Observatório Alviverde

14/10/2020

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA?

 

Os cães raivosos ainda lambem nas narinas o sangue de mais um técnico que, como de hábito, impiedosamente derrubaram e devoraram, Wanderley Luxemburgo.

Para que se se fale apenas de um passado próximo, foi assim com Ricardo Gareca, com Dorival Júnior, com Osvaldo Oliveira, com Eduardo Batista, com Marcelo Oliveira, com Roger Machado, com Mano Menezes e até com o técnico mais vitorioso da história do clube, Luiz Felipe Scolari. 

Há um lugar comum  na saída de TODOS esses profissionais, reconhecidamente homens de caráter, competentes e vencedores:  

tiveram de deixar o clube pela porta dos fundos em face das pressões e ameaças de uma torcida que se autoproclama erudita e diferente, mas que, na realidade é, tanto ou mais do que as outras, um poço de ignorância, de violência, de arrogância e de vaidade, resguardadas as exceções.

Até Tite, agredido no aeroporto, passou por esse trauma ao ser traiçoeiramente traído e deposto por um diretor apedeuta em bola, Palaia. 

Ele preferiu proteger Edmundo Animal -então- um veterano, um ex-jogador na ativa, que eu não sei porque a torcida tanto adora, idolatra e consagra, posto que ele nasceu no Vasco, jogou -muito mais- no Vasco do que no Palmeiras, tendo atuado também no Fla, no Flu, no Cruzeiro, no Santos e até no Curica do que prestigiar um treinador capacitado, sério e responsável!

Depois de pensar muito em tudo isso e de juntar as peças de meu quebra-cabeça no que se referia à demissão de Luxa ontem consumada  eu cheguei (penso, logo existo), a contragosto, a uma conclusão desagradável e extrema, esta:

"pior, muito pior do que qualquer outro motivo, os "derruba-treinadores" que infeccionam a imprensa, e, principalmente a nossa torcida são os maiores culpados por todas as crises que se instalam no time e que o conduzem à derrota"! 

Essa gente, de mentalidade estreita e espiritualmente atrasada, acha que o time tem de ganhar tudo, isto é, todas as competições o que disputa, que a vida é feita, apenas de consagração e vitórias e em razão disso se especializou em derrubar treinadores.

Tresloucados, fanáticos e obtusos, não se conformam quando o time perde e vão sempre em busca de motivos ou de responsáveis pelas derrotas, como se pudesse existir um time capaz de ganhar todas as competições que dispute. 

Isso não existe e é justamente por isso que se disputam os campeonatos, mas os ignorantes jamais pensam assim posto que qualquer tipo de relação amistosa com os "adversários" a quem chamam de inimigos, os  incomoda profundamente. 

A queda de Luxemburgo, previsível e merecida, reconheço, foi decorrente,  em meu entendimento, dos múltiplos erros por ele cometidos, da autossuficiência à arrogância e desta ao compadrio com alguns jogadores em detrimento de outros, e, admitamos, até por sua incompetência em escolher os melhores jogadores na hora da escalação. 

Há que se ressaltar, também, a lentidão do time, inexistência de um esquema tático adrede definido, o excesso de improvisações nas escalações e a falta de crédito ao trabalho dos jovens jogadores recém promovidos das categorias de base.

Da mesma forma acrescente-se ao pacote a negociação do único craque do time, Dudu, tanto e quanto a dispensa (sob pressão da torcida) de vários jogadores que podiam não ser craques mas que davam força ao elenco, tudo isso com um peso significativo. 

Quando houve a imposição de ausências, embora a mídia anunciasse que o Palmeiras tinha o segundo melhor elenco do Brasil, na verdade não tinha...

O Palmeiras não dispunha, sequer, de peças de reposição suficientes, em número e qualidade, embora a culpa por tudo isso não deva ser atribuída inteiramente a Luxa, cujo erro foi o de permitir que o clube negociasse tantos jogadores sem as devidas reposições. 

Mas, entre todas as decorrências que derrubaram Luxa, a teimosia foi a maior delas, sobretudo na teimosa insistência com jogadores "mortos" tipo Lucas Lima e Bruno Henrique (desde que foi ameaçado pela torcida)  em detrimento, por exemplo, de Scarpa que sob Luxa, não jogou sequer uma única partida como meia de ligação em um time que nunca teve um meia de ligação.

De qualquer forma, com todos os erros, omissões e compadrios de Luxa, faço questão de frisar que, em meu entendimento e apesar dos pesares, ele é, ainda, um ótimo treinador. 

A culpa maior pelo desencadeamento dessa crise foi de Gagliotte e dos áulicos da "madama", passando pelo calculismo maldoso da mídia e  desembocando na sanha selvagem dos derrubadores de treinador que há tantos anos infelicitam a SE Palmeiras.  

Vida que segue agora se espera pela chegada intempestiva de um novo treinador e o primeiro nome é o de um argentino obscuro e desempregado, o que não significa, necessariamente, que ele não possa realizar um grande trabalho, caso a mídia e os cães raivosos permitam, Heinze, ex Velez Sarsfield.

Agora saciados, os cães dormem à espera do próximo treinador para derrubar!

Quem será a próxima vítima?

COMENTE COMENTE COMENTE