Observatório Alviverde

12/10/2019

PALMEIRAS X BOTAFOGO. COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS O JOGO, ATÉ QUE SEJA PUBLICADA A POSTAGEM FINAL!



O Palmeiras, apesar da importante vitória sobre o Bota, continua não dependendo apenas de si  para chegar ao título brasileiro, matematicamente possível, mas, de um ponto de vista prático,  tido como improvável.

Dependerá, claro, de vitórias seguidas do alviverde e de tropeços de seus dois rivais mais bem colocados na tabela, Santos e Fla.

Até o Santos entrar em campo hoje em Porto Alegre onde enfrenta o Inter, o Palmeiras o supera em pontos ganhos e estabelece 50 x 47. Se os santistas perderem a diferença se consolida tanto e quanto o Palmeiras retorna à vice-liderança do Brasileirão!

Da mesma forma, se o Fla vier a empatar ou perder para o Athlético esta tarde em Curitiba, resultados perfeitamente viáveis, o Palmeiras veria a igualdade estabelecer a diferença de 6 pontos e a derrota carioca manter a diferença do momento, que é de 5 pontos.

E se me permitem a brincadeira, já pedi a minha esposa para que me empreste um ventilador  e uma toalha gigante para que eu coloque ao lado da TV e possa secar Santos e Fla.

Estou desejando ardentemente que o Palmeiras ou até o Santos ultrapassem o Santos para ver a carantonha da turma da TV que não só dá como certo mas garante que o Flamengo já ganhou o Brasileirão. 
  
FALANDO DE PALMEIRAS 1 X 0 BOTAFOGO  

Não sei porquê a mídia e os palmeirenses da turma dos eternos insatisfeitos estão criticando acerbamente o time do Palmeiras apesar da vitória sobre o Botafogo por 1 x 0.

Os caras acham que do outro lado nunca tem time e que o Palmeiras tem a obrigação de ganhar todos os jogos que disputa e dar espetáculo contra qualquer equipe que enfrenta no
Brasileiro. 

Ledo engano,  profunda prepotência e suprema arrogância. Fosse assim para que disputar campeonatos?

Então, se o time joga mal e ganha eles imitam a mídia dizem que não basta a vitória porque o time tem de jogar bem. Mas o Curica pode e sempre é elogiado!

Se o time joga bem e não ganha eles, assim como a imprensa afirmam que não adianta atuar bem, porque o que vale mesmo é a bola na rede. Mas os Bambis podem e apesar de não ganharem nada há largos e longos 10 anos, são sempre elogiados.


Quando implicam com os jogadores, então, vão até o fim nas críticas ao ponto de não reconhecer quando um atleta entra em campo e arrebenta no jogo.

A grande realidade é que jogadores que alcançam o status de atuar no Palmeiras, com raras exceções, são, todos eles atletas minimamente de razoável para boa capacidade técnica que dependem, muitíssimo, de um esquema afim com as suas características. 

Ontem o Palmeiras dominou completamente o jogo contra o Botafogo, impôs o seu jogo e aniquilou completamente o time carioca. Como ganhou "só" de 1 x 0 dizem que jogou mal!

Para que se tenha ideia do domínio avassalador e subjugante do time de Mano, o Palmeiras asfixiou de tal forma o time carioca, ao ponto de Prass ter, durante o jogo todo, feito uma única defesa, importantíssima, aos 40 do 2º tempo, defesa essa que salvou e garantiu a vitória alviverde.

Marcos Vinícius fez um excelente lançamento para Luiz Fernando no ataque, na posição compreendida entre Vitor Hugo e Diogo Barbosa. O meia botafoguense invadiu a área livre de marcação com a bola dominada e tenta finalizar, mas Fernando Prass mostrando toda a sua experiência e categoria, saiu do gol, foi de encontro ao botafoguense e ficou com a bola!

Em contraposição, como frisou Mano na entrevista de após o jogo, seu time criou (sem exagero) dezenas de situações de marcar nas mais de vinte vezes em que chutou contra o gol do Bota.

Eu não quero usar a expressão corrente no futebol, também usada pelo técnico palmeirense na coletiva e dizer que "faltou capricho nos arremates e precisão no último passe ou coisa assim" pois isso não existe.

Os jogadores palmeirense que tentaram o gol fizeram de tudo para marcar mas foram obstados em suas pretensões pela retranca botafoguense, pela excelente performance defensiva de seus zagueiros e, sobretudo pela espetacular atuação do goleiro Diego Cavalieri. 

Concordo com Mano que o placar moral do jogo deveria ter sido de 3 até  4 x 0 para o Palmeiras que mandou no jogo, subjugou inteiramente o adversário,  impedindo-o de jogar, num confronto em que não houve nenhum jogador, nem Lucas Lima, que não houvesse se esforçado ou deixado de se empenhar.

Volto a abordar o tema do latifúndio existente à frente de Luan e Marcos Rocha pelo lado direito da defesa.

Hoje o Palmeiras cuidou um pouco mais da marcação pelo setor direito da defesa com os recuos de Scarpa e, principalmente, de Bruno Henrique visando ao primeiro combate e recuo para a cobertura do setor pelo qual o Flamengo liquidou o Verdão no último Fla/Pal.

Ainda assim o Botafogo tentou jogar por lá várias vezes, tendo levado vantagem em alguns poucos lances, sendo este um problema que muito me preocupa. 

Em compensação do meio para o lado esquerdo pode-se dizer que o Palmeiras esteve quase perfeito na marcação e na saída de bola.

Jogando um futebol de primeiríssima linhagem, Thiago Santos, não tanto ou apenas pelo gol, embora, também, pelo belíssimo gol que marcou em tabela pelo meio com Scarpa, foi, disparadamente, o melhor palmeirense em campo.

O lance do gol, fruto do arrojo, inteligência e confiança no próprio taco da parte de Thiago, evidencia que o subaproveitamento dele, sempre utilizado exclusivamente para fins defensivos e de garantia de resultados, muito o prejudicou nos esquemas de Cuca e, principalmente, de Felipão.

Será que vocês se lembram de como ele jogava bem assim que chegou ao Verdão e que sempre aparecia na frente ajudando o ataque e fazendo alguns gols? 

Como Mano declarou após o jogo, liberou Thiago e Bruno Henrique para que avançassem e atacassem o adversário.

O estratagema deu certo pois o Palmeiras marcou logo no início do jogo, ganhou confiança, partiu pra cima, jogou melhor que o adversário e fez jus ao resultado.

Em função dos milagres dos zagueiros e, principalmente, do goleiro Cavalieri que fez valer aquele tabu a que chamamos de "lei do ex" e teve uma atuação quase perfeita, o Palmeiras não impôs um resultado mais elástico! Foi uma atuação de gala do goleiro botafoguense.

Fiquei satisfeito com o resultado, com a melhora técnico-tática do time, e, sobretudo, com o volume ofensivo do Palmeiras em um jogo, repito, que poderia ter vencido por 3 ou 4 X 0.

DADOS TÉCNICOS DO JOGO: 

FICHA TÉCNICA DE  PALMEIRAS 1 x 0 BOTAFOGO.
Data: 12/10/2019, sábado
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
 
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa)
Assistentes: Rafael Alves e Elio Junior, NOTA 7 
VAR: Jean Pierre Lima. Não trabalhou e não interveio no jogo. NOTA 7.
Ontem, no Pacaembu, Daronco foi bem. 
Mas quando apitar Palmeiras x Curica, voltará ajudar os mulambos? NOTA 7
Público: 19.028 pagantes
Renda: R$ 579.605,00
Cartões amarelos: Luan e Thiago Santos (PAL); Fernando e Joel Carli (BOT)
Gol:
PALMEIRAS 1 x 0: Thiago Santos, aos 14 minutos do 1º Tempo
ESCALAÇÕES:
BOTAFOGO: Diego Cavalieri, Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson (Igor Cássio); 
Alan Santos (Marcos Vinícius), Gustavo Bochecha, João Paulo (Yuri), Leonardo Valencia; 
Luiz Fernando e Vinícius Tanque
Técnico: Bruno Lazaroni

PALMEIRAS: 
Fernando Prass - A defesa salvadora aos 40 do 2º tempo deixa claro que ele é o mais experiente e o mais categorizado dos três goleiros palmeirenses. Prevaleceu sempre ao sair do gol e disputar as bolas alçadas contra a sua área. Sob sua orientação e liderança, há que se registrar que a defesa palmeirense esteve muito melhor do que contra o Santos. NOTA 7,5.

Marcos Rocha - Amparado pela cobertura desta vez existente em seu setor, atuou bem, firme na defesa e sempre que pôde, apoiando bem o ataque. NOTA 7.

Luan - Muito melhor do que na última partida também foi favorecido pela razoável  cobertura (poderia ser maior e melhor) e primeiro combate à frente dele através de Marcos Rocha de Scarpa, Bruno Henrique e do próprio Thiago Santos que marcou sua importante presença em todo o campo e em quase todas as circunstâncias. NOTA 7.

Vitor Hugo - Levou vantagem em todos os lances na grama ou pelo alto, com um único titubeio aos 40 do 2º tempo deixou Luis Fernando livre para invadir a área quando o Bota quase empatou. Deu muita sorte porque foi salvo pela experiência e arrojo de Prass. NOTA 7.

Diogo Barbosa - Excelente atuação com total responsabilidade. Atacou e defendeu de acordo com os movimentos do jogo e com as ordens de Mano. NOTA 7,5

(Matheus Fernandes) - Jogou muito pouco, mas com luta e personalidade. SEM NOTA

Bruno Henrique - Um pouco sem confiança para atacar, guarneceu muito a posição no 1º tempo e só se soltou mesmo na etapa complementar. NOTA 7.

Gustavo Scarpa - Foi quem mais tentou o gol. Correu muito, encostou para receber e tocar de prima e, de quebra, realizou a tabela perfeita no lance do gol tornando-se o assistente de Thiago. Cobrou uma falta com extremo perigo e mostrou que pode ser o cobrador oficial do Verdão. Errou muito, reconheço, mas, ao menos, tentou. NOTA 7,5.

Dudu - É o desafogo ofensivo e o jogador mais desequilibrante do time, embora esta não esteja sendo a sua melhor fase. Ontem, melhorou muitíssimo em relação ao jogo contra o Santos, mas parece-me neste momento sem confiança em seu grande talento e em seu estupendo futebol. A vitória de ontem vai contribuir muito para que ele volte à sua forma ideal. NOTA 7.

Zé Rafael - Muita luta, muito esforço, muito empenho e obediência tática, ajudou no trabalho de combate e cobertura. Ele tem mais bola do que tem demonstrado. NOTA 7. 

(Lucas Lima) - Entrou surpreendentemente bem e me agradou. NOTA 7.

Deyverson  - Muita luta e empenho, apenas isso. NOTA 5,5.

(Henrique Dourado) - Tem de jogar mais para ganhar confiança. SEM NOTA
 

O CRAQUE DO JOGO
Thiago Santos 

O gol que marcou partiu de uma iniciativa dele de encarar uma defesa hermeticamente fechada e ir pra cima a fim de tentar fazer o gol. Tabelou bonito com Scarpa e finalizou com perfeição dando a vitória ao Verdão em um dia em que nada deu certo ofensivamente. Destacou-se na marcação, na cobertura, no espírito de luta e, por incrível que pareça, errou pouquíssimos passes. Essa melhora, em meu entendimento, é decorrente da liberdade que Mano propicia até aos volantes de contenção para que, em condições propícias, possam avançar, apoiar o ataque e até tentar o gol. Grande atuação de Thiago Santos que, pela excelência do futebol que apresentou recebe NOTA 8 e a condição de CRAQUE DO JOGO.

Técnico: 
Mano Menezes 
Embora, repito, eu tenha discordado da covarde dispensa de Felipão, não será por isto que vou combater o trabalho de seu sucessor, Mano Menezes. Seria muita covardia e desonestidade.
Apesar das críticas Mano é um dos expoentes entre os técnicos brasileiros com trabalhos de respeito por todos os clubes por onde passou. Será assim no Palmeiras se o deixarem trabalhar.
Ontem escalou muito bem o time e mostrou que após estes 8 ou 9 jogos, já começa a discernir quais são os melhores jogadores do elenco.
As substituições durante o jogo foram todas válidas sendo que agiu de maneira correta e sensata ao colocar em campo o melhor entre os atuais centroavantes do Palmeiras, o recém contratado Henrique Dourado que entrou em campo pela primeira vez e não decepcionou.
Da mesma forma apesar de todos os protestos e da péssima atuação de Lucas Lima contra o Santos colocou Lucas Lima no jogo para não desmotivar o jogador e acabou tendo uma resposta positiva. 
Na coletiva após o jogo mostrou que, apesar de seu status na profissão, é o mais educado entre todos os treinadores em atividade no Brasil. 
Sem se esquivar das perguntas por mais embaraçosas que fossem, por tratar os repórteres muito bem sem agressões ou ironias e, sobretudo, pelo vasto conhecimento que tem dessa matéria confusa e intrincada chamada futebol vai levar uma NOTA 8.  

ENCERRANDO

Agora é secar Flamengo e Santos, principalmente o Flamengo que a mídia vassala rotula como um time imbatível neste Brasileirão.

Que ninguém esqueça da batalha de atrito que vai travar contra o Grêmio pela Libertadores. 

Aliás, já tenho as minhas dúvidas se eles passarão incólumes pelo forte e imprevisível Athlético esta tarde em Curitiba (AD).


COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD) 




PALMEIRAS X BOTAFOGO



Ontem assisti a boa parte do jogo Guarani x CRB pela 1ª divisão do Brasileiro e ocorreu-me um pensamento que jamais pensei pudesse me ocorrer.

Ao ver na tela da TV o fraquíssimo time de Campinas, não tive como evitar que o meu pensamento voasse e retroagisse ao dia em que -imbecilmente- a varzeana diretoria do Palmeiras, em vez de realizar um jogo-treino sem maiores responsabilidades, preferiu, não se sabe a título de que, transformá-lo em um amistoso oficial. Foi um tiro certeiro no próprio pé!

A vergonhosa derrota para o Bugre por 1x2 e o resto da história todos já conhecem, pois acabou se transformando em um marco negativo de todas agruras que a torcida palmeirense viria a sofrer neste ano de 2019, iniciando um processo de perdas de jogos e péssimas apresentações, processo esse que culminou com a injusta demissão de Felipão.

Ou alguém acredita que Mano, em menos de 24 horas, conseguiu fechar negócio e acertar tudo com o Palmeiras? Contem outra! 

Pela celeridade  das negociações coisas estranhas parecem estar por trás dessa suposta mera troca de treinador! 

O time, até então, estava invicto, com o moral elevado e o amor próprio em dia. 

De repente, não mais que de repente, as coisas se metamorfosearam de uma forma avassaladora e o grupo, como que tocado por um feitiço, uma mandinga ou coisa assim, de expoente e protagonista do Brasileiro transformou-se em simples participante.

A inesperada derrota naquela fatídica 4ª feira, 03/07, de um time frouxo, desinteressado e disperso para o timeco do Guarani, abriu caminho para que a mídia lançasse no ar o conto da perda de invencibilidade, superdimensionando uma derrota sem o menor valor, aproveitando-a como ponto de partida para a provocação, desmoralização e desgaste moral do time e dos jogadores palmeirenses.

Decorrido já algum tempo daquele desastre eu ainda fico me perguntando: a título de que foi oficializado um jogo-treino desprovido de qualquer importância? 

Não há como explicar porquê os jogadores do Palmeiras entraram em campo com tamanha má vontade e desdém, tocando para os lados como se estivessem num jogo-treino e torcendo para serem substituídos ou para que o jogo acabasse!

Nenhum deles considerou ou, sequer imaginou que, na qualidade de amistoso oficial, o jogo entraria negativamente para a história dos confrontos entre Palmeiras e Guarani. Já entrou!

O time bugrino valorizou o confronto, colocando-o como ponto de honra, entrando em campo motivado e empenhado a derrotar aquele time que, à época, fazia jús à condição de melhor do país.

Posso estar errado, mas alguma coisa me diz que a derrocada palmeirense teve início após aquele sinistro amistoso oficial, absolutamente desnecessário! Teria sido "pau mandado?"

Não teria sido melhor e mais útil realizar um jogo-treino sem maiores responsabilidades?

PALMEIRAS X BOTAFOGO
O Palmeiras não terá cinco jogadores esta noite contra o Botafogo em jogo da 25ª rodada do Brasileirão, a ser realizado no Pacaembu às 21 horas, com transmissão do Canal Premiere.

A arena palmeirense nesse horário estará ocupada para um show da dupla Sandy e Júnior. 

São os cinco os desfalques do Verdão para enfrentar o mediano porém tradicional Botafogo carioca: Weverton, Gomes, Felipe Melo, William e Luís Adriano . 

Weverton serve a Seleção Brasileira, Gomes, a paraguaia, Felipe Melo e William estão suspensos e Luís Adriano está contundido.

Mano, ontem, escondeu a sete chaves a formação palmeirense para o jogo desta noite e ninguém sabe com quem, de fato, o Palmeiras entrará em campo.

No gol eu acredito que seguindo o rodízio, desta vez Mano vai escalar Prass. 

Nas laterais, apesar de todas as críticas, depreendo que Rocha e Diogo Barbosa serão mantidos.

No miolo de zaga sou convicto de que Luan e Vitor Hugo serão os escalados.

Na meia-cancha Tiago Santos deve substituir Felipe Melo, mas existe a possibilidade de o time iniciar o jogo com o jovem Matheus Fernandes, mantendo Bruno Henrique e Gustavo Scarpa com a volta de Zé Rafael à titularidade.

No ataque a tendência é a escalação de Deyverson que deve formar dupla com o capitão Dudu, mas há quem garanta que Borja inicia o jogo e até quem sustente que Henrique Dourado realize esta noite o seu primeiro jogo com a camisa palmeirense em sua segunda passagem pelo clube.


Resumindo, eis o Palmeiras mais provável:

Prass (Jailson) 
Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa. 
Tiago (Matheus Fernandes), Bruno Henrique, Scarpa e Zé Rafael.
Dudu e Deyverson (Borja) (Henrique Dourado). 

Apita Palmeiras x Botafogo o gaúcho Daronco que mesmo sendo da FIFA costuma prejudicar o Palmeiras em jogos contra o Curica. Que, hoje, ele não prejudique ninguém. 

Seus auxiliares são os gaúchos: Rafael Alves e Elio Nepomuceno.

Comanda o VAR Jean Pierre Gonçalves Lima e seus auxiliares também são gaúchos.

O que você espera desse Palmeiras x Bota?

Quais as reais chances do Verdão?

Qual a melhor escalação possível para Mano Menezes colocar em campo?

COMENTE COMENTE COMENTE