Observatório Alviverde

01/10/2021

SERÁ QUE GAGLIOTTE SABE QUE O PALMEIRAS AINDA TEM RETROSPECTO NUMÉRICO SUPERIOR AO FLAMENGO?

Quem quiser falar sobre Palmeiras x Juventude pelo Brasileirão/2021 sinta-se à vontade e desenvolva o assunto.

De minha parte prefiro falar sobre Palmeiras x Fla, hoje, sem a menor dúvida, o maior clássico do futebol brasileiro.

Palmeiras x Fla voltam a se confrontar pela final da Libertadores/21 em 27/11, decidindo se o Palmeiras continua campeão das Américas ou se o Flamengo o defenestra da condição.

Os momentos, nos últimos tempos, infelizmente, não têm sido favoráveis ao Palmeiras sendo que nos últimos 11 confrontos, o Verdão perdeu 5 vezes, empatou, igualmente, 5 vezes e foi derrotado uma vez.

Outro registro importante refere-se ao fato de o Palmeiras jamais ter derrotado o Fla durante o período gestor de Jorge Jesus, hoje no Benfica.

Há que se registrar, porém, que, malgrado a diferença numérica palmeirense que era enorme tenha sido atenuada pelos cariocas nos últimos confrontos realizados, no cômputo geral a vantagem, conquanto pequena, continua sendo palmeirense. Senão, vejamos:

Palmeiras e Fla cruzaram em campo 101 vezes, com 37 vitórias para o Verdão, 35 para o Fla com 29 empates.

O interessante desses números é que a mídia, na medida do possível procura esconde-los e embora o Palmeras leve (sempre levou) vantagem, os números são divulgados como se fossem do  Flamengo. Uma aberração!

A matemática do clássico reflete ampla superioridade alviverde e pode-se  assinalar que talvez por esse aspecto é que os números finais desse confronto tenham sido minimizados. O Fla, usando a imprensa, tem divulgado os números ao seu bel prazer e a imagem que fica é que o time carioca prevaleça no duelo!

Quem precisaria partir para a divulgação desses números ao pé da letra na quais ainda prevalece seria o próprio Palmeiras e, na medida do possível, relatar à população com minúcias e pormenores todas as vezes em que o time carioca venceu com o auxílio vergonhoso das arbitragens e a cumplicidade de boa parte da mídia Não foram poucas tais situações.

Isso, em outras palavras, faz parte integrante das chamadas "guerras psicológicas" para as quais o Palmeiras quase nunca se prepara com afinco, abrindo mão de posturas de jogo capazes de conduzi-lo aos grandes resultados.

Sei que é importantíssimo na vida do Palmeiras um bom posicionamento no Brasileirão, que pode servir de garantia à outra participação na Libertadores/22. e que um ótimo resultado em cima do Juventude neste domingo, melhora substancialmente a vida do clube em busca desse objetivo.

Há de se propagar, também e em contrapartida, a indesmentível realidade da numerologia do confronto, francamente favorável ao Palmeiras e um trunfo o qual o clube não está sabendo aproveitar. 

Em última análise, se tivéssemos uma diretoria que soubesse trabalhar profissionalmente o elenco, ela, independentemente da mídia anti e omissa, daria ciência aos jogadores dos aspectos reais que cercam o clássico, proporcionando-lhes a condição de entrar em campo psicologicamente mais bem preparados do que o adversário!

Quem sabe alguém ainda abra o olho?

COMENTE COMENTE COMENTE