Observatório Alviverde

14/09/2017

MURICY, SPORTV E REDE GLOBO. UMA RELAÇÃO EM QUE FALTA ÉTICA MAS SOBRAM CLUBISMO, FACCIOSISMO E TENDÊNCIA!



Assistindo ao Sportv, vi e ouvi -estupefato- sem acreditar no que aparecia na tela da TV, que Muricy Ramalho passará a exercer um cargo de consultoria no SPFC, a fim de ajudar o time Bambi a escapar do descenso.

Pior que isso só o complemento da informação que o anuncia em função paralela aética, isto é, Muricy prestará consultoria ao Bambi sem prejuízo de sua funções de comentarista na esfera televisiva. Verdadeira aberração!

O mais grave desse lamentável episódio é que a informação foi passada ao vivo de voz e palavra pelo próprio técnico, que, por sinal, continua ocupando e usurpando o lugar dos verdadeiros jornalistas, atuando imoralmente como comentarista da Rede Globo de Televisão,

Sobre o cargo que hoje ocupa (indevidamente) na TV,  o próprio Muricy enfatizou que, mesmo trabalhando como um consultor dos bambis, "não irá abdicar da função de comentarista porque não tem por hábito encerrar antes do prazo e hora, os contratos que assina". 

No caso e situações, específicos, muito melhor seria se não fosse assim!

Houvesse um grama de jornalismo habitando-lhe o imo e Muricy se recusaria de pronto, secreta ou publicamente, a ajudar os Bambis ou a qualquer time que fosse, se investido em qualquer função de comunicação. 

Caso contrário, se estivesse disposto e optasse por ajudar qualquer time, o São Paulo, inclusive, a primeira atitude que deveria tomar teria de ser aquela de pedir demissão do cargo jornalístico que, impropriamente, está ocupando, em detrimento de um autêntico profissional da área.

Em teoria as declarações e atitudes de Muricy parecem bonitas, grandiosas, nobres, justas e perfeitas e eivadas da mais pura ética... 

Na prática escancaram-lhe falta de compostura e fraqueza de caráter, haja vista que fere de morte todos os trivialíssimos princípios da igualdade e da isonomia clubística, peças obrigatórias da conduta de qualquer profissional que se disponha a exercer com isenção a importante função de comentarista esportivo.

Pela simples condição de mencionar publicamente que foi convidado a ocupar um cargo importante no time Bambi (quem sabe o de técnico?) e, ao mesmo tempo,  g-a-r-a-n-t-i-r que (apesar disso) continuaria trabalhando no Sportv até o término de seu contrato, seria (é), moral e eticamente, vedado a Muricy qualquer concessão de auxílio ao clube que ele revela publicamente ser aquele de sua preferência.

Como acreditar em suas opiniões a partir de agora em que ele declara abertamente pelo Bambi e que está disposto a ajudar a tirar o clube do rebaixamento?

Faria, ele, o mesmo por outros clubes? Ou, simplesmente, os relegaria à própria sorte. 

A partir desta importante premissa marco o meu pensamento acerca de Muricy enquato comentarista:

"acredite nele quem quiser, se quiser, porque eu não acredito sobretudo porque sou palmeirense. Aliás, jamais acreditei ou irei acreditar!!!

O Sportv, igualmente, tem de parar de dar guarida a essas cenas e situações varzeanas que parecem confirmar a sua condição de veículo tendencioso voltado a defender os interesses de determinados clubes, entre os quais sempre avulta e se inclui o SPFC.

Vejam e concluam, então, que o Sportv não apenas permitiu mas incentivou todos os "mantrans" e nesta altura em que vivemos, juras de "amor-impróprio" de Muricy ao time Bambi. É tendência demasiada em um meio que se diz profissional!

De sua parte Muricy parecia extasiado com o assunto e, sobretudo, com a perspectiva de tirar os Bambis da lama.

Certamente foi por isso que o ex-técnico proclamou e repetiu tantas vezes em alto e bom tom "que tinha um imenso carinho pelo SPFC" e que, caso Dorival Júnior assim o permitisse, toparia ajudar realizando palestras e preleções aos jogadores.

Seria esse, efetivamente, o papel profissional a ser exercido por um analista ou comentarista de TV?  

Ou trata-se de outra violação à ética e aos valores que caracterizam (ao menos deveriam caracterizar) a função e a profissão?

Muricy, se esquecendo ou fingindo esquecer de sua atual condição de "jornalista caroneiro", teve o desplante e a "cara-de-pau" de afirmar, em pleno ar, que, "não se furtaria de ajudar o SPFC em sua campanha contra o descenso". 

Responda-me, agora, você que me lê:

Em que lugar foi que ele enfiou a ética, o respeito, a igualdade e a isonomia ao atuar de forma escrachada e sem classe como se fosse ele um reles torcedor?

Agindo assim, ele, e principalmente a Rede Globo que o emprega, ferem frontalmente os mais comezinhos princípios da isenção tanto em âmbito profissional como empresarial.

Da mesma forma ferem de morte relacionamentos profissionais saudáveis ao promover a injustiça, a indignidade, a imoralidade e a falta do melhor-senso.

