Observatório Alviverde

20/11/2011

GREMIO ENTREGA O JOGO PARA O CEARÁ E O PALMEIRAS ESTÁ SERIAMENTE AMEAÇADO DE REBAIXAMENTO!

 

Se o que eu vi ontem na TV não foi uma entrega de jogo eu não me chamo mais Alcides.

Ao afirmar isto, não estou colocando em dúvida a honorabilidade do respeitado clube sulista, mas permito-me desconfiar da postura de muitos jogadores, absolutamente desinteressados e omissos.

O estado de espírito da equipe que entrou em campo era de visível desmotivação e completa omissão. 

A boleirada parecia não se importar com o resultado do jogo, exceto um ou outro jogador de temperamento mais sanguíneo e competitivo. Douglas, apesar do gol, só jogou na horizontal.

Dava a impressão de que o time dos pampas tinha comido um interminável rodízio de churrasco ou uma gorda feijoada, pois andou em campo, submeteu-se e permitiu o total domínio do adversário.

O Grêmio, por tradição, não é assim. Nunca foi assim!. Os jogadores corriam mas faziam questão de não chegar.

O Ceará ganhou de 3 x 1 mas se ganhasse de 4 ou de 5, não seria de estranhar.

A falta de comprometimento e de profissionalismo dos jogadores gremistas passou-me a impressão de que estavam fritando ou derrubando Celso Roth, em processo de renovação contratual, aliás…

Como se sabe, Roth é um treinador exigente, cobra muito do elenco e não abre mão da disciplina. Um treinador dessa têmpera incomoda demais os jogadores que, quando podem, mandam-no, mesmo, para o espaço.

O entrega do Grêmio teve um impacto enorme sobre os números dos clubes ameaçados pela degola, principalmente o sobre o Palmeiras.

Apesar dos 43 pontos na tabela, de repente,  a posição razoavelmente sólida que o Verdão ostentava tornou-se extremamente perigosa em face do pequeno número de vitórias obtidas pelo Verdão neste Brasileiro.

Esse critério, que pode decidir o descenso em caso de empates por pontos, redunda, agora, em uma ameaça terrível ao Palmeiras.

A perspectiva da decisão por maior número de vitórias torna-se, agora, perfeitamente, factível, em face do número de equipes envolvidas no chamado rebolo e da pequena diferença de pontos que os separa.

Não vou reescrever a numerologia publicada em outras postagens, haja vista que tudo muda a partir do encerramento de cada jogo e de cada rodada..

A rodada de ontem, por exemplo, decretou a queda de duas equipes, confirmando as expectativas antecipadas: América e o Avaí.

Agora o percentual aritmético das possibilidade de descenso é este: Palmeiras e Atlético GO 1%, Galo 2%, Bahia 3%, Cruzeiro, 32%, Ceará 81% e Atlético PR 80%. Após os jogos deste domingo tudo deve mudar.

Empatado com o Atlético GO com 43 pontos, perdendo a posição no número de vitórias, 11 a  9 vitórias, o Palmeiras está à frente do pelotão dos desesperados.

Com três jogos a cumprir, o Palmeiras tem uma grande vantagem sobre os demais concorrentes. Depende apenas de si e de mais ninguém para a almejada salvação.

Mas em caso de não pontuar esta noite em Pituaçu, o Palmeiras vai se meter em maus lençóis.

A seqüencia verde é extremamente difícil, haja vista que enfrentará, em seguida, o seu maior inimigo, o SPFC e, posteriormente, na última rodada, o seu maior adversário o Corinthians, no jogo que pode decidir o título para os gambás.

Aliás, quero dizer de passagem que N-I-N-G-U-É-M da mídia questionou o prejuízo dos grandes do futebol brasileiro, a partir da colocação dos principais clássicos para as rodadas finais.

Isso não é justo! Apor as maiores dificuldades aos clubes na hora mais crítica do campeonato é desumano e pouco inteligente.

Os clássicos seguidos são extremamente desgastantes com a perda de muitos jogadores por cartões ou contusões. Via de regra os clubes entram em campo mutilados, sem as suas formações principais.

Por que Palmeiras x São Paulo e Corinthians X Palmeiras vão se enfrentar em duas semanas seguidas, para que se fale apenas dos paulistas?

Esse problema tem de ser examinado e corrigido. Quando os grandes são beneficiados todo mundo critica, mas quando são prejudicados, por questão de isonomia deveriam, também, ser defendidos!

Voltemos ao Palmeiras.

A nossa torcida, agora, tem de ser toda pelo Cruzeiro, a partir do jogo de hoje contra o Atlético PR. O Cruzeiro é a chave que pode nos abrir a porta do Brasileirão 2012

Digo isso com o mesmo desgosto que digo que temos de torcer para que os gambás vençam o Galo Mineiro no Pacaembu. Tenho horror ao arrogante clube, dirigente e torcida…Mas, fazer o que, se fomos tão incompetentes?

Se o Cruzeiro vencer o Atlético Pr e o Ceará derruba os cearenses e   deixa o Atlético PR com a obrigação de vencer o rebaixado América, franco atirador, e o seu maior rival, o coxa!

Nessa hipótese, um empate contra o Bahia bastaria para nos salvar.

O Galo Mineiro, tem 12 vitórias, o Bahia, 10 e  ambos com estão com 42 pontos.

Se o Palmeiras, absurdamente, não pontuasse mais, o Galo teria de perder para os gambás, para o Botafogo e para o Cruzeiro, a fim de que ficasse atrás do Verdão.

Se o Palmeiras empatar com o Bahia, vai para 44. Não estará matematicamente classificado, mas será improvável que a combinação de resultados o rebaixe, mesmo perdendo os dois clássicos finais.

A rodada deste domingo vai balizar e antecipar as nossas perspectivas A vantagem é que o horário em que o Palmeiras vai jogar, 19 horas, permitirá à equipe entrar em campo já sabendo do que precisa.

Isso não é fundamental, mas ajuda a construir vitórias, na medida em que o grupo se  motiva e se mobiliza.

Cruzeiro X Atlético PR, Atlético GO X Flamengo, Corinthians X Galo, os jogos que interessam diretamente ao Verdão, serão travados às 17 horas.

“Alea jacta est”, a sorte está lançada. Agora depende de nós!

Com Valdívia, melhoram as nossas chances?

Será que escapamos desta?

E pensar que se Felipão não fosse tão medroso, tão covarde, taticamente, não estaríamos metidos em semelhante enrascada.

Kléber manga podre, essa diretoria de apedêutas sem iniciativa  e Felipão, o cagão, nos levaram a humilhante situação que estamos vivendo.

COMENTE COMENTE COMENTE