Observatório Alviverde

07/03/2020

PALMEIRAS 1 X 1 FERROVIÁRIA, MAS O PALMEIRAS JOGOU MUITO MELHOR!


Não foi porque o Palmeiras empatou em casa com a Ferrinha que vou partir para a retaliação e afirmar que o time não presta e que é o pior do Paulistinha.

Ganhar, perder ou empatar são as alternativas proporcionadas pelo futebol e, não fosse assim, por que e para que se disputariam os campeonatos?

De qualquer forma concordo que o time do Palmeiras (muito melhor que a Ferroviária), pela qualidade superior de seu elenco e pela absurda diferença das folhas de pagamento, de um ponto de vista moral, teria a obrigação de derrotar o time de Araraquara ontem no Allianz.

E foi o que o time tentou do início ao final do jogo, atuando com muita garra e disposição, dominando territorialmente o confronto e estando sempre mais perto da vitória.

Entretanto, ganhando, perdendo, ou, no caso, empatando, há que se registrar erros palmares na equipe sendo que os principais foram da lavra de Vanderley Luxemburgo sendo que o maior deles foi este:

A exemplo de Felipão, Luxa continua  e-s-t-u-p-i-d-a-m-e-n-t-e  "poupando" jogadores, não obstante as lições gratuitas recebidas do técnico do Flamengo. Seria a inveja, o despeito ou o orgulho que os faz agir assim?

Como pôde o Palmeiras entrar sem oito jogadores titulares da relação ao que venceu o Tigre num compromisso decisivo conta a Ferrinha araraquarense?

Foi outra atitude impensada -para que não se diga irresponsável- muito pequena e amadorística de Luxa, que tinha uma chance enorme de assumir a liderança do Paulistinha e de ficar ainda mais perto da classificação para as quartas-de-final, e na qualidade de cabeça-de-chave.

Em razão de que e para que, então, poupar atletas que em condições normais são preparados para duas competições semanais?

Para que poupar se o time, do final das férias a esta parte cumpriu aproximadamente apenas uma dúzia de jogos? 

Fui um dos apoiadores da vinda de Luxemburgo para o Palmeiras e adianto-lhes que vou apoiá-lo integralmente em razão de acreditar em sua capacidade de montar um grande time e faze-lo  jogar, vencer, convencer e de brigar pelos títulos.

No entanto a primeira mostra do "profexo" já neste terceiro mês do ano, não tem me convencido na medida em que não estou conseguindo ver até agora o time apresentar um padrão de jogo definido e, mais do que isso, mostrar personalidade em campo.

O fato é que falta definição dos titulares e o estabelecimento imediato de uma hierarquia dentro do elenco poderá proporcionar sossego, tranquilidade e confiança aos atletas, sobretudo os que estão chegando de outros clubes e à garotada promovida da base.

Luxa, então, tem de parar com a mania de fazer média com os jogadores e, ao mesmo tempo, tem de escalar os melhores e mantê-los seja em que jogo for, efetuando apenas as alterações absolutamente necessárias, no menor número possível.

Da mesma forma, não adianta Vanderley ir às coletivas e fazer "lobby" para alguns jogadores que de há muito deveriam ter sido dispensados.

Ontem, por exemplo, ele deitou falação e elogiou bem acima de uma dose de sensatez e equilíbrio o medianíssimo armador Lucas Lima, dando a entender que pelo que fez ontem contra o time de  Araraquara, trata-se de uma panaceia palmeirense.

Palavras ôcas, vazias e sem a menor substância posto que, está provado, Lucas Lima não passa de um jogador apenas razoável, a julgar-se tudo o que ele fez e deixou de fazer até agora. 

Em razão disso, mesmo considerando a aceitável performance de Lucas Lima, insisto na necessidade da contratação imediata de um meia de qualidade sem o qual o Palmeiras terá imensas dificuldades para montar um time de respeito. 

Falta-nos um atleta experiente, de ampla visão de jogo e que seja um expert em assistências.

 COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Meus amigos. Quem quiser publicar comentários envie-os por e-mail. Já chega de bebes bocas sujas por aqui. (AD)

-------------------------------------------------------

1) ESTER ABEA disse:
 Bem que Tia Ester vaticinou, previu, advinhou: mesmo nosso Alcides, espírito superior e moço benevolente nao aguentou a meia dúzia de 3 ou 4 bobos que poluiram nosso OAV. Para variar nao vi o jogo. Gostaria de saber sobre os novatos Luan e Patrick e seu desempenho. Peço aos amigos comentarem.
--------------------------------------------------------

2) Marcelo

Boas meus amigos,

Sobre o garoto Luan ele estava indo razoavelmente, procurando jogo,
distribuindo bolas, só que se machucou novamente, não sei a gravidade.

