Observatório Alviverde

11/06/2016

CUCA ESQUENTA A CUCA PARA ESCALAR O TIME DO PALMEIRAS QUE BUSCA A LIDERANÇA DO BRASILEIRO!


 Resultado de imagem para esquenta a cuca

O treino deste sábado define o time que Cuca põe em campo para tentar vencer o derby. Ele há de vencer!

Cuca vai ter de pesar, pensar e medir -muito- para definir escolhas corretas que não mexam tanto com a estrutura e com o modo de atuar da equipe. 

Na quarta zaga reside o maior problema: Vitor Hugo o melhor do país na posição -suspenso- não vai jogar. 

Canhoto que cobre com perfeição o lado esquerdo da defesa, tanto e quanto contém os avanços do lateral adversário e marca implacavelmente quem quer que procure o jogo pelo seu setor, Vitor Hugo -além de tudo- é um zagueiro artilheiro e exímio cabeceador, (repito)o melhor do futebol brasileiro, atacando ou defendendo, defendendo ou atacando. 

Vitor Hugo será uma ausência muito sentida no "derby" de amanhã e fará falta demaaaaaiiisss ao time do Palmeiras!

Sou convicto de aquele árbitro baiano do Palmeiras x Grêmio que aplicou-lhe o segundo cartão deve ter recebido ordens explícitas para pendurá-lo, embora eu reconheça que o terceiro cartão contra o Fla que o afastou do "derby" tenha sido justo, justíssimo e inquestionável.

As opções naturais para substituir Vitor Hugo são Edu Dracena e Thiago Santos que, no duro no duro, representam duas improvisações. 

Dracena experiente e rodado zagueiro de área, o central, como se dizia antigamente, é quase da posição, pois atua pela direita e Thiago é volante, com a agravante de que ambos são destros.

Eu, -falando exclusivamente por mim- sem mais pensar, optaria por Thiago Santos que conhece menos a posição, é verdade, mas tem muito mais juventude, vitalidade e, principalmente, velocidade.  

Se Cuca optar por Dracena, será bem melhor que o veterano zagueiro atue pela direita e Thiago Martins -também jovem e veloz- seja deslocado e passe para a esquerda.

Para fechar a lateral sinistra, tanto com Zé Roberto quanto com Egídio, (prefiro, mil vezes, o Egidio) será necessária a presença de um jogador veloz, versátil e de muita disposição.

Esse atleta terá de ser bom na antecipação eficiente na cobertura, tem de saber jogar na sobra para cobri-los quando apoiarem, tanto e quanto ajudá-los no trabalho de combate, marcação e confrontação direta com os atacantes curicanos. Martins reúne essas credenciais!

O lado direito do Curica é o lado efetivamente mais forte com Fagner, um dos melhores laterais apoiadores do futebol brasileiro e por onde o time deles costuma transitar, trocar passes, tanto e quanto criar e realizar as principais jogadas de preparação. 

Por tudo isto, eu escalaria Thiago Santos, jogador versátil, alto, excelente físico grande marcador, embora Cuca, fiel ao seu estilo de treinador imprevisível, possa surpreender com Roger Carvalho e Fabiano na quarta zaga, com Luan de lateral esquerdo ou falso ponta, fazendo uso daquelas alterações ousadas e situações que muitos têm como fora de senso ou "loucas" mas que costumam surpreender o adversário.

Como, você que me e participa deste OAV, resolveria o problema? 

Escalaria quem na quarta-zaga e quem na lateral esquerda? 

Alguns órgãos midiáticos estão dando como certa, também, a volta de Barrios ao time, comandando o ataque, com o sacrifício de Róger Guedes.

Essa, porém, seria outra "alteração-surpresa" que, se adotada, mexeria com a forma de jogar do Palmeiras ofensiva, agressiva e que vem dando tanto certo.

O Verdão abdicaria (ao menos inicialmente), da tática da velocidade e do talento individual de seus atacantes, e isto não é bom.

Assim, trocaria o que vem dando certo pela presença de um centroavante fixo tipo "tanque de guerra" de bom poder de fogo, reconheço, mas de pouca mobilidade e movimentação, reduzida capacidade de marcação e muito mais afeito ao jogo aéreo e às bolas alçadas, tipo de jogo que o time atual do Palmeiras já provou que não sabe fazer bem.

Conhecendo todas as alternativas e perspectivas de Cuca, que time, afinal, você imagina ele vai colocar em campo para jogar o "derby" de amanhã?

Estivesse você no lugar de Cuca, que time você escalaria para começar o maior clássico do futebol brasileiro contra o Curica?

COMENTE COMENTE COMENTE
A todos que me desejaram um pronto reestabelecimento, muito obrigado e que Deus os ilumine! (AD)