Observatório Alviverde

30/01/2018

RÓGER MACHADO ADVERTE O ELENCO PARA OS PERIGOS DA SOBERBA!



Róger Machado declarou ontem que "o Palmeiras é o time a ser batido neste Paulistão", o que não é e nem representa nenhuma novidade para os comentaristas deste blog e nem para este editor.

Todos NÓS que fazemos o OAV, de há muito já expusemos e antecipamos essa situação que o novo técnico palmeirense, ao contrário de seus antecessores, com sensibilidade e sabedoria não apenas notou, anotou, divulgou mas ousou propagar.

Ao afirmar que em função do alto investimento, do bom início de Paulistão tanto e quanto da expectativa e do temor que tudo isso infunde nos adversários, o Palmeiras começa a ser visto de uma forma diferente e passa, entre todos,  a ser o time a ser batido.

Em última análise significa que adversário algum proporcionará moleza ou facilidade ao Palmeiras e sempre estará procurando formas e fórmulas para derrotá-lo dentro e fora de campo.

Correndo por fora mas mordendo pelas beiradas, a mídia inicia uma campanha de loas e louvores gratuitos ao time, como se, de fato, estivesse (apesar de tudo o que se sabe da conflituosa relação Palmeiras/mídia)maravilhada e rendida ao novo time montado para a temporada em curso.

Quem não percebe, porém, que os jornalistas, através de falsos elogios, apenas e tão somente estão colocando o time na berlinda, com segundas, terceiras, quartas e quintas intenções de mandar o Palmeiras para os quintos dos infernos!

Os elogios, quem desconhece, são feitos - a maioria deles - de caso pensado objetivando desgastar o elenco, insuflar os egos da rapaziada, criar o  clima de "já ganhou" e colocar o Verdão contra todos os demais clubes que disputam os campeonatos, ora o Paulista.

O Palmeiras, verdade seja dita, tem agido corretamente ao retirar o elenco do alcance e da convivência exagerada com mídia, ao limitar as entrevistas e o contato pessoal da rapaziada com aqueles que adorariam ver o Palmeiras submetido, derrotado, humilhado e preferentemente, rebaixado.

Os caras, quem não percebe, adorariam retaliar ou se vingar, mas como não podem fazê-lo abertamente (não têm força suficiente para tal) agem sub-repticiamente mais no sentido de impedir que o time consiga os títulos, o que, na prática é muito mais fácil.

Fico feliz e satisfeito que Róger tenha percebido a manobra com ampla antecedência e já inicie o processo de vacinação moral do elenco contra essa autêntica febre amarela da vaidade, do ego inflado, da autossuficiência e de todos os males decorrentes do orgulho e da vaidade, como é conhecido o último e o mais daninho dos sete pecados capitais.

Para São Tomás de Aquino, o maior filósofo da igreja, a soberba era um pecado tão prejudicial que deveria ser tratado em separado dos demais...

Fico satisfeito que a medida de contenção dos ânimos e a sugestão para que a bola da vaidade seja colocada suavemente no chão seguro da realidade, já esteja sendo tomada com uma prudente antecipação pelo jovem treinador palmeirense, que já adverte a rapaziada contra os perigos da soberba e prega a simplicidade de jogo e a modéstia, o despojamento e a humildade em campo.

De minha parte, atribuindo todos os encômios a Róger, pelo conhecimento e sensibilidade demonstrados no caso em epígrafe, eu quero, também  humildemente, ressalvar que o elenco do Palmeiras tem de ser, sim, humilde. 

Humilde, muito humilde e sempre humilde, mas sem nunca se humilhar!!!


COMENTE COMENTE COMENTE

PS
Para o desespero da mídia anti, já são mais de 25 mil  os ingressos vendidos para o clássico de domingo contra o Santos e, percebam,  ainda não chegamos nem perto do horário comercial que abre a terça-feira que o antecede!

Atestado claro e evidente da grandeza de um clube que possui a maior torcida do interior de São Paulo e uma das três maiores do país!

Não, não me achincalhem ou digam que sou eu que estou, fanaticamente, lançando ao ar ou inventando dados.

São os números que provam! (AD)