Por que o "comentarista" global e ex-treinador, transgredindo todos os limites demarcados pela ética e pela razão não se propõe a ajudar também o Atlético Goianiense, o Vitória, a Chapecoense, o Coritiba, o Bahia e o Avaí?

Vejam o quanto são incoerentes, para que não se diga "desonestos" alguns diretivos do esporte global que não apenas concordam mas aprovam esse lamentável estado de coisas que visa a salvar um clube quando há, no mínimo, seis ou mais clubes nas mesmas condições do SPFW?

Nas ilegalíssimas ("obrigado" Gilmar, amigos et caterva, FDPs) ou mais eufemisticamente, nas deslealíssimas contratações televisivas de ex-jogadores, ex-técnicos, ex-desportistas e ex-dirigentes para função de comentarista, há uma sempre uma condição cultivada e exigida; "não ter passado ou não ter sido do Palmeiras, tanto e quanto não torcer pelo Verdão!" 

Há quantos anos que essa gente, que posa sempre de normal, mas que na prática é facciosa e clubística, usa os veículos de comunicação e trabalha visível e descaradamente por seus times de coração, sem a menor preocupação com a ética profissional?

Há quantos anos age, sempre agressiva e de caso pensado, isto é, de maneira premeditada, tentando tudo, o possível e o impossível, a fim de prejudicar e rebaixar o Palmeiras.

Esta semana mesmo a mídia em geral, leia-se a tchurma das TVs, rádios e jornais, desancou Dona Leila nos comentários, embora não houvesse levado vantagens quando a conduziram para os estúdios das TV, pois ela saiu-se magnificamente bem em relação à todas as inquisições a que foi submetida.

Como a mídia, de um modo geral, é despeitada quando fala nos patrocinadores do Palmeiras, não?

Por absoluta ausência de assuntos para criticar o clube, o técnico, o time e os jogadores, numa semana em que o Palmeiras mesmo jogando muito foi tão prejudicado contra o Galo, a imprensa só falou a respeito dos assuntos verdes que lhe interessava, todos contrários à realidade e aos interesses do Verdão.

Notaram que a maior parte da mídia preferiu elogiar Lalau Vuaden, perdão, Leandro Vuaden, após o formidável festival de erros e omissões que ele e seus auxiliares promoveram e aplicaram sobre o Palmeiras aqui em Belo Horizonte?

Perceberam que com o Campeonato Brasileiro em pleno andamento e com o Verdão de olho no título (embora ainda de binóculos) e a mídia já está contratando dois goleiros para o Verdão visando a 2018?

Sem informar nomes os cronistas afirmam categoricamente que ambos (?) , chegarão em breve, para jogar e assumir o posto! Quer dizer então que o Palmeiras terá mais dois titulares, totalizando quatro?

Se mal pergunto me perdoem, estariam, eles, neste momento anunciando goleiros titulares para o Santos, para o Curica ou para os Bambis, que, aliás, estão precisando e muito? 

É claro que não! Nem goleiros, zagueiros, médios, armadores ou atacantes porque o Curica é lider disparado no Brasileirão e disputa a Sul-Americana, o Santos tem chances no Brasileiro e na Libertadores, tanto e quanto os Bambis estão sendo mobilizados e motivador para fugir do descenso.

Há uma prioridade da qual a mídia não abre mão que é a não apenas impedir que o Palmeiras chegue ao título, mas, se for possível, evitar que o Verdão se classifique para a Libertadores 2018! Só não enxerga quem não quer enxergar!

Sem se importar, reconhecer ou ressaltar as qualidades excepcionais de Jailson e Prass, dois goleiraços inseridos entre os melhores do país, procuram atrapalhar-lhes as performances visando à desestabilização e à desclassificação do time. 

Infelizmente muitos já caíram ou estão caindo nesse conto da carochinha! Ou seria do vigário, mesmo?

Fomos vítimas dessa armadilha na Copa do Brasil e, principalmente, na Libertadores deste ano. Nossos goleiros, em razão (também) disso, perderam a confiança e deu no que deu.

Não satisfeita, a tchurma da imprensa já está anunciando Lucas Lima no Palmeiras no ano que vem, ainda que sabendo das dificuldades decorrentes da contratação de um jogador apto para o mercado internacional e peça importantíssima do atual time do Santos que ontem empatou no Equador. 

Como já falei demais vou agora encerrar a postagem propondo uma situação para a análise de todos vocês que me ajudam diariamente a fazer este blog.

Já pensaram se fosse o Palmeiras que estivesse na situação dos Bambis, isto é, na zona do rebaixamento?

Já imaginaram se Muricy fosse um ex-técnico do Palmeiras que comentasse os jogos no Sportv e fizesse em pleno ar declarações de amor ao verdão anunciando que iria ser consultor do time e que faria palestras e preleções ao grupo de jogadores com o intuito de livrá-lo do descenso?

Já consideraram se, nessas condições, sem pedir demissão ou deixar de ser comentarista da televisão, ele se propusesse a exercer, a um só tempo as funções de comentarista na TV e de consultor do Palmeiras?

O que diriam eles da televisão e da mídia acerca do Palmeiras?

COMENTE COMENTE COMENTE