Observatório Alviverde

17/07/2011

A MÍDIA PAULISTANA COMPROVA DE FORMA CABAL E DEFINITIVA QUE A MAIORIA DE SEUS COMPONENTES SÃO F.D.Ps, E O QUE QUEREM MESMO É ACABAR COM O PALMEIRAS!

O episódio da ação, inexplicável, estapafúrdia e inoportuna, do MP que tenta paralisar as obras da Arena palmeirense, por delação de um dirigente que, dizem, ser palmeirense , através de um promotor que, dizem, ser corintiano, CONSAGRA, de forma cabal e definitiva tudo o que dissemos em manchete.

Por mais de uma vez recebi e-mails de componentes da mídia, alguns deles provenientes de jornalistas muito conhecidos, até,  famosos, reclamando das críticas deste e de outros espaços da Web ocupados por palmeirenses à conduta dos profissionais da imprensa.

Eu, que, em outra época militei na classe, sou convicto de que a maior parte das críticas feitas à imprensa paulistana são pertinentes. A mídia palestrina não pode e nem deve se calar ou se curvar diante das afrontas, do desrespeito e das atrocidades midiáticas, diariamente dirigidas ao clube que grande parte da classe jornalística almeja e tem como objetivo, destruir.

Permitam-me uma comparação.

Sem elogiar ou enaltecer Kadafi, a quem, diga-se de passagem, abomino, eu diria que a ação destrutiva da mídia paulistana contra o Palmeiras, só encontra paralelo na ação criminosa da OTAN contra o ditador líbio. A diferença é que o Palmeiras não tem petróleo, nunca fez terrorismo, não faz guerra contra ninguém e nem cometeu delito algum.

Tudo se passa mais ou menos assim, como na fábula do lobo e do cordeiro. A mídia assume a personalidade do lobo e diz ao Palmeiras:

“- Vou devorá-lo porque você, Palmeiras, turvou a minha água. Não adianta querer alegar nada, porque, se não foi você foi seu irmão, se não foi seu irmão foi seu pai e se não foi seu pai foi o seu avô…"

Tem sido assim a ação deletéria da maior parte da mídia contra o Palmeiras, exatamente o que a Otan faz com Kadafi que, tirante o passado, desta vez, apenas e tão somente, exclusivamente, defendeu o seu “reino”, atacado por rebeldes financiados por um grupo de países comandados  pela França e pela  Inglaterra, de olho no petróleo líbio.

Notem que Kadafi, desta vez,  não fez terrorismo, não atacou ninguém, mas, apenas, se defendeu. Ainda assim foi acusado de louco, de genocida, sofre bombardeios sistemáticos da Otan e até já foi condenado, à revelia, pelo suspeitíssimo tribunal internacional de Haia.

Paralelamente, o abominável ditador da Síria, ainda mais cruel que Kadafi, pode tudo para defender o seu governo de exceção. Contam-se aos milhares os mortos na Síria e as dezenas de milhares os feridos pela ação indiscriminada das tropas do ditador contra as multidões que, sem armas, vão às ruas reivindicar os seus direitos e pedir democracia.

Que providências tomou a OTAN ou qualquer país do bloco ocidental em relação à Síria e ao seu sanguinário ditador?  N-e-n-h-u-m-a!

Pelo exposto, vejam o quanto é pertinente a comparação com esses países e a Otan quando se fala dos estádios do Palmeiras e dos Gambás e a relação de ambos com a  imprensa e com o MP. 

O Palmeiras, mesmo cuidando de sua casa, de sua causa e a própria custa, sem dar prejuízo a ninguém, muito menos aos cofres públicos, continua sofrendo perseguições (ou, será que filhos da puta da mídia vão dizer de novo que é mania de perseguição?) de todo o tipo e não tem sossego para dar seqüencia a sua obra?

O Corinthians, igualzinho ao governo da Síria, comete tudo o quanto é atrocidade, isto é, usa terreno público, usa verba pública, recebe benesses fiscais de todos os governos, municipal, estuadual e federal, não faz e diz que não fará a remoção dos dutos que se encontram no sub-solo e ninguém fala nada, muito menos a mídia amestrada e o próprio MP. Há como que um silêncio tácito, cúmplice e misterioso envolvendo a negociata gambá!

Quando uns poucos gatos pingados da mídia ousam escrever alguma crítica, em jornal, revista ou na própria Web o fazem de forma tímida, "subenfática"   e parece que são publicações feitas, exclusivamente,  para dar uma pequena satisfação à população mais bem esclarecida, ou, simplesmente,  para desencargo de consciência jornalística..

