Observatório Alviverde

18/10/2020

FORTALEZA 2X0 PALMEIRAS: ESSE JOGO ESCANCARA NOVAMENTE A INJUSTIÇA E A ESTUPIDEZ NA DEMISSÃO DE LUXA"

  

FIM DO 1º TEMPO: Palmeiras 0 x 2 Fortaleza. 

Placar justo que só boca de bode (royalties para Luiz Vieira, aquele cantor)!

Tudo em razão da falta de jogadores competentes, sobretudo de um meia categorizado e atacantes.

Como ganhar, jogando com dez, sem homens de área e com a abstrata presença de Lucas Lima? 

FIM DO 2º TEMPO:, Palmeiras 0 x 2 Fortaleza.

O time perdeu e mereceu perder, embora na etapa completar tenha melhorado de rendimento e até demonstrado alguma combatividade.

O interino Andrey Lopes iniciou o jogo com postura tática covarde e perdeu o medo no intervalo.

Colocou em campo William e Wesley nos lugares de Maike e Patrick de Paula aumentando a força ofensiva da equipe.

Gabriel Menino (outra vez, foi para a ala direita) e Veiga virou volante, mas, ambos improvisados.

O time, então, passou a ter três atacantes e explorou os lados do campo, mais o esquerdo com Viña.

Lucas Lima mudou de posição, postou-se à frente da zaga onde permaneceu estático e sem marcar ninguém, como sói sempre acontecer. Só jogava quando a bola chegava-lhe aos pés.

No 2º tempo, consegui fazer alguns lançamentos curtos mas sem qualquer consequência prática.

Seu lance mais emblemático ocorreu quando ele penetrava livre, com espaço suficiente para invadir a área e finalizar, mas preferiu parar na intermediária e esperar a carga do zagueiro para sofrer a falta.

Foi o pior em campo, pior até do que Émerson Santos que hoje me demonstrou porque nunca foi escalado por Luxa ou por qualquer técnico que passou pelo Verdão. Ele é muito ruim! No entanto, continuou no elenco enquanto o presidente preferia vender e se desfazer de Vitor Hugo!

De qualquer forma há que se registrar que no 2º tempo ao menos o time todo correu, exceto Lucas Lima que fez novamente jus ao pejorativo epíteto de Lesma.

Tardia conclusão e sábia constatação: Quem mantém Lucas Lima titular abdica de vencer. 

Esse, infelizmente, foi o erro palmar de Luxa, a casca de banana que o levou para o buraco.

Respeitando todas as opiniões diversas da minha eu quero encerrar dizendo isto:

Houve quase que uma unanimidade da torcida objetivando tirar Luxa do cargo, sob a alegação de que ele era totalmente superado e completamente desatualizado para ser o técnico do Palmeiras.

Sou réu confesso e lhes digo que, por osmose (mesmo após muita relutância interior) e pela implacabilidade de uma situação para a qual parecia não haver uma solução, acabei por admitir e compactuar -nos últimos dias -com a demissão de Luxa. 

Errei! Rotunda e grotescamente!

Teria de ter persistido até o fim em minha tese, protestando contra a saída dele, embora só houvesse concordado com a demissão de Wanderley após o jogo contra o Coritiba, quando vi e percebi, nas entrelinhas, que já não havia mais clima para que ele permanecesse à frente do Verdão. 

Acabei, então, ainda que interiormente relutante,  sendo cúmplice de um dos maiores linchamentos da história do Palmeiras em todos os tempos, através pessoas muito mais preocupadas com os estereótipos do futebol, do que, propriamente, com a sua essência!  

Detalhe: como sou réu confesso em meu erro, quero dizer que pesaram muito em mim os argumentos de meu irmão que queria a saída imediata de Luxa do comando técnico do Verdão!

Não, não venham com a  conversa mole segundo a qual Luxa se perdeu no Brasileiro porquanto a crudelíssima campanha para defenestrá-lo do cargo era antiga, precedia à competição e já estava em pleno vigor desde a a fase classificatória do Paulistão/20.

Sou testemunha de que a campanha não arrefeceu ou aplacou em tempo algum e -pasmem- gente até existiu querendo demiti-lo no dia seguinte ao título simplesmente porque foi na onda da mídia que reclamava todo dia e a toda hora da "pobreza" do futebol do Palmeiras.

