Observatório Alviverde

03/01/2017

A POSTAGEM DO PALMEIRENSE EMANUEL CAMPANA!




No ano passado convidei o amigo Emanuel Campana para que fizesse a postagem principal deste OAV.

Ontem, finalmente, recebi uma interessantíssima matéria da lavra dele que coloco para a observação e análise de todos os componentes do blog.

A POSTAGEM DO CAMPANA
1)  A   compra do Parque Antártica
 Em 1920 quando a SE PALMEIRAS decidiu fazer a "loucura" de comprar o terreno do Parque Antártica, que pertencia a uma empresa fabricante de cerveja, três fatos ocorridos exigem destaque.

O primeiro, a "lealdade padrão" da Societá Palestra Italia que precisava da anuência do América FC, clube que tinha contrato de aluguel com a empresa dona do terreno e, como tal, assim procedeu.

O segundo foi a forma como foram pagas as duas parcelas iniciais, com a juda das Indústrias Reunidas Matarazzo e de alguns apaixonados pelo clube que queriam ver o crescimento rápido do Palestra. 

O terceiro é a venda de parte do terreno para o grande palestrino Francisco Matarazzo que pagou por ele 187 contos de réis.

Como se percebe, está no DNA do Palestrino / Palmeirense, “ajudar” o clube de coração.

2) A arrancada heroica
Graças a diversos torcedores / dirigentes da época e à criatividade de Mário Minervino, o Palestra  mudou de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras à uma hora da manhã do dia 15 de setembro de 1942. 

 Este caso é bem emblemático, pois mostra o quanto os dirigentes se preocupavam com a continuidade do Palestra, mesmo que mudasse de nome à fórceps, por conta de pressão política e interesse escuso de inimigos. 

 Um fato curioso é que os jogadores (longe dessa guerra) ficaram instalados, treinando no sítio do então Presidente Ítalo Adami, na cidade de Poá, fato parecido com o jatinho de Paulo Nobre, utilizado para o trânsito de jogadores na volta da seleção
 Essa decisão (mudar o nome) fez com que o PALMEIRAS, tenha hoje a melhor Arena Multiuso do Brasil. Não fosse essa atitude os bambis teriam todo este patrimônio, sem o menor esforço, principalmente de sua torcida.


   3)   Fundação da Mancha Verde

      Em relação a este assunto polêmico sei que muitos vão me criticar, mas a fundação desta torcida também ajudou a mudar o rumo da SE PALMEIRAS. 
p
p    Pra quem gostava de ir aos estádios antes de 1983 sabe o quanto a torcida palmeirense sofria quando saia do estádio do Palestra para assistir aos jogos no Pacaembu ou no Morumbi, por exemplo.  

      Após a fundação desta torcida o Palmeirense pôde sim ir à estádios, uma vez que o alvo dos confrontos passou a ser a Mancha, bem como, esta torcida passou a inovar em cantos e festas na arquibancada, o que, convenhamos, também foi e (mesmo que mínimo) ainda é, motivo de atração para o torcedor ir aos jogos. 

     A Mancha Verde também teve uma grande influência na adoção do porco como um mascote de estimação, criou  novos coros, e incentivou o marketing do clube para a criação e venda de novos produtos.

      Da mesma forma, acabou com a “zoeira” de rivais que usavam o porco para nos diminuir, esse mesmo porco que em 1993 tornou-se motivo para provocação do rival e dessa provocação surgiu o incentivo para o jogo decisivo, do qual sabemos o desfecho. 

     4)    A acolhida do time na série B 2003
     No dia seguinte à confirmação do rebaixamento de 2002 todo o palmeirense era só desânimo. Parecia que seu ente mais querido havia morrido. 

 O ano de 2003 começou com mais decepções, como o vice na Copa SP, quando um jogador que  nem merece ter o nome publicado imitou o porco e enlouqueceu negativamente a torcida palmeirense. 

  Depois disso  veio o 2 x 7 para o Vitória e mais decepção na semifinal contra os gambás!

  Porém, assim que começou a série B foi uma loucura!

 A torcida mostrou novamente a sua face palestrina defendendo o seu patrimônio de forma diferente, porém com o mesmo engajamento de seus ancestrais, sendo ela a responsável direta por levar àquele time ao retorno à série A, sendo o primeiro clube brasileiro (juntamente com Botafogo) a retornar de forma legitima dentro de campo, como já falado antes “o Padrão da Lealdade”. 

      5 )      A criação da mídia palestrina
      A partir de 2001 foram criados alguns sites sobre a SE PALMEIRAS, como, por exemplo, o PTD  (Palmeiras Todo Dia), mas a partir de 2006/2007 começou uma avalanche nas mídias sociais transformando a forma de o palmeirense pesquisar sobre o Palmeiras.

       Essas mídias (as verdadeiras mídias) foram e continuam sendo o principal canal de comunicação das notícias da SE PALMEIRAS com a torcida.

      Aliás,  cresce cada vez mais a influência desse que é o principal canal de comunicação do clube o que leva o palmeirense e até os jogadores a frequentar a Mídia Palestrina, diariamente.

      6) O engajamento atual: produtos oficiais/bilheteria/sócio torcedor                                    Confesse! Em janeiro de 2015 você tomou um susto, né? Foi justamente quando você soube que o Palmeiras contratou Dudu com o dinheiro do Avanti!                                                                                                                                                                                                                                        
      O número de sócios torcedores do AVANTI em 30/12014 girava em torno de 64 mil (incluindo eu) e em 19/01/2015 totalizava 76 mil  verificando-se um aumento de 19% após o anúncio da contratação de Dudu. 

      Com essa atitude o Palmeirense concluiu que pode contar com o plano e acreditar nele porque se o negócio é investir  "tamo junto"!  

        
       Outro assunto importante é participação da torcida cobrando postura de jornalistas “parceiros” do Verdão, como no caso da Adidas em exaltar o framengo e “esquecer” do PALMEIRAS.

      Por conta deste tratamento o Palmeirense  faz campanha para que em 2017 o fornecedor de material esportivo seja a Puma.

      Abaixo seguem alguns tópicos que mostram com a maior clareza o engajamento Palestrino.
                - Compra de produtos oficiais;
                - Maior bilheteria e renda;
                - Sócio torcedor mais rentável ;
                - Campanhas para conquista de campeonatos, como na Copa do Brasil 2015; 

      Maior “arquibancada externa” do mundo que foi proibida pelo Ministério Público;

- Criação do “Tsunami Verde” todo dia 26 de agosto para comemorar o aniversário do Palmeiras.


      Mediante os fundamentos acima, afirmo que o principal fator para o Palmeiras chegar onde chegou somos nós PALESTRINOS / PALMEIREINSES / PARMERISTAS.


    Agradeço aos ancestrais e aos recém-nascidos, aos fanáticos apoiadores e fanáticos cornetas, aos de sofá e aos de arquibancada, enfim a todos que fizeram, fazem e vão fazer o Palmeiras esse gigante cada vez mais gigante do futebol mundial!


  COMENTE COMENTE COMENTE

   ATENÇÃO

     Qualquer componente do Blog que se interesse em escrever eventualmente a postagem principal basta enviar-me um e-mail neste endereço:

     alcidesdrummond@yahoo.com.br

     Abs a todos e um 2017 de muitas glórias e realizações a todos, principalmente ao Palmeiras!
(    (AD)