No rádio e na TV ninguém fala, r-i-g-o-r-o-s-a-m-e-n-t-e,  nada sobre qualquer assunto que possa ameaçar a obra que o folclórico Lula doou, inconsequentemente,  irresponsavelmente ao Corinthians. Qualquer assunto nesse sentido é retirado de pauta.

Para falar sobre o “carandiruzão” só se for notícia boa como, por exemplo:" Petrobrás se encarrega de tirar, às próprias expensas (com dinheiro nosso) os dutos e as tubulações do terreno do Corinthians". Aliás essa deverá ser, sem qualquer dúvida, a próxima grande notícia sobre o estádio de Itaquera.

Tem sido assim, como vou nominar abaixo, na imprensa, nos órgãos públicos e no próprio MP, (exatamente igual ao descalabro inominável da Otan contra a Líbia), a atitude dos facciosos que pululam na mídia:

1) Bombardeio pesado em cima do Palmeiras, que age dentro da lei e não usa um único centavo do dinheiro do povo na reforma de seu estádio
2) Condescendência total ao Corinthians, entidade privada que, astuciosamente, politicamente, arrumou um jeitinho de construir um estádio à custa do erário e quer convencer-nos de que vai pagar tudo, tintim por tintim. Conversa pra boi dormir! Contem outra!

Fica, mais uma vez, como em milhares de outras vezes,  provada, comprovada, ratificada e sacramentada a PERSEGUIÇÃO implacável ao Palmeiras, orquestrada por gente completamente despreparada para o exercício da nobilitante função jornalística, que pressupõe, intrinsecamente em seu código ético,  o respeito, a imparcialidade e a isonomia de tratamento a todos os clubes.

Há anos que vem se repetindo a mesma cantilena. O “raid”  devastador de críticas, menosprezo e achincalhes contra o Palmeiras não para e parece não ter fim. É lamentável!

Tudo de bom que  o Palmeiras e sua diretoria fazem, nunca tem valor. Os nossos jogadores são sempre inferiores aos das outras equipes e, para a crônica esportiva, nunca temos craques. Pasmem, nem Valdívia, para eles, o é!

Os nossos feitos são sempre minimizados e colocados ao rés do chão. Quando ganhamos um Paulistão, eles dizem que é um Paulistinha, e só Santos, Corinthians e São Paulo ganham Paulistão.

Quando Santos ganhou o Paulistão e a arbitragem estuprou o Santo André em um episódio que só pode ser comparado ao roubo de Castrili contra a Portuguesa, a mídia i-n-t-e-r-i-n-h-a  vergonhosamente se omitiu, preocupada em incensar e proclamar Neymar e Ganso como os dois melhores jogadores do planeta. É muita dissimulação!

O que vale, mesmo, para a mídia,  é criticar sempre o clube que veste verde e denegri-lo, desvaloriza-lo e rebaixa-lo, ainda que não exista nenhum motivo plausível.Virou moda censurar e anarquizar o Palmeiras! Faz tempo!

Mas NINGUÉM falou e nem fala nada da gravíssima crise política da cartolagem do São Paulo, em pleno curso,  auge e efervescência, motivando ações graves que já há algum tempo tramitam na justiça comum.

Da mesma forma, NINGUÉM se aprofundou na análise da saída de Carpegiani e nem falou que a boleirada entregou jogos para derrubar o treinador. Ah, tivesse o problema ocorrido no Palmeiras!

Lá no clube do "arco-iris" tudo é “bonito e maravilhoso”, um autêntico paraíso, um verdadeiro "shangri-la". Como a mídia sempre diz, o São Paulo é o “exemplo” para os demais clubes do futebol brasileiro. É muita cara de pau!

Mas os filhos da puta só não admitem que eles próprios minimizam ou abafam as crises tricolores e agem, na maioria das vezes, em conluio com os interesses do clube da ditadura!.

O São Paulo ficou três jogos sem vencer e eu não li e não me lembro de ter ouvido, nenhuma vez, que o time houvera entrado em uma crise. Ah, se fosse o Palmeiras… Como tem mau caráter na mídia!

Neymar e Ganso não jogaram nada nos primeiros jogos da Seleção, e não jogaram nada mesmo! Ninguém da mídia criticou, com o rigor que ambos mereciam. Bando pusilânimes!

Ficaram, então, esperando os outros jogos. Contra o Paraguai, na fase classificatória, os dois, também, negaram fogo. Como não havia como elogiar a dupla, os homens da mídia transferiram as loas para o jogo contra o Equador.

Contra os equatorianos Neymar e Ganso jogaram, apenas, razoavelmente, mas a turma da mída  mentiu ao povo dizendo que os dois jogaram uma enormidade, muito além da conta. Eles se esquecem que hoje em dia existe televisão e ficam, cada dia, mais desmoralizados. Bando de puxa-sacos!

