Observatório Alviverde

30/04/2019

CSA X PALMEIRAS. UM JOGO SEM A PRESENÇA DA TELEVISÃO!


Está confirmado: Palmeiras não terá Weverton, Luan, Gustavo Gomes, Felipe Melo, Bruno Scarpa, Bruno Henrique,  Zé Rafael e Dudu no jogo deste 1º de maio às 16 horas em Maceió contra o CSA.

Felipão, conforme prometeu, colocará em campo um time alternativo, cuja qualidade é inegável, mas cujo entrosamento é discutível.

Volta à baila a velha discussão da manutenção constante do time principal ou da escalação de um time alternativo.

De minha parte sou convicto de que esse negócio de time cansado, jogador exausto e outras bobagens, não cola nem com "super-bonder".

O que existe por trás dessa alternativa é a visível tentativa de administrar egos inflados e passar aos reservas a imagem de que eles podem ser aproveitados a qualquer instante no time principal, embora, de um ponto de vista prático, qualquer atleta do elenco saiba disso de cor e salteado.

Em minha avaliação esse é o grande erro em que incorre Felipão. 

Critiquei muitíssimo o velho treineiro na temporada passada e sou convicto de que ele errou mas tive de me render à campanha do time que levou de vencida -com folga e de sobejo- o último Brasileirão.

De qualquer forma, acusem-me de tudo, exceto de incoerência. Por tudo o que disse no ano passado, malgrado a conquista do título, mantenho firme o meu ponto de vista.

Não, não se trata de teimosia, mas de plena convicção. Mantenho, repito, o meu ponto de vista contrário à mudanças estruturais do time a cada jogo, mas não me sinto no direito de criticar porquanto pode dar certo novamente.

Dar certo (sob o meu ponto de vista) não significa apenas e tão somente ver o time campeão, mas cumprindo a sua tarefa com dignidade, altivez e honra dentro de campo. Vencer, será sempre uma consequência.

Voltando aos jogadores poupados, isto é, ao "descanso" dos que não estão cansados, obrigo-me a admitir que a ausência dos oito que não viajaram torna mais difícil a conquista de um triunfo através de um time desentrosado e, em tese, menos capaz e menos preparado.

Sei que muitos já acumularam "munição palavrória" para disparar contra o time em caso de vitória apertadas, de um empate ou até de uma possível porém improvável derrota.

Se qualquer desses resultados sobrevier entrarão para o blog raivosos com ódio e proclamarão aquilo que fazem  há tantos anos, posto que pensam com o coração não com a razão e dirão: "mas eu não disse? Não falei? Não antecipei?

Infelizmente palmeirenses existem que acham que o Palmeiras tem de ser um time invencível e o criticam impiedosamente, ainda que o time seja campeão.

Palmeirenses, outros, também existem que parece que se comprazem com as crises,  vivendo do imediatismo e sempre achando que o Palmeiras não joga contra ninguém.

Se o Palmeiras derrota um "pequeno" aí eles dizem: " ganhar desses é fácil (ainda que não seja!)quero ver ganhar dos Bambis e dos Curicas" .

Se o Palmeiras derrota os Bambis e os Curicas (este ano só perdeu para o Curica) aí eles dizem quero ver é ganhar dos times da Libertadores e assim sucessivamente.

É preciso acabar com esse niilismo, com esse derrotismo que, de uma forma ou de outra, acaba contaminando o time.

Aquela manifestação estúpida dos torcedores em relação a Felipão após uma vitória retumbante e de goleada sobre o Melgar no Peru, evidencia de uma forma muito clara que torcedores palmeirense existem (infelizmente) constantemente derrotistas e movidos à crítica. 

Não ter o que criticar deve ser uma morte para esses torcedores que -muito mais- prejudicam do que supostamente ajudam o time. 

De qualquer forma cada um sabe o que escreve e o que faz e quero dizer que os respeito, ainda que sabendo que estão equivocados.

Deixo registrada a minha observação crítica sobre a alternância de times, com a qual, definitivamente, não concordo, mas adotada por Felipão no ano passado e que acabou redundando em sucesso.

O Palmeiras não chegou na Copa do Brasil porque foi violentamente roubado e estuprado pelo árbitro do primeiro jogo contra no Cruzeiro time que, a exemplo do Curica (não acredite quem quiser, mas eu acredito) é movido não apenas à arbitragens delituosas mas, principalmente, à macumba.


O Palmeiras não ganhou a Libertadores por duas falhas (falta de atenção) ao final do jogo contra o Boca em La Bombonera.

Mas os caras que tanto criticam, meros analistas de resultado, que tanto implicam com os jogadores, tratam o time que disputou com força e dignidade a Liberta e chegou (apenas acidentalmente) em terceiro lugar como se fosse igual àqueles como o Curica, excluídos logo nas primeiras rodadas.

Certamente são os mesmos, os chamados críticos de moral, que se voltaram contra a luminosa ideia de entrega do jogo contra o Bova para favorecer a classificação do Júnior de Barranquila sob a alegação de que "o Palmeiras tem dignidade, moral e não entrega jogos nem que seja para o seu próprio benefício". 

Deu no que deu, Bartolomeu! O Palmeiras poderia ter eliminado um adversário sempre candidato ao título e detentor de tantas "Libertas" pois sempre teve a ajuda da Conmebol et caterva!

O Palmeiras joga hoje no nordeste contra um tradicional time nordestino, o CSA de Alagoas. Quero deixar claro àqueles que insistem em depreciar o futebol nordestino e consideram que só times de investimentos vultosos ganham os jogos e os campeonatos, que estão redondamente enganados.

Muitos times nordestinos têm força e carisma. O CSA é um deles! 

Militei muitos anos no nordeste como cronista esportivo e sei bem do peso e do valor de cada um. O CSA não é um Bahia, um Sport, um Náutico. um Santa Cruze, um Ceará, um Fortaleza é um deles, mas jogando em casa é um adversário extremamente difícil de ser batido.

Acrescente-se a isso o fato de que os três pontos ganhos ou perdidos de um jogo têm o mesmo valor seja contra o Ceará, o Bahia, o Sport ou até contra o CSA.

COMENTE COMENTE COMENTE

---------------------------
TELEVISÃO
O jogo do Palmeiras hoje à tarde em Maceió só poderá ser acompanhado "ao vivo" pelo rádio. As televisões não efetuarão a transmissão.
Em todo o caso fiquem ligados na Internet pois -quem sabe- tudo possa mudar! (AD)