Observatório Alviverde

05/01/2015

FOLHA/UOL: UM PORTAL DA WEB DOENTE E INCURÁVEL EM ANTIPALMEIRISMO!



Aqui pra vocês, FOLHA/UOL! Aqui mídia podre!

Outro dia a UOL fez uma belíssima reportagem abordando a "Mídia Palestrina", tecendo loas e rasgando seda ao que passaram a reconhecer como o segmento mais importante de divulgação do Palmeiras.

Tradicional antro, digo, reduto de sãopaulinos, muito me admirei pela iniciativa, imaginando que, enfim, houvera chegado a termo, a antiga perseguição, velada ou declarada, desse portal ao Palmeiras. Ledo engano!

Anteontem a UOL ironizava o interesse do Palmeiras pelo centroavante Rafael Marques ao chamar o jogador de "queridinho de Oswaldo de Oliveira". 

Queridinho, se a turma do UOl quer saber mesmo, é o meu cazzo!

Leiam:
 
"Oswaldo indica "queridinho" Rafael Marques para ser artilheiro no Palmeiras"!

Ontem, não satisfeitos, repetiram a ironia:

"Xodó de Oswaldo, Rafael Marques já foi"estagiário" no Palmeiras"!

Esse negócio de queridinho, xodó, fofinho e amorzinho é  típico de tricolores, não de alviverdes! Eles próprios que o digam!

A divulgação de que Marques foi "estagiário" no Palmeiras, também está eivada de maldade, pois visa a enfurecer a torcida, colocando-a contra a contração e desvalorizando-a.

Mas essa primeira ironia veio acompanhada de outra, em que, eu, num primeiro momento, não enxerguei como maldade! 

Só percebi a verdadeira intenção de quem escreveu a matéria, a partir do momento em que a tendenciosa UOL incorreu em uma proposital omissão da realidade dos fatos. 

Leiam, mais!

"Agente descarta Ricardo Oliveira no Palmeiras e negocia com grande de São Paulo"!

Quando se lê a manchete, fica claro que Ricardo descartou o Palmeiras, permanecendo a imagem de que o obscuro empresário do jogador houvesse recusado a colocá-lo no Verdão.

Na matéria, porém, eles deixam claro que o empresário de Ricardo Oliveira ficou P... da vida porque o Palmeiras contratou Leandro, das mesmas características de seu pupilo e, para não correr riscos de vê-lo no banco de reservas, abortou o negócio.

Não tenho a menor dúvida de que a divulgação manchetada distorcida é proposital, haja vista que a maioria das pessoas lê, apenas, os destaques dos portais. 

Na manchete, mais uma vez,  a UOL projetou a imagem de que o Verdão perdeu de novo. Uma vergonha!

Leiam o trecho correspondente: 

"...De acordo com o agente, o problema com o Palmeiras foi que o clube resolveu contratar Leandro, da Chapecoense, atleta de estilo semelhante ao de Oliveira".

Além de não ter o representante de Ricardo, Sr. Oldegard Filho descartado nada, (foi o Palmeiras que descartou Ricardo) ficou, sim, muito esquisito eles terem publicado que Ricardo agora "negocia com grande de São Paulo", como se o Palmeiras fosse um clube pequeno. Va pra Apucarana!

O certo seria eles terem publicado que "Ricardo negocia com OUTRO grande de São Paulo".

Esses mesmos soretes da UOL tiveram a cara-de-pau de publicar, semana retrasada, que o Palmeiras "havia sido derrotado, mais uma vez pelos bambis" ao perder a contratação de uma aposta, Thiago Mendes, que, segundo as suas mentiras, "optou pelo time mais organizado, vencedor e mais perto dos títulos, os bambis"! 

Por que os foquinhas incompetentes da UOL não mencionaram a verdade verdadeira de que o Palmeiras desistiu de Thiago e optou por Gabriel Dias, uma realidade, muito melhor e mais vivido do que o goiano, a pedido de Oswaldo de Oliveira, que trabalhou com ele, no Botafogo?

O fato é que para esses FDPs o Palmeiras perde sempre, até quando contrata jogadores! Mas a crítica de que os bambis atropelaram a ética, prática comum deles, negociando diretamente com o jogador em detrimento do Goiás, por que não rolou?

Isso tudo pode parecer algo de menor valia, inútil e desprovido de importância, mas não é bem assim, porque representa um marketing negativo constante contra o Palmeiras que funciona, há anos, como um "mantran" e é responsável também, pelo processo gradual de apequenamento por que passa o clube.

Na verdade, os foquinhas que pululam nas redações, talvez em razão das pouquíssimas referências profissionais dos dias de hoje, desde cedo aprendem que faz parte integrante de suas  atribuições menosprezar, desmoralizar, achincalhar, anarquizar, esculhambar e rebaixar o Palmeiras.

