Observatório Alviverde

22/10/2009

CALMA COMPANHEIROS, AINDA SOMOS LÍDERES.AINDA DESTA VEZ NINGUÉM NOS DERRUBA!

Verde é a cor da esperança. Eu uso camisa verde, a minha esperança não esmorece, não morre!
Eu continuo acreditando, em que pesem as circunstâncias desfavoráveis do novo desenho que vai tomar a tábua de classificação no próximo fim de semana.
Ontem, mais uma vez, Murici perdeu o jogo ao colocar em campo um time absolutamente óbvio, facilitando o trabalho dos adversários. Além de óbvio, equivocado, haja vista que não tivemos volante de contenção em um jogo em que, com o avanço necessário de nossos laterais, seria uma peça obrigatória, a fim de proporcionar consistência à defesa e resistência aos contrataques que trucidaram a nossa equipe.
Foi o mesmo erro da partida anterior e esse erro tem um nome, Murici. Mais uma vez ele escalou Edmilson como volante, quando se sabe que esse jogador não tem características para exercer a função. Edmilson, consagrado, vaidoso, cheio de sí, não consegue guardar posição e nem se limita a defender, ainda que a tática adotada o obrigue a exercer esse papel. Que não se culpe tanto a defesa, sobrecarregadíssima, mas, muito mais, Edmilson que já não aguenta atacar e defender com a mobilidade e velocidade exigidas pelo futebol de hoje.
Fala-se muito que os laterais avançaram pouco, notadamente Armero. Mas como avançar se ficava um buraco às suas costas sem a necessária cobertura de um volante que não se apresentava nunca?
Por que Muricy não inverteu, mais uma vez, as posições de Souza e Edmilson? Souza é bom para desarmar, mas não apoia e nem entrega bem. Edmilson não é bom para desarmar mas apoia e entrega bem.
E lá na frente, hein? Que gracinha o senhor Diego Souza! Sempre embolado, sempre pela faixa do meio, sem cair para os lados do campo, sem tentar uma mísera jogada individual. Lembrem-se de quantos gols ele fez cambando pelo lado direito do campo, local que favorece ao drible e a chegada, fora o fato dele tirar sempre o seu marcador da área, facilitando os companheiros.
E o Vagner Love, meus amigos ? Sempre individualista, querendo dar uma de estrela e resolver o jogo sozinho, tentando, sistematicamente. o drible desnecessário. Ele também foi outro dos responsáveis pela "debacle" de ontem em Santo André. Que decepção!
Mas nós ainda temos chances sim, senhor. Temos, em primeiro lugar, de torcer por derrotas de nossos principais adversários e isso é absloutamente factível. Ou vocês acham que o Vitória não tem condições de aprontar em cima do Galo, mesmo em Belo Horizonte? Ou que o Grêmio não pode segurar o Internacional mesmo no Beira Rio? O São Paulo terá moleza contra o Santos na Vila? O Flamengo vai ganhar fácil do Bota dentro do Engenhão?
Sei que é difícil, mas não seria surpresa se continuássemos mantendo a mesma distância sobre os nossos adversários.
Mais díficil, entretanto, está sendo voltar a jogar bem. A fraqueza de nosso elenco se expõe como as visceras de um porco abatido pelo ventre. Não temos Maurício Ramos, não temos Pierre, não temos Cleiton Xavier e, por conseqüencia, não temos Diego, o nosso principal jogador. Nossa espinha dorsal foi partida ao meio sem que pudessemos consertá-la convenientemente. Precisamos, agora, dar uma volta por cima. Sinto-me, neste momento, como se estivessemos em meio do deserto, com apenas um cantil de água, representado pelo pontinho que nos mantém na LIDERANÇA. Apesar de tudo, continuamos melhor do que todos os outros que não têm nada. Meus amigos, não vamos perder a fé, não vamos perder a esperança. No frigir dos ovos, esse pontinho pode fazer a diferença a nosso favor. Sei que é difícil, mas não é impossível para nós que torcemos para um clube que usa camisa verde! Vamos agora atropelar o Goiás na quinta-feira que vem. Temos uma semana para pensarmos as feridas, repensarmos o grupo, as atitudes, o time e partir para uma vitória consagradora que nos deixará a seis degráus, apenas, da consagração final AVANTI, PALESTRA!