Observatório Alviverde

04/09/2016

A PARALIZAÇÃO PREJUDICOU " DEMAAAAIS" O LÍDER PALMEIRAS NESTE BRASILEIRÃO!


Não estou afirmando ou ao menos querendo insinuar que quem teve a ideia de paralisar o Brasileiro em tempos de jogos da Seleção pelas eliminatórias da Copa, tivesse a intenção deliberada de prejudicar o Palmeiras, líder absoluto da competição...

Admito, porém, que o Verdão foi prejudicado muito mais que qualquer clube e  estou convicto disto.

Muitos dirão que a paralisação está sendo benéfica a todos os clubes, na medida em que proporciona aos clubes condições de dar um descanso dos jogadores, recuperar os contundidos e uma semana inteira para treinar e reciclar.

Em relação ao Verdão, eu diria, num primeiro momento, que a suspensão do campeonato só vai ajudá-lo, diretamente, em um único ponto, na recuperação de Moisés, jogador chave e um dos melhores do time.

Em relação a Lucas Barrios e outros menos cotados, pouco ou nada vai adiantar, haja vista que o time vem se virando muito bem sem esses jogadores, os quais o Palmeiras já tem de ir tratando de dispensar visando (como passou depressa este  ano de 2016) à próxima temporada.

O lado negativo da suspensão do Brasileiro foi aquele de gerar muito mais do que simples ondas, gigantescas vagas, verdadeiros maremotos sobre o verde mar de tranquilidade que era o Palmeiras.

Os conhecidos inimigos palmeirenses da mídia esportiva aproveitaram-se do ensejo da paralisação do Brasileiro e pode-se dizer que o noticiário do Palmeiras tem sido um verdadeiro libelo contra o time e sua torcida já há muitos dias.

As notícias negativas abundaram e pulularam no noticiário do Verdão por estes dias mas nenhuma delas causou tanto incômodo como a insinuação de Cuca -induzido pela imprensa a dizer isso-   segundo a qual ele não permanecerá no comando do Palmeiras em 2017, posto que estaria propenso a retornar ao futebol chinês.

Não posso afirmar taxativamente que se trata de uma mentira mas tenho todo o direito em pensar que, como se diz no futebol, trata-se de um "balão de ensaio" do treinador visando a sua valorização dentro do Palmeiras às vésperas da saída de Paulo Nobre.

Por falar em Paulo Nobre o presidente parece que continua sendo mal aconselhado por aqueles que ganham verdadeiras fortunas para dirigir o futebol mas que não aparecem nessas horas ao menos para fazer o meio de campo.

A consequência de tanto amadorismo: o Palmeiras (leia-se, os jogadores) entra em estado de dúvida em relação à permanência de seu comandante e isso é muito perigoso, mormente quando o grupo chega à frente num  momento chave da competição e pode levá-lo à desestabilização.

Diga-se igualmente e a bem da justiça que esse amadorismo não foi apenas diretivo e  não se restringiu a Mattos, Cícero e Nobre...

Proveio, tanto e quanto ganhou corpo e força, para virar o maremoto que virou, do próprio treinador que perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto, de continuar trabalhando e de administrar com altivez a situação em vez de colocá-la contra si e contra o clube como, efetivamente, colocou.

Cuca, embora excelente treinador, desde os seus tempos de jogador, é portador de uma incapacidade  que é a de se portar com equilíbrio nos momentos de crise. Foi assim em todos os clubes pelos quais passou, até como jogador.

Ou Cuca acha que esqueci do episódio de seu tempo de atleta no Palmeiras quando ele alterado e possesso pisoteou a camisa palmeirense em pleno vestiário e à frente de todo mundo afirmando que nunca mais vestiria "aquele trapo"?

Esta semana, não obstante as suas declarações que visavam exclusivamente a forçar o Palmeiras a renovar-lhe o contrato (e de sua comissão técnica), ele declarou, também, que um dos objetivos de sua carreira seria dirigir o C.R. Vasco da Gama.

Tipo da declaração extemporânea que só se desculpa quando prestada em transição de temporada ou quando o treinador não tem compromisso vigente com nenhum clube.

Depois dessa declaração não sei se você ainda acredita no que ele disse que torce pelo Palmeiras! Eu, ao menos, não acredito!

A S.E. Palmeiras, muito maior que Cuca, teria evitado tudo isso houvesse um diálogo constante da diretoria com seu comandante do futebol, mas o que eu constato, mesmo à distância, é que no futebol do Palmeiras sob Nobre esse diálogo tem sido "manga de colete"!

Nunca é tarde para que haja um entendimento harmonizador de ambiente! O time precisa, urgentemente, de um proveitoso diálogo, posto que a paralização prejudicou demaaaais o líder Palmeiras neste Brasileirão.
 

COMENTE COMENTE COMENTE