos melhores em sua posição no Brasil, estar inexplicavelmente esquentando o banco de reservas.

Dizem que o real motivo seria a insatisfação do atleta em face de o Palmeiras não ter permitido que ele se transferisse para o futebol europeu. 

Na mesma situação estariam Róger Guedes, que não vem atuando bem e Victor Hugo que também tem proposta do exterior.

A mídia "nada de braçada" sobre essas fofocas e alguns jornalistas chegam a afirmar que outros jogadores também estão "putos da vida" porque não estão sendo aproveitados.

Eles teriam igualmente propostas de clubes brasileiros mas a diretoria não os libera. Em decorrência muitos não estariam dando tudo de si em campo! Mas como não estariam se eles não estão atuando? É ridículo!

Interessante é que esse tipo de crise só acontece no Palmeiras e nunca no Curica, nas Sereias e nem nos Bambis. E ainda tem palmeirenses que acreditam nos "caras" da mídia e os seguem cegamente!

Há outros tipos de aborrecimento e chateação os quais eu acredito piamente que estão ocorrendo e até ouso dar nome aos bois: 

O primeiro é aquele das insatisfações de Dudu e Lucas Barrios por estarem  no banco. 

O outro refere-se às chateações de Rafael Marques e Allione por falta de oportunidades no time titular. 

Só que essas situações, em meu entendimento, não se constituem em motivo para as derrotas e, sobretudo, para justificar nenhuma crise.

Crise haveria -sim- se todos esses atletas estivessem satisfeitos ou conformados pelo fato de estarem fora do time principal.
 Para encerrar, dizem que o Palmeiras pode trazer o goleiro Paulo Vitor do Flamengo, que só jogou três vezes no Brasileiro deste ano. Parece que não estão acreditado em Vagner!

Mas, antes de contratar alguém por que não dão uma chance ao Jailson aquele goleiro que foram buscar no Ceará? Se ele é tão ruim assim, (sei que não é) porque o mantiveram por tanto tempo sob contrato sem emprestá-lo e ainda não o dispensaram?

Para o lugar de Gabriel de Jesus o Palmeiras pretende trazer o centro-avante Gustavo atacante do Criciuma e artilheiro da segunda divisão com 11 gols.

Gustavo tem o preço fixado em 12 milhões e o Palmeiras pode tentar colocar no negócio jogadores que estão emprestados ao clube catarinense como o zagueiro Nathan, o lateral Lucas Taylor, e os meias Juninho e Gabriel Leite.

Eu, que não sou elitista e considero que os grandes jogadores estão, na maioria das vezes, na base ou nos clubes de menor expressão, gosto dessa negociação.

Mas e o meia armador criativo e categorizado, que é a maior carência da equipe, quando é que será contratado? 

COMENTE COMENTE COMENTE