Observatório Alviverde

16/09/2010

PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO FOI UMA VITÓRIA ÚTIL E ANIMADORA, MAS O GRANDE TESTE SERÁ DOMINGO CONTRA OS BAMBIS!

SOBRE O RESULTADO
1) Os analistas de resultado vão cantar, decantar e exaltar, em prosa e verso, a vitória do Palmeiras em Porto Alegre que eu definiria, apenas, como útil..

2) Alguns, exagerados, dirão que foi uma epopéia, uma odisséia e farão adjetivações gongóricas que definem sempre os resultados, não o conteúdo do jogo.

3) Quem conhece futebol sabe que a vitória verde foi merecida, mas que não  nos traz a certeza ou a garantia de que os nossos problemas estão equacionados ou solucionados. Na melhor hipótese estão, eu diria, encaminhados...

4) Credite-se a vitória palmeirense sobre o Grêmio a dois fatores: primeiro: a felicidade de Marcos Assunção na cobrança de uma  falta aos 14 do 1º tempo, concedendo-nos o importante gol de abertura. Foi uma cobrança de perito, de especialista, linda, perfeita. Ponto.

5) O segundo diz respeito a doação, a aplicação  e a atitude belicista da equipe que, mais do que lutou, guerreou o tempo todo para manter o resultado favorável alcançando, plenamente, os seus objetivos.

6) Tirante isso, foi um jogo de um ataque inoperante, o do Gremio, contra uma defesa sólida, consciente e consistente, a do Palmeiras, respaldada sempre pelo recuo de todos os componentes da equipe, exceto Kléber.

7) O jogo de ontem consagrou a teoria deste OAV que o Palmeiras de Scolari tem de buscar um caminho tático através daquilo que tem de melhor no elenco, os volantes.

8) Sei, perfeitamente,  que o esquema de volantes adotado, provisório e emergencial, não é uma panacéia para as gravíssimas moléstias dos empates e dos maus resultados que infectaram o time.

9) Tampouco é a solução final para um clube que almeja a prática de um futebol eficiente que o conduza aos resultados positivos e às grandes conquistas.

10) Sei que estamos jogando como time pequeno, mas não me incomodo e não me envergonho nem um pouco por isso.

11) O importante, neste momento de uma transição que parece interminável, é respirar, tomar fôlego  e esperar que, com o passar do tempo, com os ajustes no time, com novas contratações ou promoções de garotos da base,  possamos dar a volta por cima e,ufa, finalmente, conseguir montar uma equipe à altura de nossas melhores tradições

SOBRE O JOGO   
1)  O Palmeiras foi um time macho, sacudido  e decidido, ontem, contra o Gremio. Entrou focado exclusivamente no jogo não se desconcentrou em nenhum momento.

2) Enfrentou um Grêmio motivado pela vitória em pleno Pacaembu sobre os Gambás, aguerrido, determinado a vencer pois, assim como o Palmeiras, necessitava,  também, prementemente, do resultado.    

3) Mais do que isso o tricolor gaúcho era apoiado por quase 40 mil fanáticos de uma torcida partícipe e vibrante. Mas o Verdão não se impressionou e nem tomou conhecimento de nada disso. Jogou como deveria jogar sempre, com personalidade, autoridade,  sem medos, receios, sem traumas e sem complexos, do início ao final do espetáculo.                                                                                                                            

4) No início o Grêmio parecia dominar o jogo, mas era ilusão de ótica. O Palmeiras tinha uma linha de quatro bem recuada e muito bem posicionada com Vitor, Ramos, Danilo e Rivaldo que quase encostavam em Deola

5) Logo à frente, Felipão posicionou outra linha, agora de cinco, na intermediária, com  Araújo, Edinho, Assunção, Tinga e até Ewerthon que recuou para colaborar na marcação.O Palmeiras só tinha Kléber isolado como atacante e jogou assim até o final.

6) Não vou creditar, exclusivamente, ao gol precoce de Marcos Assunção, o razoável, ou, melhor, vá lá,  bom  rendimento do time de Felipão porque o Palmeiras transcendeu esse limite.

7) Quando o gol surgiu aos 14 minutos do 1º tempo, era fruto da melhor organização tática de nosso time, que atuava conscientemente, obediente a um desenho tático marcantemente defensivo, é verdade, mas com muita inteligência e presença. nos contra-ataques.