O Patrick não foi aquele primor, mas não comprometeu. Os diferenciais
de ligação é que não foram bem, torci para a aquisição de Scarpa e
Lucas Lima, mas não deram liga.

Quanto ao resultado do jogo, o fator principal é a escalação sem ser o
time titular, falta confiança ao reserva e os outros a ele, isso é
muito importante.

Vamos ver contra o Guarani do Paraguai se melhora.
 
------------------------------------------------------

O CORINTHIANS NECESSITA QUE O PALMEIRAS VENÇA A FERROVIÁRIA ESTA TARDE NO ALLIANZ!!



Se o Palmeiras não estivesse tão carente de pontos mirando a sua classificação para as quartas de final do Paulistinha/2010, sou convicto de que "algo diferente" poderia ocorrer em relação ao jogo das l7H de hoje no Allianz contra a Ferroviária. Sabem o que?

Parcela significativa da torcida palmeirense torceria desbragadamente para que o time fosse derrotado pela Ferrinha, objetivando colocar o Curica na lanterna de seu grupo e cada vez mais longe da classificação. 

Eu, por índole e por formação ético-familiar , não aprovo qualquer atitude nesse sentido, embora, depois de tantos anos de janela, até entenda o que leva  tantos torcedores a pensar assim e muitos clubes e jogadores a entregar um jogo.

A surpreendente vitória do Guarani ontem sobre o Ituano em Itu, nas entranhas do Novelli Jr, onde o time ituano dificilmente é derrotado, complicou demais a vida do Corinthians.

Independentemente de qualquer resultado no Palmeiras x Ferroviária, se o Curica  não conseguir derrotar o Novo Horizontino às 20H de hoje no Estádio Jorge Biasi em Novo Horizonte e numa melhor hipótese empatar o jogo,  a situação da gambazada pode piorar consideravelmente e uma crise forte tomar conta do time deles.

Se vierem a perder o jogo, consolida-se, então, a situação negativa e o Curica fica atrás do Guarani.  já com 13 pontos e do Bragantino que tem 11. 

Em última análise nem um empate é um bom resultado pró Curica.

Neste exato momento o Curica empata com a Ferroviária em pontos (ambos têm 9 pontos)  desfrutam dos mesmos números nos outros quesitos e dividem a lanterna do Grupo D.

Qualquer, entre os dois, que obtiver um resultado inferior ao outro passará a segurar sozinho a lanterna do Paulistinha/20. 

Independentemente de qualquer resultado alheio, isto é, dos outros clubes, convém lembrar que o Palmeiras ainda não consolidou a sua classificação para as "quartas"!

Com a disparada do Santo André, que já alcançou 19 pontos, o Verdão, com 17, não pode sequer pensar em não pontuar daqui a pouco no Allianz.

Ocorre que o Novorizontino, com 14 pontos e credenciado pelo fato de ser o único invicto da competição está à espreita de um tropeço do Palmeiras para tentar se igualar em pontos ao Verdão. 

Coincidentemente o time de Novo Horizonte enfrenta -esta noite- o Curica. Se vier a perder e o Palmeiras ganhar da Ferroviária, o time que ostenta com exclusividade a invencibilidade neste Paulistinha, vai ficar praticamente fora da classificação. 

O jogo, então, é um divisor de águas, isto é, de vida ou morte para o excelente time do Novorizontino e o Curica que se cuide!

Por outro lado, o líder do grupo B, o Santo André, jogará em casa amanhã às 15 H  contra o Oeste. Se vencer, chegará aos 22 pontos e manterá a posição de liderança de grupo, pois o Palmeiras só pode chegar, no máximo, aos 20 pontos caso ganhe da Ferroviária. 

Para abocanhar a liderança o Palmeiras precisa derrotar a Ferrinha (iria para 20 pontos) mas seria necessário, paralelamente, que o Oeste derrotasse o tme andreense no Bruno José Daniel!

Depois da rodada deste final de semana restarão apenas mais três outras a cumprir. 

Em razão disso, ,mesmo que um resultado negativo do Verdão complique ainda mais o Curica em relação à classificação, o elenco palmeirense tem de pensar primeiro em si e tratar de derrotar a Ferroviária logo mais, a fim de chegar cada vez mais perto da classificação para as quartas de final do Paulistinha!

COMENTE COMENTE COMENTE