A POSTAGEM DO PALMEIRENSE EMANUEL CAMPANA!
No ano passado convidei o amigo Emanuel Campana para que fizesse a postagem principal deste OAV.
Ontem, finalmente, recebi uma interessantíssima matéria da lavra dele que coloco para a observação e análise de todos os componentes do blog.
A POSTAGEM DO CAMPANA
1) A compra do Parque Antártica
Em 1920 quando a SE PALMEIRAS decidiu fazer a "loucura" de comprar o terreno do Parque Antártica, que pertencia a uma empresa fabricante de cerveja, três fatos ocorridos exigem destaque.
O primeiro, a "lealdade padrão" da Societá Palestra Italia que precisava da anuência do América FC, clube que tinha contrato de aluguel com a empresa dona do terreno e, como tal, assim procedeu.
O segundo foi a forma como foram pagas as duas parcelas iniciais, com a juda das Indústrias Reunidas Matarazzo e de alguns apaixonados pelo clube que queriam ver o crescimento rápido do Palestra.
O terceiro é a venda de parte do terreno para o grande palestrino Francisco Matarazzo que pagou por ele 187 contos de réis.
Como se percebe, está no DNA do Palestrino / Palmeirense, “ajudar” o clube de coração.
2) A arrancada heroica
Graças a diversos torcedores / dirigentes da época e à criatividade de Mário Minervino, o Palestra mudou de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras à uma hora da manhã do dia 15 de setembro de 1942.
Este caso é bem emblemático, pois mostra o quanto os dirigentes se preocupavam com a continuidade do Palestra, mesmo que mudasse de nome à fórceps, por conta de pressão política e interesse escuso de inimigos.
Um fato curioso é que os jogadores (longe dessa guerra) ficaram instalados, treinando no sítio do então Presidente Ítalo Adami, na cidade de Poá, fato parecido com o jatinho de Paulo Nobre, utilizado para o trânsito de jogadores na volta da seleção
.
Essa decisão
(mudar o nome) fez com que o PALMEIRAS, tenha hoje a melhor Arena Multiuso do
Brasil. Não fosse essa atitude os bambis teriam todo este patrimônio, sem
o menor esforço, principalmente de sua torcida.
3)
Fundação da Mancha Verde
Em relação a este assunto polêmico sei que muitos vão me criticar, mas
a fundação desta torcida também ajudou a mudar o rumo da SE PALMEIRAS.
p
p Pra quem gostava de ir aos estádios antes de 1983 sabe o quanto a torcida palmeirense sofria quando saia do estádio do Palestra para assistir aos jogos no Pacaembu ou no Morumbi, por exemplo.
Após a fundação desta torcida o Palmeirense pôde sim ir à estádios, uma vez que o alvo dos confrontos passou a ser a Mancha, bem como, esta torcida passou a inovar em cantos e festas na arquibancada, o que, convenhamos, também foi e (mesmo que mínimo) ainda é, motivo de atração para o torcedor ir aos jogos.
p
p Pra quem gostava de ir aos estádios antes de 1983 sabe o quanto a torcida palmeirense sofria quando saia do estádio do Palestra para assistir aos jogos no Pacaembu ou no Morumbi, por exemplo.
Após a fundação desta torcida o Palmeirense pôde sim ir à estádios, uma vez que o alvo dos confrontos passou a ser a Mancha, bem como, esta torcida passou a inovar em cantos e festas na arquibancada, o que, convenhamos, também foi e (mesmo que mínimo) ainda é, motivo de atração para o torcedor ir aos jogos.
A
Mancha Verde também teve uma grande influência na adoção do porco como
um mascote de estimação, criou novos coros, e incentivou o marketing do
clube para
a criação e venda de novos produtos.
Da mesma forma, acabou com a “zoeira” de rivais que usavam o porco para nos
diminuir, esse mesmo porco que em 1993 tornou-se motivo para provocação do
rival e dessa provocação surgiu o incentivo para o jogo decisivo, do qual sabemos o
desfecho.