8) Antes do gol o Palmeiras já havia incomodado o Grêmio em uma bicicleta mal direcionada de Tinga, na entrada da pequena área, aos 4 minutos e em um arremate de Marcio Araújo de dentro da área, que cobriu o gol de Vitor.

9) O Grêmio a essa altura, tinha a bola e a ilusão de que controlava o jogo. Impossibilitados de tabelar e de arrematar,  seus atacantes, por mais de uma vez simularam penaltis que, ainda bem, não foram assinalados pelo árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca, que teve ótima atuação.

10) O Palmeiras armou vários contrataques durante todo o primeiro tempo, e o mais perigoso ocorreu em uma pontada de Ewerthon pelo lado esquerdo, aos 25 minutos quando Vitor fez grande defesa e salvou a pátria gremista..

11) O Grêmio desfrutou de algumas situações relativas para a feitura de gols com Douglas e Gabriel ao final do 1º tempo, mas o Palmeiras conseguiu manter a vantagem para a virada dos tempos.

12) Quando o Palmeiras pontuou pela segunda vez, logo aos quatro minutos da segunda etapa, após lançamento milimétrico de Assunção para a fulminante cabeçada de Ewerthon,  ficava claro que o Palmeiras abdicaria de atacar e tentaria exclusivamente segurar o resultado.

13) Nem a entrada de Valdívia aos 20 minutos alterou o panorama tático do jogo, porque o Chileno recebeu ordens explícitas para, primeiro, marcar e tocar a bola visando a administrar o jogo e fazer passar o tempo. Se houvesse o encaixe de uma bola ou um lance de contrataque ...aí sim ele tinha ordens de ir em frente.

14) Foi exatamente assim que funcionou o Palmeiras no segundo tempo, acuado, recuado, empurrado contra o gol e a linha de fundo, mas que não contestou, ousou ou abusou, em momento algum, das ordens expressas de Scolari para guarnecer a defesa e garantir o resultado.

15) Foram escassos os nossos ataques na segunda fase porque o  Palmeiras entrincheirou-se na defesa e lutou com unhas e dentes visando, exclusivamente, à conquista  do resultado.

16) Nem o sufoco territorial pelo qual passou na segunda fase, nem a bola trave demoveram Felipão e a equipe em perserverar no jogo defensivo que deu o presente da vitória ao Palmeiras, no dia em que o aniversariante era o Gremio.

17) Deola jogou demais e Felipão deve estar pensando: "volto com Marcos, ou mantenho o garoto no clássico contra os bambis? Como é boa a nossa escola de goleiros!

18) Vitor melhorou de rendimento, mas está longe do ideal. Não disse que essa nossa dupla de zagueiros (Ramos e Dnilo) é ótima? Rivaldo começou nervoso, mal, disperso, mas conmseguiu se equilibrar. Ainda prefiro Fabrício!

19) Araújo e Edinho vêm sendo os dois jogadores mais regulares de nosso meio de campo. Na comparação entre os dois, Edinho foi melhor contra o Vasco, Araújo foi melhor contra o Gremio, mas Assunção os superou pois foi o fator decisivo na vitória de ontem. Como ele fez falta diante do Vasco. Tinga ficou restrito à esfera do empenho e da doação, não passando de um esforçado. Do mesmo modo que o seu substituto, Pierre,  que marcou, lutou e correu e que pouco apareceu.

20) Fico feliz em poder, finalmente,  elogiar Ewerthon, um investimento altíssimo que não vinha correspondendo. Hoje ele jogou bem e mostrou uma surpreendente condição física como não havia mostrado em partidas anteriores. Será que a partir de agora ele vai pegar no breu? Tomara...

21) Foi substituido por Valdívia que cumpriu apenas uma missão tática e não luziu. Kléber, mais uma vez, isolado à frentre, não passou de um gladiador. Só lutou, pouco produziu.

22) A conquista de vitórias fora de casa, prova, comprova e ratifica o que nós e tantos outros analistas deste blog tem afirmado. O time, neste momento, precisa muito mais de afagos do que de críticas ou reparos. Felipão sabe disso e hoje teve outra linha de conduta no comando do time.

23) Uma pena que ele tenha declarado na coletiva após o jogo que o Palmeiras não está brigando pelo título, restrito, segundo Felipão a Fluminense, Gambás, Cruzeiro, Inter e Santos que, segundo ele, tem elencos mais numerosos e mais qualificados.

Será que ele pensa realmente assim? Ou está querendo, apenas, desviar o foco visando a uma volta por cima?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO