Observatório Alviverde

11/11/2020

MESMO COM UM TIME DESFIGURADO E IMPROVISADO, O PALMEIRAS ENCAMINHOU SUA PASSAGEM ÀS QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL!

Mesmo sem exibir um futebol de primeira, o Palmeiras derrotou o Ceará com autoridade e encaminhou a sua classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

Tudo começou pela defesa que, mesmo sem a presença de um único titular jogou como atuasse junta e como se estivesse entrosada há muito tempo.

O meio de campo, ainda que sem Felipe Melo e apesar da presença de Lucas Lima jogou com muito empenho e consciência. 

O ataque mostrou capacidade e, a um só tempo, mostrou também acomodação, pois a partir do terceiro gol resolveu não jogar mais como podia e devia, confirmando a marca registrada do Palmeiras de "um time que não gosta de golear".

Agora dizer que foi o trabalho ou o "dedo" do Abel o fator determinante da vitória relativamente fácil sobre o Ceará Sporting, um time tinhoso e, via de regra, tão difícil de se batido  não é correto. 

Correto mesmo seria dizer que foi a chegada do novo treinador, num momento em que todos os jogadores (até Lucas Lima) estão correndo e dando tudo de si para alcançar a titularidade.

Vou deixar agora as minhas notas aos palmeirenses deixando as demais observações acerca do jogo para vocês que me ajudam a fazer este OAV.

Jailson  NOTA 7                                                                                                                                        trocou de uniforme porque choveu. Não foi exigido.

Marcos Rocha. NOTA 7,5 Como é que um lateral como esse, seguramente um dos cinco melhores do país, pode ter detratores? Cumpriu função tática específica de, muito mais, defender do que atacar e foi um dos destaques da equipe.

Emerson Santos NOTA 7,5. Por acaso alguém se lembrou de Luan?

Renan NOTA 7,5. Aproveitou a chance inesperada e jogou com responsabilidade. .

Danilo NOTA 7,5. Tomou conta do meio de campo e ninguém mais falou em Felipe Melo.                                                                                                                                                                     Zé Rafael  NOTA 7,5. Jogou demais para o time e foi um dos  destaques do time                                                                                                                                                                 Patrick de Paula NOTA 6. Ao menos jogou com raça em seu retorno ao time principal .

Raphael Veiga NOTA 7,5Está longe de ser o meia dos meus sonhos, mas é esforçado, lutador e quase sempre deixa a sua marca nas redes adversárias,  

Rôny NOTA 6. Com a velocidade que tem e com espaço para correr, poderia ter arrebentado a defesa do Ceará, mas falta-lhe inteligência em certas circunstâncias do jogo,

Lucas Lima NOTA 6. Desta vez não esteve nulo, mas sem ele o time é outro pois corre muito mais,

Alan  NOTA 6. Jogou pouco tempo, mas lutou e se esforçou,  passando a imagem de que já se identificou com o time e com os novos companheiros.

Gabriel Silva NOTA 6. Marcou presença em campo ao perder um gol feito.

Willian NOTA 6 Está longe de ser o artilheiro de outros campeonatos e o homem que quando a coisa apertava, resolvia. Precisa melhor muito pra jogar mal, quando mais para jogar bem! Mas ele pode voltar a jogar o que sabe nos jogos decisivos pois é um baita jogador, desequilibrante!

Mayke NOTA7. Jogou pouco tempo e só entrou em campo para cumprir com competência a ordem para fechar a defesa e garantir a diferença por três gols para o jogo da semana que vem.

Scarpa NOTA 8. Atuação soberba de Scarpa mesmo improvisado na lateral esquerda. Mostra bem que estavam com a razão todos os componentes deste blog que criticaram os técnicos que deixaram de aproveita-lo (ninguém sabe porquê) no time principal, “criminosamente” preterido por Lucas Lima. Scarpa, mesmo jogando improvisado e fora de sua real posição, foi, ontem, a personagem do jogo.

Veron NOTA 8,5 Com um golaço e uma assistência foi ele quem liquidou com a resistência do time alencarino mostrando que, efetivamente, ele (Veron) é o craque do time e quem pode desequilibrar todas essas decisões para o Verdão. Foi, sem proteção ou favor, o craque do jogo.

ABEL FERREIRA SEM NOTA                                                                                                        Prefiro não atribuir nota ao português que ainda se encontra na fase de conhecer o elenco e os jogadores. A escalação (de cara) de Lucas Lima significa que ele, de fato,  ainda não conhece o elenco. (AD)                                                                         

 COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS ENTRA EM CAMPO TOTALMENTE DESFALCADO PARA ENFRENTAR O CEARÁ!

 

Considero positiva essa onda de contratações promovida pela direroria do Palmeiras, na medida em que, num primeiro momento,  gera euforia no elenco e suscita cuidados e melhora de rendimento daqueles jogadores que não estão dispostos a perder a titularidade. 

Depois dos zagueiros Kuscevic e Alan o Palmeiras contratou, também, o atacante Breno, do Juventude (RS).  

Aleluia, aleluia! Alvissaras!

Finalmente os nossos dirigentes se lembraram que para ganhar os jogos é preciso fazer gols mas a vinda do excelente atacante gaúcho só está ocorrendo por absoluta necessidade.

Que ninguém se iluda, a chegada de Breno é decorrente da contusão de Wesley e só ocorre em razão disso. 

Ontem, outra notícia negativa na medida que enfraquece ainda mais um time esfacelado pelas contusões e pelas tantas convocações de seus jogadores às seleções do Brasil e do exterior. Luan, com Covid, está fora do jogo, importantíssimo e decisivo!

Nenhum time brasileiro, nem o Flamengo ou qualquer outro, perdeu tantos jogadores quanto o Palmeiras em face de convocações (Weverton, Menino, Gomez e Viñas)  Covid (Luan) operações (Felipe Melo e Wesley) e contusões ( Luis Adriano e Lucas Esteves).

Se a gente juntar os que estão chegando (Alan e Breno) dá pra montar um time melhor do que a maioria que disputa a Série A. Você duvida? Vamos escalar!

Weverton, Alan, Gomes, Luan e Lucas Esteves. Felipe Melo, Alan, Menino e Viña. Wesley e Luiz Adriano. É um time que, resguardados os que não estrearam, bem treinado e bem fisicamente, pode ser considerado individualmente superior àquele que entra em campo esta tarde.

Vejam que hoje contra o Ceará Sporting,  o Verdão, a partir da anunciada ausência de Luan por Covid, terá de montar uma defesa completamente nova do goleiro ao cabeça de área.

Isso é preocupante haja vista que a defesa vinha sendo o setor que garantia os bons resultados com atuações coletivas magistrais e as individuais, espetaculares, de todos os seus componentes.

Hoje, tudo estará alterado, na medida em que a nova defesa palmeirense, formada por jogadores que nunca atuaram juntos, é, do ponto de vista individual é bem inferior à titular.

Em minha avaliação só Marcos Rocha -na condição de lateral direito- é superior a Gabriel Menino. Os que entram hoje, sem exceção são inferiores tecnicamente aos que não vão jogar.

Computadas as demais posições o Palmeiras só terá desvantagens, assim:

terá um goleiro -Jailson- sem ritmo de jogo...

Do ponto de vista individual, Jailson é inferior a Weverton... 

Gabriel Menino -ratifico- perde de longe para Marcos Rocha... 

Ainda não se pode comparar  o estreante  Benjamim a Luan mas presume-se que Luan seja melhor...

Emerson Santos ("titular da reserva" há vários técnicos e jogos) perde longe para Gomez, o melhor zagueiro de área do Brasil pelo lado esquerdo.

Na impossibilidade de contar com um lateral de ofício, o Palmeiras lança um meia esquerda improvisado (Scarpa) cujo forte não é marcar e que só sabe apoiar e atacar, ocupando o lugar de um de seus melhores jogadores, o uruguaio Viña.

Na cabeça-de-área não teremos a liderança e a experiência de Felipe Melo, mas poderemos, quem sabe, vivenciar um caso de superação em prol do time pela maior mobilidade de qualquer dos jovens que seja escalado no lugar do melhor jogador, atualmente, do Palmeiras.

O meio de campo ofensivo do Palmeiras não terá nenhuma alteração profunda,  sendo que Zé Rafael, Raphael Veiga estão escalados.

Veron, Rony e Willian devem se revesar no trabalho de preparação e de finalização das jogadas e a ausência de Luiz Adriano me dá a certeza de que o ataque palmeirense terá muito mais poder de penetração e efetividade.

Resta saber se na hora H o português resolva "proporcionar outra oportunidade" a Lucas Lima!

Time mais provável para esta tarde...

PALMEIRAS: Jaílson, Rocha, Benjamín Kuscevic, Emerson Santos e Gustavo Scarpa; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga; Gabriel Veron, Rony e Willian. Técnico: Abel Ferreira

VOCÊ ESTÁ LEVANDO FÉ NESTE TIME INCOMPLETO QUE O PALMEIRAS SE OBRIGA A COLOCAR EM CAMPO ESTA TARDE CONTRA O CEARÁ?

COMENTE COMENTE COMENTE