Isso, em parte, explica a ação dos chamados cronistas palmeirenses que, se não chegam a tanto, estão sempre dispostos a proferir uma crítica ferina e escarnecedora contra o clube.

O Palmeiras, estamos advertindo há quase dez anos, e, vamos repetir, precisa coibir e estancar esse trabalho de desmoralização que a mídia impõe ao clube.

Sou contra quaisquer interferências no que respeita as opiniões emitidas pelos jornalistas, por mais fortes e injustas que sejam, haja vista que, democraticamente, temos de admitir a opinião alheia e o contraditório.

Mas o Palmeiras deveria reclamar, sim, por cima, em contato direto com as diretorias dos órgãos de comunicação, da forma desleal e maldosa como os jornalistas colocam as suas notícias, sempre de forma (propositadamente) ambígua e  destrutiva, não sendo nenhum exagero afirmar-se que o Palmeiras, atualmente, perde sempre, no campo, nos bastidores, e, até, no noticiário!

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV

Ontem, acompanhei, na TV, a narração de um locutor da nova geração que me fez lembrar o saudoso Luiz Noriega no que concerne à perfeição do sincronismo entre o áudio e o vídeo. 

Não me refiro ao padrão vocal, ítem no qual, na geração atual, não existe um só narrador, entre todos que conheço, que possa chegar perto da qualidade do velho Noriega!

Noriega, o pai, foi um dos maiores craques da narração televisiva de todos os tempos, a quem o meio não reconheceu nas proporções devidas, o seu real valor artístico, muito em face de sua seriedade, austeridade, linha de conduta isenta independente e absolutamente imparcial na análise dos fatos. 

Isso incomoda demais a classe! Já senti na própria pele e sei o que é isso!

Toda a vez que eu ouvir um relato televisivo à beira da perfeição, certamente me lembrarei do irretocável Noriega cuja foto publico para que todos o relembrem e reverenciem.
 

Noriega, o pai, que não está mais entre nós, foi, sem qualquer dúvida o mais isento e imparcial entre todos os narradores de TV que conheci.

Da mesma forma, foi aquele que, em todos os tempos, mais bem dominou a técnica do audiovisual que tem de caracterizar uma transmissão televisiva.

Hoje as transmissões se tornaram mera sessão de comentários, (Galvão, Machado, Luís e toda a intolerável escola global), melancólicos programas humorísticos (Silvio Luiz e Milton Leite) ou barulhentas e intragáveis narrações de rádio (Téo José, Ulisses Costa e outros).
  
Espero que o que vou dizer agora, não venha a prejudicar o profissional, a quem, sequer conheço, mas a quem vou elogiar, pela sua brilhante performance na narração de São Paulo 7 x 0 Serrano durante os 46 minutos de jogo a que assisti pelo Sportv.

 
Bachin Júnior, reto, correto, isento, imparcial, despreocupado em fazer automarketing ou em projetar a sua imagem, mas em fazer, apenas, o jogo, é um locutor através do qual sempre se sabe quem está com a bola ou protagoniza as jogadas.

Da mesma forma, não fica falando que o time A jogou tantas vezes com o B, que foram tantas vitórias e derrotas de cada um e tantos empates, tantos gols marcados e aqueles dados furados que quem se interessa em saber, pesquisa na Internet.

Também não ficou repetindo, o tempo todo, que o São Paulo era o soberano, nem ficou apresentando as estatísticas dos bambis em suas participações na Copinha.

Aliás, por falar nisso, está um acinte, uma vergonha o puxasaquismo de muitos narradores do Sportv que não conseguem mencionar que o Cu-rintia vai jogar sem falar antes que é o timão, o poderoso ou o maior vencedor de todas as copas. É,  i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e!

A respeito do Palmeiras que ganhou a mais importante de todas as Copas São Paulo, a Copa dos campeões da Copa, nenhuma palavra!

Aliás, a imprensa paulistana, a pior e mais tendenciosa do mundo, conseguiu convencer o público que a Copa São Paulo ganha pelo Palmeiras,  não foi uma "Copa São Paulo" simplesmente porque o Palmeiras foi o "Campeão dos Campeões". 

Cá, entre nós, agiriam eles assim se o Campeão dos Campeões houvesse sido o Cu-rintia, os Bambis ou o Santos? D-u-v-i-d-o! 

Mas quem da mídia atual tem a coragem de peitar os Kfouris, Neves, Birners, Prados,  Rimolis e outros "mestres" do (anti) jornalismo rejeitando essa abominável ideia de jerico, passando a informação verdadeira de que o Palmeiras foi, sim, o melhor campeão da copinha?

N-I-N-G-U-É-M! 

(AD)