Observatório Alviverde

30/06/2019

O RETORNO DE WILLIAM, UM ATACANTE VERSÁTIL, MODERNO E MULTIFUNCIONAL!


A contusão de William, a cirurgia que sofreu e a demora em voltar ao time foram duros golpes no Palmeiras em 2018.

William foi o jogador do Verdão que mais entrou em campo e o que mais jogou no ano passado, tendo atuado 65 vezes na temporada. 

Era um jogador tão importante que ouso afirmar que, com ele, o Palmeiras teria sido campeão da Libertadores do ano passado.

De volta ao time no treinamento de sábado, a boa performance de William evidencia que ele está recuperado e, reintegrado, poderá ser reaproveitado muito em breve, após sete meses de longa e sentida ausência. Está muito próxima a escalação do "Bigode" no time principal.

Há quem garanta que ele pode reestrear logo depois da parada decorrente da Copa América, decorridos os sete meses em que ele recuperou-se da lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Tirante a recuperação da operação em si, o jogador, que cuidou-se responsavelmente durante todo o tempo da recuperação da cirurgia no joelho, não apresenta problemas físicos e já está à disposição de Felipão, a quem caberá administrar a volta de William aos gramados e ao time palmeirense.

Aliás, o sucesso total da recuperação de William deve ter sido determinante para que o Palmeiras não procurasse nenhuma outra alternativa de contratação para reforço ofensivo. 

Como se sabe, William, a exemplo de Ramires, também é um jogador extremamente versátil, que transita por várias posições  e cumpre diversas funções táticas.

O retorno de William (caso ele volte rapidamente à velha forma) representará um enorme reforço ao time palmeirense nos torneios importantíssimos que o Verdão irá disputar este ano, Copa do Brasil, Brasileirão, culminando com a Libertadores e, quem sabe, o Mundial.

Felipão está comemorando as novas alternativas táticas que ganhará no setor ofensivo, com a grande vantagem que poderá rodar com mais eficiência as peças de ataque tanto e quanto terá atletas com capacidade suficiente para exercer com eficiência e objetividade múltiplos sistemas táticos, de acordo com as necessidades.

COMO WILLIAM PODE ATUAR!

Aberto pela direita
Ressalte-se, antes de mais nada, que William tem bola e inteligência para atuar em qualquer função ofensiva, até a de centroavante, malgrado a sua pequena estatura. Com Felipão ele atuou mais pelas beiradas de campo em razão de sua velocidade, capacidade de drible e penetração em diagonal.

Felipão o preferia pelo lado direito do campo, fosse para puxar contra-ataques, para ajudar na marcação ao lateral, para fechar a diagonal em tabelas, para partir pra cima do lateral adversário em lances individuais ( do jeito que faziam os antigos pontas), ir ao fundo e cruzar, para se deslocar e levar a marcação deixando a bola livre para o lateral do Palmeiras, para entrar na área e cruzar ou arrematar. Nessa função, respeitando as opiniões diversas, eu não tenho dúvidas de que (pelo lado direito do campo) ele, em forma, é superior até a Dudu. 

Aliás, se ocorrer o retorno de William à titularidade, creio que irá determinar a imediata passagem de Dudu para o lado esquerdo do campo, onde o "baixinho elétrico" rende muito mais! Foi atuando pelo lado esquerdo que Dudu se consagrou como o melhor jogador do Brasil.
 
Aberto pela esquerda

Felipão também pode optar por Willian pela esquerda, alterando e alternando a maneira de jogar da equipe. Destro embora, William encontra nesse setor condições favoráveis para clarear pela "meiuca" e fazer o chute diagonal à pequena ou média distância, sua melhor e mais importante arma. Muitos têm cantado em prosa e verso essa jogada quando realizada por Everton Cebolinha no Grêmio e na Seleção Brasileira, mas "há séculos" que William fazia isto com a camisa do Palmeiras e a mídia sequer destacava.
 

Centralizado
Sem deixar  de registrar que William sabe cumprir a função de terceiro homem de meio campo, ele pode, também, atuar como centroavante.

Mas, nessa função, ele será usado apenas em última instância, pois não se enquadra à   mas fora da preferência de Felipão, 

Scolari prefere sempre um jogador alto e forte que realize o trabalho do "pivô", e atue preferencialmente de costas para a defesa para tentar o "cabeceio", a "casquinha" ou para preparar o arremate de quem chegar. 

No caso específico de William, jogador leve e veloz, ele poderia exercer a função para tirar os beques da área em sucessivo trabalho de deslocamento e abrir espaços para quem penetre no vazio. Trata-se, porém, apenas de uma alternativa tática que, repito, dificilmente será utilizada.

