Observatório Alviverde

22/07/2022

AMÉRICA 0 X 0 PALMEIRAS. NAS ESTREIAS DE MERENTIEL E LOPES, O ARGENTINO LOPES FOI MUITO MELHOR QUE O URUGUAIO!

 

Há anos que os jogos América Mineiro x Palmeiras em BH são como o que se viu ontem no Estádio Independência, e como houvéramos previsto: nervosos, difíceis, disputados palmo a palmo e, na maioria absoluta das vezes, com a vitória apertada do Verdão.

O Palmeiras, como sempre, jogou melhor, se impôs na maior parte do jogo, mas não deixou de ser assustado por um América limitado tecnicamente, porém, batalhador e que vendeu caro à derrota, sucumbindo com dignidade e grandeza a um adversário mais qualificado.

Aliás, o América esteve a pique de empatar, no último lance do jogo com o gol livre em lance que o jogador americano fez o mais difícil e mandou a bola pela linha de fundo..

O 0x1 de ontem consolidou a liderança palmeirense no Brasileirão, com direito agora a 4  pontos de diferença sobre dois adversários diretos, o Galo Mineiro que empatou em Cuiabá e o Curica que volta a jogar fechando o turno, domingo, às 18 H contra o Galo.

O Palmeiras, agora, cumpre seu último compromisso na 1ª fase do Brasileirão, domingo que vem, depois de amanhã, às 16 hs contra o Inter no Allianz.  

Independentemente do resultado do jogo contra o Inter, o Palmeiras, fechará a 19ª rodada como campeão honorífico do primeiro turno do Brasileirão.

O craque do América 0 x 1 Palmeiras de ontem em BH foi Scarpa. Não houvesse ele entrado em campo no lugar de Raphael Veiga (outra vez improdutivo) e o Palmeiras dificilmente teria vencido. Além de jogar muito Scarpa fez o gol da vitória.

Jogaram muito bem Marcos Rocha (o melhor da defesa) e  Gòmes,, mas o destaque maior fica por contra de Éverton que fez uma defesa milagrosa e ajudou a garantir o resultado. Luan e Vanderlan estiveram bem, mas longe de serem protagonistas.

Gostei da atuação de Danilo que, paulatinamente, volta a jogar o que jogava antes de ser chamado para uma ação entre amigos chamada Seleção Brasileira. 

Quem está precisando de uma reabilitação dessa é Raphael Veiga, que, outra vez, não conseguiu jogar o que sabe e pode.  

Dudu foi o jogador individualmente mais lúcido e brilhante do time do Palmeiras, sobretudo pelo que fez no 1º tempo, ratificando que é um craque desequilibrante e melhor do que qualquer atacante da "catação" de Tite, e ao nível de Neymar.

Não obstante ter tido uma grande aplicação tática, ajudado bastante na marcação e se apresentando ofensivamente com jogadas de efeito lindíssimas, toques de calcanhar incríveis e dribles desconcertantes Dudu foi substituído por Mayke, quando Abel Ferreira decidiu segurar e garantir o resultado. Foi boa a atuação do lateral, ainda que jogando  improvisado como ponta.

Wesley, de ótima capacidade individual, ontem preferiu não fazer uso de seus atributos pessoais e atuou voltado apenas à parte tática da equipe, conduzindo-se muito bem. 

Breno Lopes entrou em seu lugar com a disposição de sempre mas jogou pouco para que pudesse ser avaliado.

Em relação a Abel Ferreira não sei e nem compreendo sua lógica surpreendente de não escalar Scarpa de cara, preferindo deixar no banco um dos jogadores mais importantes do meio de campo para a frente.

Essa teimosa fixação já levou o Palmeiras à derrota tanto quanto a ter de trabalhar dobrado ou triplicado para conseguir bons resultados. 

É um pecado mortal deixar no banco um jogador de tamanha capacidade, versatilidade, também craque, exímio chutador, definidor, assistente e artilheiro.

Em relação aos dois centroavantes que estrearam, de estilos e modos de jogar diferentes, vou ser franco, gostei muitíssimo do Lopez e não gostei nada do Merentiel.

Claro que ainda temos de dar tempo ao tempo e esperar que cada qual desenvolva seu trabalho...

Antecipo, porém, que, ao menos ontem nas estreias, o uruguaio mostrou-se um jogador comum e o argentino, diferenciado, muito melhor que o concorrente. 

Fique muito claro que essa não é uma opinião definitiva, mas apenas relacionada ao jogo de ontem que marcou a estreia dos dois atacantes com a camisa palmeirense.

E VOCÊ? 

Gostou do time?

Gostou dos dois estreantes? 

Qual deles lhe impressionou mais?

Quem será o titular?

COMENTE COMENTE COMENTE