Observatório Alviverde

28/09/2019

A MÍDIA SE PRECIPITA QUANDO DÁ COMO FAVAS CONTADAS QUE SÓ FLAMENGO E PALMEIRAS LUTAM PELO TÍTULO!!!



A palavra "p-r-e-c-i-p-i-t-a-ç-ã-o" foi a mais amena que encontrei para definir bem a atuação infantil da mídia brasileira, quando aponta como favas contadas o título do Flamengo no Brasileirão.

Descabidamente afirmam que só Palmeiras e Flamengo podem chegar ao título e que, entre ambos, o favoritismo carioca é total.

Ao menos entre os profissionais que vi, li e ouvi abordando o tema em rádio, jornal, TV ou até mesmo em contatos pessoais, o alegado favoritismo flamenguista é de tal monta, (para eles, para eles, para eles, claro), que nem seria necessária a disputa das 17 rodadas que separam os clubes do final desta temporada.

Eles deram tanta divulgação a essa hipótese que agora torcem muito para que aconteça, a fim de que não fiquem desacreditados e desmoralizados perante a opinião pública. 

A situação chegou a tal ponto que a esmagadora maioria dos jornalistas não se peja em negar, omitir e esconder os erros de arbitragem que tanto têm favorecido o time carioca.

O pior são as loas exageradas, os elogios muito além das façanhas e os louvores celestiais a um time que não passa de um bom time e, ainda assim, para os parâmetros do futebol fraco que se pratica no Brasil de hoje.

Em resumo: o Fla é um time igual a poucos e melhor que muitos do Brasileirão, mas está muito longe de ser a potência técnica e tática em que mídia brasileira quer transformá-lo.

Longe de ser imbatível como tanto deseja a maior parte da mídia, tudo indica que, no mínimo, o Flamengo vai sofrer bastante esta noite diante dos Bambis. Sabem por quê?

Além de não serem prejudicados pelas arbitragens porque o presidente da CBF é sãopaulino assumido e os juízes temem por isto, os atletas tricolores jogarão embalados pelas almejadas saída de Cuca e entrada de Fernando Diniz.

Não tenho dúvida de que os Bambis vão dar tudo o que têm contra o Fla, em decorrência da necessidade de reabilitação e da sobrevivência na relação dos clubes que vão brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. 

Quero dizer à mídia precipitada e clubista que, além do Flamengo, isto é,  do sétimo colocado (Grêmio) ao segundo colocado (Palmeiras), passando pelo Santos, Inter, Curica e o SPFC todos esses clubes têm chances de ganhar o título do Brasileirão, uns mais, outros menos.

Bastam alguns tropeços dos líderes (Fla e Palmeiras) perfeitamente possíveis, e que qualquer clube entre os outro cinco comece a ganhar pontos, o panorama pode se alterar rapidamente.

Se a mídia colocasse assim: O Fla que está com o time ajustado com grandes jogadores, tem as maiores chances de vencer mas o Palmeiras -perigosamente- está em seus calcanhares e Santos, Inter, Curica e Grêmio, mesmo correndo por fora estão na luta pelo título, aí, sim, haveria equilíbrio e coerência nos comentários e nas declarações. 

Mas a mania de promover Fla, Curica e São Paulo parece que nunca vai terminar.

------------------------------------------
FALEMOS, AGORA, DE INTER X PALMEIRAS, NO BEIRA-RIO!

A tarefa do Verdão neste domingo não será tão fácil. 

Jogará, novamente, em Porto Alegre enfrentando o tradicional ambiente inóspito, como de hábito,  criado por um dos adversários mais sujos que se enfrenta no Brasil, o Inter. 

Mais cadê algum diretor palmeirense (onde estão Gagliotte e Matos?) para denunciar antecipadamente os maus tratos de que o Palmeiras sempre é vítima quando atua no Beira-Rio e prevenir possíveis irregularidades e pressões?

O trio que apita amanhã no Beira-Rio, por coincidência, é todo catarinense. 
 
Arbitro central, Bráulio da Silva Machado, da Fifa, auxiliado por Helton Nunes e Thiago Americano.

Sabem que comanda o VAR?  Wilton Sampaio, de Goiás.

O que eu acho curioso é que o trio escalado seja de um estado vizinho, muito afim do Rio Grande do Sul, onde grande parte da população cultiva a cultura sul-riograndense e torce por times gaúchos. Tomara que Bráulio não seja colorado, mas, tricolor, hahahahahaha.

Em relação ao time palmeirense para amanhã, com o retorno de Marcos Rocha, Mano não tem nenhuma dúvida e vai colocar em campo o melhor time possível na atual conjuntura:

Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomes, Vitor Hugo e Diogo Barbosa.
Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa e William.
Dudu e Luiz Adriano.

O Inter, historicamente, é um adversário tabu na vida do Palmeiras. De 1967 aos dias de hoje, os times se enfrentaram 72 vezes, com 31 vitórias do Inter, 21 do Palmeiras e 20 empates.

No último Palmeiras x Inter válido pela terceira rodada do Brasileirão, o Palmeiras derrotou o Inter no Allianz por 1 x 0, gol de Deyverson de cabeça após cobrança de córner perfeita de Dudu.

Naquele Palmeiras x Inter,  a estatística do jogo foi esta:

Palmeiras x Inter
Posse de bola: Palmeiras 31% x 69% Inter
Finalizações: Palmeiras 12 x 8 Inter
Chances reais de gol: Palmeiras 7 x 1 Inter
Cabeçadas: Palmeiras 5 x 1 Inter
Bolas alçadas na área: Palmeiras 10 x 17 Inter
Escanteios: Palmeiras 4 x 5 Inter
Faltas: Palmeiras cometeu 14 faltas e o Inter, 18
Passes errados: Palmeiras 20 x 22 Inter
Passes certos: Palmeiras 135 x 383 Inter
Jogadas pela lateral: Palmeiras 4 x 10 Inter 10

No primeiro turno, jogando no estilo Felipão, isto é, fechado, guarnecendo a defesa, com pouca posse de bola e explorando os contra-ataques, o Palmeiras venceu o Inter por 1 x 0, criando 7 chances reais de gol contra 1 do adversário.

Amanhã, atuando no estilo Mano Menezes, isto é, guarnecendo também a defesa, como disse Mano,  no estilo de Felipão, mas com o time passando a  trocar passes, valorizar a posse de bola, adiantar os meias e os laterais de acordo com os lados de campo e as necessidades o que você espera do Verdão?

 COMENTE COMENTE COMENTE