Observatório Alviverde

09/01/2015

JORNALISTA DA JOVEM PAN FORA DA ÁREA ESPORTIVA DEPRECIA O PALMEIRAS! NA COPINHA, O ATAQUE DO VERDINHO ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA!



 

Acreditei que fosse desnecessário publicar outro episódio revoltante do tratamento  discriminatório que o Palmeiras recebe de quase todos os setores da  imprensa paulistana e que não se restringe mais, exclusivamente, aos comunicadores esportivos.

Ontem, recebi o telefonema de um dos maiores palmeirenses que conheço, um grande amigo, do estado de São Paulo, o Edson, que, sempre que possível comenta em nosso espaço.

Edson disse que me telefonava porque, segundo ele, só este OAV tem tido coragem de denunciar os desmandos da imprensa anti-palmeirense.

Ele afirmou que só este blog vem dando, sempre, uma resposta à altura das ofensas, dos gravames, da ousadia e da ferocidade dos incontáveis inimigos que o Palmeiras, infelizmente, tem no seio da mídia..

Indignado, reclamou de um comunicador da Jovem Pan a quem não conheço, Paulo Gomes.

Disse que o cara não é do esporte, mas da área artística da emissora,  provavelmente, do jornalismo, e que, ontem, simplesmente pelo prazer de depreciar e anarquizar o Palmeiras, emitiu em seu programa de notícias e informações um comentário mais ou menos deste teor:

" O que o Alexandre Mattos veio fazer no Palmeiras, um time confuso, que vive em crise, cheio de dívidas, que a cada dia perde o prestígio e a torcida , que não disputa títulos e não ganha nada  futebol brasileiro?

Por que veio trabalhar em São Paulo se ele estava no Cruzeiro, bi-campeão brasileiro, time acostumado a brigar por títulos e disputar Libertadores e outros torneios importantes?"

Não vou abordar a questão sob o aspecto óbvio e formal, (conforme sugeriu o meu amigo), do voo mais alto que deseja e a que tem direito qualquer profissional, de mudar de emprego para ganhar mais e ter maior visibilidade, valorização e remuneração, como ocorreu com Mattos. 

Só um otário, um trouxa, um desinformado ou um mal intencionado pode afirmar que o Cruzeiro é maior que o Palmeiras. 

Em razão disso, a conclusão a que se chega é que Paulo Gomes, em sua ânsia incontida de diminuir um clube que, provavelmente, odeia, o critica corroído pela inveja e tangido pelo medo. 

Inveja pela situação financeira diferenciada do Palmeiras  em relação aos concorrentes (méritos para Nobre) e medo de que o gigante desperte novamente, embora, em meu entendimento já tenha despertado!

Esse episódio ratifica uma situação que colocamos todos os dias neste espaço e que muitos dos nossos rejeitam, criticando-nos, até porque creem que a nossa luta é inglória, vã e quixotesca, pois, dizem, não teremos, nunca, jamais, e em tempo algum, o poder de mudar os procedimentos da mídia.

A esses eu respondo que, ainda que eu tenha a consciência de que, de fato, não vamos mudar o caráter de ninguém (o pau que nasce torto, morre torto), ao menos pagamos com a mesma moeda as ofensas recebidas. Porrada trocada, dói menos. Só as recebidas indefesamente, sem que se reaja, é que são muito doloridas!

Da mesma forma quando respondemos a alguns algozes da mídia, esclarecemos fatos, dissecamos opiniões e mostramos aos palmeirenses quem merece ou não a nossa credibilidade. Em outras palavras, ajudamos a separar o joio do trigo!

Para que todos tenham uma ideia do que estou afirmando, comparem o fecho das matérias do jornal BemParaná e do portal UOL a respeito da transação de Robinho do Coritiba para o Verdão.

O UOL e seus bambis amestrados, após uma primeira manchete depreciativa ("Palmeiras é ironizado pelo Coritiba") não satisfeitos, abriram uma segunda, ("Coritiba rejeita proposta do Palmeiras por Robinho e ironiza trio oferecido".

Fica provado que, se não agem assim, depreciando o Palmeiras e ofendendo a Leal, não se sentem satisfeitos.

E terminam a matéria do jeito que gostariam que o caso terminasse, sem ao menos mencionar que o Coritiba apôs preço ao jogador e que hoje haverá uma nova rodada de negociações. 

