Observatório Alviverde

19/09/2022

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, O PALMEIRAS VENCE DE NOVO!

 Meus amigos.

Abel acertou ao entrar em campo ontem diante do Santos com o melhor time possível. 

Em jogo ferrenhamente disputado, o Palmeiras derrotou o Peixe por 1 x 0  e manteve a larga diferença que vem impondo aos adversários que ainda possuem chances aritméticas de ganhar o título.

Foi uma vitória em que o time tece força, denodo e espírito de luta, na qual, do ponto de vista técnico, pode-se dizer que não houve destaques individuais, mas a força gregária de um grupo unido e disposto a vencer, fossem quais fossem os percalços que teria de enfrentar. 

Percentualmente,  o Palmeiras foi o dono do jogo em cerca de 80% de sua vigência enquanto o Santos jogou numa retranca feroz. 

Com novo treinador, o time da Vila recuou o time e povoou sua defesa procurando apenas contra-atacar usando Soteldo, tradicionalmente um atacante, como um  armador.

Interessante é que ninguém da mídia(ao menos entre os que ouvi como Noriega que esteve péssimo) sequer registrou a retranca santista, comportamento tático que seria ferozmente criticado fosse ele adotado pelo técnico Abel Ferreira.

Falando de arbitragem, o juiz outra vez meteu (com força) a mão no time do Palmeiras deixando de assinalar um pênalti proveniente de uma cotovelada sobre o rosto de Piquerez. 

Os caras se acostumaram tanto a prejudicar o Palmeiras que nem reviram o lance pelo VAR que, se checado, determinaria cobrança de pênalti contra o time santista. Será que D. Inocência, digo, D. Leila voltará a dizer que os juízes erram pró e contra todo mundo?

Noves fora esse lance, a conduta do árbitro Wilton Sampaio, com restrições, esteve aceitável e, por justiça, registre-se que a expulsão de Danilo foi procedente pela falta infantil que ele cometeu e pela violência da jogada.

Entretanto, se o árbitro e um dos bandeiras foram bem, os árbitros do VAR falharam clamorosamente ao deixar de vistoriar o lance da cotovela sofrida por Piquerez.

Fosse marcado esse pênalti teria propiciado ao Palmeiras a perspectiva de marcar um gol que tornasse o jogo menos penoso, menos desgastante e com menos riscos de uma derrota que poderia colocar a liderança palmeirense em cheque já nas próximas rodadas.

O pior entre todos os árbitros e auxiliares  foi, como sempre acontece em todos os jogos do Palmeiras Bruno Boschillia, cujo sobrenome talvez possa explicar o rosário de erros que esse senhor sempre comete em detrimento do Verdão quando bandeira os jogos do Verdão.

Os melhores palmeirenses do clássico, no entender deste velho escriba, foram Weverton, Gomes, Murilo, mas o melhor de todos foi Dudu.

Atribuo uma nota 8 a Abel Ferreira porque, finalmente, teve a coragem de incluir o garoto Endrick no grupo, afirmando que não havia sido em função dele (Abel) que o garoto ainda não havia estreado no grupo profissional.

Importante:

Até ontem eu não tinha visto nenhuma virtude futebolística em Merentiel e quero deixar bem claro que não me arrependo pelas críticas que fiz a esse jogador que, até ontem, não houvera sequer justificado sua contratação.

Hoje, reformulo meu ponto de vista, e tenho de admitir que o gol de centroavante vivido e experiente assinalado pelo uruguaio me impressionou favoravelmente, embora eu ainda não possa dizer que, em meu entendimento, o Palmeiras já resolveu o seu grave problema de comandante de ataque.

Em suma, vai ser necessário esperar um pouco mais, embora eu já comece a ver o uruguaio Merentiel com outros olhos e, da mesma forma, também passe a esperar mais do argentino Flaco Lopez.

COMENTE COMENTE COMENTE