Esses palmeirenses, entre os míopes e alguns enceguecidos, ainda não perceberam que o que é bom para o Palmeiras nunca é bom para 95% da mídia.

Sequer notaram que quando o Curica, sob Carile, com um time muito pior do que o Palmeiras atual, jogava um futebol primário mas ganhava ou empatava os jogos, essa mesma mídia desviava o foco e dizia que o time era raçudo, valente e impositivo.

Sobre os jogos ganhos ou empatados pelo maior rival, através de dezenas de supostas faltas perto da área adversária, de escanteios forçados e, sobretudo, de supostos pênaltis cirurgicamente assinalados quando os jogos se tornavam difíceis, nenhuma letra ou palavra. 

A derrota do Verdão, ontem, para o Fortaleza, em meu entendimento, em meu entendimento, repito, em meu entendimento, com o devido respeito a quem pensa diferente, serviu para mostrar o quanto Luxemburgo conhece de bola e é bom em seu mister.

Ele conseguiu ordenhar pedras e transformar um elenco primário, sem um único meia armador compatível, repleto de jovens inexperientes, de alguns veteranos ultrapassados e de uma infinidade de  meias-bocas em um time competitivo, Campeão Paulista e o melhor time do grupo B da Libertadores, mantendo uma invencibilidade de 20 jogos.

Cabe um adendo: Luxa, conforme frisei várias vezes, nunca foi bom para lidar com jovens jogadores e os reforços que lhe deram vieram, em maioria, da base palmeirense.

No Brasileirão, ao ser demitido, há que se dizer deixou o time numa posição mediana compatível com a qualidade do elenco, ainda que trabalhando o tempo todo (isso foi desumano), sob a forte pressão da mídia e das organizadas que conseguiram transformar invencibilidade em crise.                    

Luxa foi até onde pôde, isto é, até a 16ª rodada, quando perdeu para o Bota por 2 x 1 (merecia o empate), perdeu para o Bambi por 0 x 2 (culpa dele e de seu defensivismo e foi demitido ao perder em pleno Allianz para o Coritiba, 1 x 3, em um jogo no qual se diz que muitos atletas não se esforçaram e corriam para não chegar.

Em condições normais, sem pressões e sem a influência de crises artificiais forjadas pela torcida que torce contra e sem um ambientes negativos nos bastidores, Luxa, que já pedia  reforços, tinha tudo para encaminhar o time a outro patamar classificatório e não teríamos chegado à perigosa  condição de estar a apenas dois jogos ou seis pontos do Bahia, o primeiro classificado do G4 do descenso.

O time, agora, vai, das duas uma, sem que exista uma terceira alternativa:

Manter um interino, via de regra sem moral para se impor aos atletas, ou contratar um novo treinador, provavelmente um estrangeiro, chegará sem conhecer bulhufas do time e do futebol brasileiro, correndo seriíssimos riscos de perder os jogos iniciais.

Será que se houvesse um pouco de paciência por parte da torcida palmeirense, estaríamos nós, com Luxa, metidos na situação em que nos metemos, isto é, no limiar das portas da série B?    

COMENTE, se quiser!

FORTALEZA X PALMEIRAS: O QUE VOCÊ ESPERA DESSE PALMEIRAS DE APÓS LUXA?

 

Fortaleza e Palmeiras jogam esta noite na Arena Castelão -atenção para o horário, às 20,30H- e você poderá assistir ao jogo pela TNT ou pelo Première.

A campanha recente do Fortaleza, dirigido por Rogério Ceni, infelizmente rejeitado para treinar o Palmeiras por nove em cada dez palmeirenses, destaca nove jogos sem derrotas. Foram quatro vitórias e cinco empates. 

O Palmeiras, da única torcida do planeta que detesta invencibilidade, perdeu a condição e agora já acumula três derrotas. 

Muita gente que agitou o ambiente para a derrubada intempestiva do treinador está, agora que foi saciada em seus instintos, certamente, comemorando o "extraordinário feito".

Preocupados, exclusivamente, com os respectivos egos nem se dão conta tamanho e da profundidade do buraco no qual ajudaram a atirar o time, deixando-o sem técnico na hora mais imprópria. 

A preocupação com a chegada do "novo cristo", desculpem-me, do novo técnico agora é tão grande e gera tal expectativa que está todo mundo se esquecendo que, a partir de uma derrota esta noite em Fortaleza, possível, sim senhor, o Palmeiras se aproxima perigosamente do G4 da desgraça. Daí em diante, vá saber onde o time vai se enfiar.

Em relação ao jogo em si, pode-se dizer que, hoje, o time vai tentar se reinventar após vergonhosa derrota em casa para o limitado time do Coritiba, no qual muita gente aposta que a "boleirada" fez corpo mole, a fim de derrubar o técnico Wanderley Luxemburgo, que, antes, muito antes, a torcida trabalhava para derrubá-lo, mesmo estando, ele, invicto. 

Com corpo mole ou não, vítima de complôs ou não, o fato concreto é que Luxa caiu e o Palmeiras ainda não anunciou quem será a próxima vítima a assumir o comando técnico do Verdão. 

Ao menos no jogo desta noite, Andrey Lopes comanda o time e a torcida espera que ele cumpra com sucesso a missão eventual de técnico-tampão.

Ao contrário do Fortaleza, cujo desempenho tem sido acima do esperado, o Palmeiras vive, neste momento, uma situação de fragilidade que pode aumentar tremendamente a crise no caso de uma derrota.

Ontem, muitos torcedores protestaram nas adjacências da sede contra diretoria e jogadores, em outra ação infeliz das organizadas que há tantos anos infelicitam o clube. Cobram Gagliotte, com o pai no Hospital em hora imprópria e só agravam a crise do clube, gerando um ambiente da dia pior e mais carregado.

Todos reclamaram e protestaram, mas não foram eles mesmos que compactuaram com a mídia e diziam que era inútil o time, simplesmente, ganhar, empatar, estar invicto e vencer seus jogos  na Copa do Brasil e Libertadores, se não jogava bonito?

Os jornais e a maior parte da mídia de Fortaleza dizem que, em razão do momento difícil vivenciado pelo Palmeiras,  em contraste com o otimismo vivido pelo time cearense, as chances de uma vitória em casa do "Tricolor do Pici", aumentam significativamente.  De fato!

Caso conquiste os três pontos, o Fortaleza, que  abriu a rodada em oitavo lugar com 21 pontos ganhos em 15 jogos, ultrapassará o Verdão.

O Palmeiras está uma posição acima, com 22 pontos, e se perder, permitirá ao Fortaleza entrar no seleto grupo do G-6, cujos times garantem vaga para a próxima edição da Copa Libertadores da América, ao mesmo tempo em que passa a flertar com o rebaixamento. 

Em relação aos time, o Fortaleza só terá a ausência de um titular, o zagueiro Juan Quintero que ainda se recupera de uma inflamação no púbis e está fora. 

Em declarações à imprensa o atacante David evidenciou a confiança dos jogadores do Fortaleza numa vitória dizendo isto:

 “Temos que aproveitar esse momento que eles vivem. É difícil quando o técnico sai, porque a pressão em cima dos jogadores aumenta demais da conta. Temos que aproveitar essa situação a vitória, pois podemos vencer qualquer time da Série A" .

Já o Verdão não terá Luan, contundido, Felipe Melo suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e Marcos Rocha e Esteves contundidos. 

Fortaleza x Palmeiras 

Dados técnicos:

Local: Arena Castelão, em Fortaleza Horário: 20h30min
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)                                                                                        Bandeiras: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Andrea Izaura Maffra M. de Sá (RJ)
Transmissão: Premiere, TNT.

Fortaleza deve jogar num 4-2-4, assim: 

Felipe Alves ; Gabriel Dias, Jackson, Paulão e Carlinhos; Felipe e Juninho; David, Romarinho, Wellington Paulista e Osvaldo. Técnico: Rogério Ceni

Palmeiras possivelmente atuará num 4-4-2, com este time: 

Weverton; Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Emerson Santos e Matías Viña; Patrick de Paula, Zé Rafael, Raphael Veiga e Lucas Lima; Willian (Gabriel Veron) e Luiz Adriano. Técnico: Andrey Lopes

Querem a minha opinião?

Com tudo e por tudo, sou muito mais Palmeiras.

E você?

COMENTE, se quiser!