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/01/08/coritiba-nega-proposta-do-palmeiras-por-robinho-e-ironiza-trio-oferecido.htm

Leram, o encerramento da matéria? Sentiram a maldade?  Se não sentiram, constatem:


"Sem Robinho, o Palmeiras deve ir atrás de outro meia no mercado. A equipe contratou Zé Roberto, ex-Grêmio, que pode fazer essa função, e sonhou com Conca".

Percebam que eles, ao anunciar que o Palmeiras tem Zé Roberto para a função, subliminarmente, mostram que não querem que o Palmeiras contrate outro meia atacante! 

O horror da mídia é que o Palmeiras contrate atacantes, e, por isso, cultiva os mitos da escola de goleiros e da defesa que ninguém passa.

 Só o clube não percebe e ano vai, ano vem, insiste em goleiros, laterais, zagueiros e volantes sem contratar os homens que decidem, os atacantes.

Há anos é assim. É preciso acabar com essa cultura suicida!

Da mesma forma insinuam que o Palmeiras só pode "sonhar" com Conca, quando, na realidade, o Verdão nunca procurou o Flu nesse sentido e sempre manifestou interesse, mesmo, em contratar Sherman Cárdenas do Nacional de Medellin.

Leiam, agora, a mesma matéria sobre Robinho no portal do jornal BemParaná!

Reparem a diferença no linguagem, no teor, no conteúdo, na abordagem do tema  e na forma respeitosa como o Palmeiras foi tratado pela imprensa paranaense:

http://www.bemparana.com.br/noticia/366674/coritiba-faz-novela-com-negociacao-de-robinho-com-o-palmeiras

Deu para sentir por que nos indignamos todos os dias?

COMENTE COMENTE COMENTE

COPA SÃO PAULO E TV

PALMEIRAS 6 X 1MURICI

A melhor defesa é o ataque. O Santos de Pelé, campeoníssimo, sempre foi assim!

Assim, também, foi a primeira academia palmeirense de Juninho, Vavá, Rinaldo, Germano, Ademar Pantera e outros e a terceira academia, de Rivaldo, Evair e Edmundo.

 O atual time de juniores do Palmeiras tem uma defesa fraca, um meio de campo mediano mas tem um ataque poderoso, espetacular e pode surpreender nessa Copinha por sua ofensividade.

A goleada sobre o Murici é a prova contundente e explícita do que afirmamos.

Sem o popstar Gabriel de Jesus, suspenso, mas com Cristopher, o ambidestro com nome de artista, matador frio, calculista e categorizado o Palmeiras goleou impiedosamente o time alagoano por 6 x 1 e, agora, vai precisar, exclusivamente de um empate contra a Inter de Limeira para chegar à classificação.

Cristopher com 4 gols e Matheus Sales e Juninho decretaram a atropelada palmeirense sobre o Murici que aumenta, muito, o saldo do Verdão na competição, concedendo-lhe o status de brigar pela classificação, ainda que na remota hipótese de chegar em segundo lugar. 

O placar poderia ser ainda mais dilatado, não houvesse o técnico palmeirense poupado, de forma inteligente,  seus dois melhores atacantes, Daniel e Juninho, os craques do time, no intervalo do jogo. 

Repito: pelo poder do ataque, estou acreditando nos meninos, mas Diogo Giacomini tem de ajustar a defesa e acertar o meio de campo se quiser chegar ao título da Copinha. Nunca foi tão fácil!

TV
Excelente a transmissão de Douglas Porto, edição experiente do garoto que ouvia, há muitos anos, pela Rádio Cultura de Santos, agora na TV. 

Vozeirão baritonal, boa capacidade de descrição, não deixou o telespectador na mão e cumpriu a sua missão de realizar corretamente o trabalho áudiovisual televisivo.

Não encheu o saco com estatísticas inúteis e outros penduricalhos desnecessários que fogem do âmbito do jogo, comum nos chamados locutores titulares do Sportv, cada dia mais chatos e repetitivos.

Bom o comentarista eventual Rivelino Teixeira, também superior a muitos comentaristas permanentes do Sportv!

O repórter Daniel Moreira Dias iniciou a transmissão um pouco nervoso, até se acalmar e trabalhar de forma simples, discreta e eficiente. (AD)