Por que não são honestos e sinceros vindo a público para dizer que se precipitaram e que erraram na avaliação dos dois garotos, a quem açodadamente, precipitadamente, deram  o "status" de melhores do mundo? É brincadeira!

Por que não reconhecem, agora, que quem tinha razão era Dunga ao não convocar o imaturo Neymar e ao colocar o apenas um pouco mais experiente Ganso em uma lista suplente?

Pelo que mostraram, até agora, na Seleção, Dunga provou que nem Neymar e nem Ganso estavam prontos para jogar a Copa da África. Por que a imprensa, que agora sabe disso, está calada e não disse nada? Bando de oportunistas!

De uns tempos a esta parte, por um mau exemplo do decano da mídia, Juca Kfoury, (um dos cronistas mais fracos e inexpressivos que conheci em 50 anos de militância), e de Milton Neves, o histrião, (se trabalhasse com seriedade poderia ser o maior de todos), os jornalistas passaram (é o fim da picada!) a declarar publicamente através dos próprios veículos em que trabalham os clubes pelos quais torcem ou têm simpatia.

A partir dessa impropriedade, a crônica esportiva paulistana, outrora paradigma nacional, perdeu completamente os parâmetros de sua ação, finalidade  e a própria credibilidade. Virou piada, tornando-se um mero e indigno fórum de discussões inúteis, ao sabor do clubismo de cada profissional. As exceções são poucas!.

Eu poderia ficar aqui discorrendo horas e horas sobre o tema que, para muitos, desavisados, não passa de choro de torcedor de time perdedor. Entretanto a maior parte do público esclarecido que acompanha o futebol, já está ciente de que os fatos aqui relatados são a mais pura expressão, não apenas da verdade do Palmeiras, mas do próprio futebol paulista..

Há algumas frases que a corja de facciosos, (os maus jornalistas) muitos deles, visivelmente, a serviço do dinheiro, da fama ou da paixão clubística, criou para desviar as críticas e justificar a implacável perseguição ao Palmeiras.

“ A torcida do Palmeiras tem mania de perseguição” Mentira!
" Só a torcida do Palmeiras é que reclama da mídia " Mentira, mas é a única que reclama com razão!
“ Isso que a torcida do Palmeiras diz da imprensa é teoria da conspiração”.Mentira!
“ A imprensa só divulga os fatos, não os inventa”. Mentira"!
“ Cronista esportivo não ganha jogos”. Mas ajuda!
“ Jornalista não faz gols”, Mas ajuda determinados clubes a faze-los!
" Jornalista não apita jogo". Mas influi nas escalas, critica os árbitros e os induz, indiretamente, ao erro e ao facciosismo. Existe, entre os quatro grandes paulistas, algum mais prejudicado do que o Palmeiras?
“ Os maiores inimigos do Palmeiras estão dentro do próprio clube”. Verdade, mas por que prestigiá-los?
- “A oposição passa as más noticias para a mídia. Verdade. mas por que a mídia dá tanta importancia a elas e as  maximiza?

E, assim, segue seu curso a perseguição, absurda, sistemática, e imoral, contra a nação verde de quase 20 milhões de adeptos. Não para, e  nem cessa. Quando não é por ação, é por omissão.

A notícia do pedido do MP visando a paralisar as obras da Arena foi divulgada por TODOS os veículos e pela maior parte dos jornalistas com muito alarde e destaque. Apesar do contentamento incontível da maioria dos profissionais, tinham, por obrigação, todos, reconheço, de  faze-lo.

Mas a reação e a resposta do clube, só o Globo.com, pelo que constatei até agora, teve a hombridade de publicar.

Os demais meios de comunicação, agora, parecem torcer para que um juiz togado decrete a sentença que interrompa as obras da Arena. Como estão torcendo (e distorcendo) esses vagabundos!

 http://globo esporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/07/fumaca-de-ministerio-publico-nao-atrapalha-obras-da-arena-palestra.html

Peço desculpas aos colegas sérios e honestos da mídia (apesar de tudo, ainda há um grupo considerável de gente dessa têmpera) por tudo o que escrevi.

Sei que ainda há muitos dos nossos que têm ética, equilíbrio, imparcialidade, dignidade e, acima de tudo, honestidade profissional. Ainda bem!

Vocês, colegas, jornalistas de caráter, que estão vendo a profissão arrasada, dilacerada e humilhada por outros colegas pelegos, patronais, egoístas e inconseqüentes que inventaram e trouxeram à lide os ex-jogadores, as celebridades e outras espécimes que entraram no meio para tomar os nossos empregos, sabem, perfeitamente, que vivemos uma época em que os mediocres e os apedêutas tomaram conta de tudo, até do Brasil!
COMENTE COMENTE COMENTE