Você acredita que William retomará facilmente a titularidade?

O time irá melhorar com ele titular?

No lugar de quem ele poderia entrar?

Ou, enfim, William terá de esperar mais um pouco para retornar à condição de titular absoluto que ostentava antes de sua contusão, operação e da ausência de sete meses?

COMENTE COMENTE COMENTE 

SOBRE O TREINO DE SÁBADO CONTRA O OESTE:

Não participaram Angulo, por opção de Felipão e Gustavo Gomez servindo à seleção paraguaia
Foram três tempos de 40 minutos oi 120 minutos, com revesamento dos goleiros.

OS TRÊS TIMES QUE TREINARAM:

Primeiro tempo: Palmeiras 1 x 0, gol de Deyverson.
Time que treinou: Weverton, Marcos Rocha, Edu Dracena, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson.

Segundo tempo: Palmeiras 0 x 1 Oeste                                    
Time que treinou: 
Prass, Mayke, Juninho, Luan e Victor Luis; Thiago Santos, Moisés e Hyoran; Scarpa, Carlos Eduardo e Borja.

Terceiro tempo: Palmeiras 1 x 0, gol de Artur Cabral.
FINAL: PALMEIRAS 2 X 1 OESTE
Time que treinou:
Jailson,  Jean, Vitão, Fabiano e Esteves; Matheus Fernandes, Guerra e Raphael Veiga; Felipe Pires, Willian e Artur Cabral.

PALMEIRAS USOU WILLIAM BIGODE E TRÊS TIMES NO JOGO-TREINO CONTRA O OESTE!


Só se sabe algumas coisas acerca do jogo-treino secreto do Palmeiras ontem, sábado, contra o Oeste e completamente fechado à mídia:

1) Felipão usou três times diferentes.

2) O Palmeiras venceu por 2 x 1.

3) Deyverson e Artur assinalaram os gols palmeirenses.

4) William, após cerca de sete meses de inatividade participou da movimentação após a volta da cirurgia. 

A conclusão a que se chega, levando-se em consideração o primeiro quesito é que a escalação de três times diferentes sinaliza que Felipão vai repetir 2016 e escalar times diferentes em diferentes competições.

Como se sabe o Palmeiras estará disputando três competições a partir do término da Copa América: o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores.

O segundo ítem mostra que o time continua invicto e essa invencibilidade será a sua grande motivação para vencer o Guarani no amistoso do próximo dia 3 de julho em Campinas.

O item três mostra à torcida que o Verdão tem centroavantes suficientes para a campanha deste ano, sem precisar lançar mão de nenhuma contratação.

Além do titular absoluto, Deyverson, o Palmeiras tem Borja que, contrariando as expectativas da mídia e de parte da torcida não deixou o clube, além do jovem Artur que ontem desencantou e jogou um bom futebol e fez até um gol.

Alguns jornalistas que conversaram com Felipão após o treino afirmaram que ele gostou tanto da atuação de Artur Cabral que parece disposto a escalá-lo no amistoso contra o Guarani em Campinas.

Mas a grande notícia do treinamento e do dia, foi o retorno aos treinos com bola de William Bigode que deixou o campo depois da prática sem nada sentir, após 216 dias sem jogar.

O jogador estava radiante e até publicou mensagem em seu Instagram com a seguinte mensagem:

"Feliz demais por jogar o meu primeiro amistoso do ano. Seguimos firmes e fortes na preparação para o segundo semestre." 

O retorno de William proporcionará a Felipão a opção de atuar até sem centroavante devido à versatilidade ofensiva e o poder de criatividade desse jogador, assim que ele conseguir entrar em forma.

Colocadas todas essas situações ficam as perguntas:

1) Você aprova o Palmeiras jogar com vários times os três campeonatos?

2) Felipão tem de colocar Artur Cabral à frente de Borja na hierarquia técnica do time?

3) Com Deyverson, Artur Cabral, Borja e agora William, já à disposição de Felipão para o amistoso em Campinas e também para o primeiro jogo oficial do 2º semestre contra o Inter dia 10 de julho, será realmente desnecessária a contratação de outro homem de área?

COMENTE COMENTE COMENTE


PS - Quem se interessar em assistir a trechos do treinamento de ontem contra o Oeste, acesse os sites amigos da TV Palmeiras ou do PTD, (Palmeiras Todo Dia) 

IMPORTANTE: 
O amistoso Guarani x Palmeiras será realizado em Campinas 4ª Feira que vem, dia 3 de julho, às 18,30H e terá a transmissão do Canal TNT com a narração de André Henning, os comentários de Mauro Betting e as reportagens de Mauro Betting e Rodrigo Fragoso.