4) A acolhida do time na série B 2003
No dia seguinte à confirmação do rebaixamento de 2002 todo o palmeirense era só desânimo. Parecia que seu ente mais querido havia morrido.
O ano de 2003 começou com mais decepções, como o vice na Copa SP, quando um jogador que nem merece ter o nome publicado imitou o porco e enlouqueceu negativamente a torcida palmeirense.
Depois disso veio o 2 x 7 para o Vitória e mais decepção na semifinal contra os gambás!
Porém, assim que começou a série B foi uma loucura!
A torcida mostrou novamente a sua face palestrina defendendo o seu patrimônio de forma diferente, porém com o mesmo engajamento de seus ancestrais, sendo ela a responsável direta por levar àquele time ao retorno à série A, sendo o primeiro clube brasileiro (juntamente com Botafogo) a retornar de forma legitima dentro de campo, como já falado antes “o Padrão da Lealdade”.
4) A acolhida do time na série B 2003
No dia seguinte à confirmação do rebaixamento de 2002 todo o palmeirense era só desânimo. Parecia que seu ente mais querido havia morrido.
O ano de 2003 começou com mais decepções, como o vice na Copa SP, quando um jogador que nem merece ter o nome publicado imitou o porco e enlouqueceu negativamente a torcida palmeirense.
Depois disso veio o 2 x 7 para o Vitória e mais decepção na semifinal contra os gambás!
Porém, assim que começou a série B foi uma loucura!
A torcida mostrou novamente a sua face palestrina defendendo o seu patrimônio de forma diferente, porém com o mesmo engajamento de seus ancestrais, sendo ela a responsável direta por levar àquele time ao retorno à série A, sendo o primeiro clube brasileiro (juntamente com Botafogo) a retornar de forma legitima dentro de campo, como já falado antes “o Padrão da Lealdade”.
5 )
A criação da mídia palestrina
A partir de 2001 foram criados alguns sites sobre a SE PALMEIRAS, como, por exemplo, o PTD (Palmeiras Todo Dia), mas a partir de 2006/2007 começou uma avalanche nas mídias sociais transformando a forma de o palmeirense pesquisar sobre o Palmeiras.
Essas mídias (as verdadeiras mídias) foram e continuam sendo o principal canal de comunicação das notícias da SE PALMEIRAS com a torcida.
Aliás, cresce cada vez mais a influência desse que é o principal canal de comunicação do clube o que leva o palmeirense e até os jogadores a frequentar a Mídia Palestrina, diariamente.
6) O engajamento atual: produtos oficiais/bilheteria/sócio torcedor Confesse! Em janeiro de 2015 você tomou um susto, né? Foi justamente quando você soube que o Palmeiras contratou Dudu com o dinheiro do Avanti!
O número de sócios torcedores do AVANTI em 30/12014 girava em torno de 64 mil (incluindo eu) e em 19/01/2015 totalizava 76 mil verificando-se um aumento de 19% após o anúncio da contratação de Dudu.
Com essa atitude o Palmeirense concluiu que pode contar com o plano e acreditar nele porque se o negócio é investir "tamo junto"!
A partir de 2001 foram criados alguns sites sobre a SE PALMEIRAS, como, por exemplo, o PTD (Palmeiras Todo Dia), mas a partir de 2006/2007 começou uma avalanche nas mídias sociais transformando a forma de o palmeirense pesquisar sobre o Palmeiras.
Essas mídias (as verdadeiras mídias) foram e continuam sendo o principal canal de comunicação das notícias da SE PALMEIRAS com a torcida.
Aliás, cresce cada vez mais a influência desse que é o principal canal de comunicação do clube o que leva o palmeirense e até os jogadores a frequentar a Mídia Palestrina, diariamente.
6) O engajamento atual: produtos oficiais/bilheteria/sócio torcedor Confesse! Em janeiro de 2015 você tomou um susto, né? Foi justamente quando você soube que o Palmeiras contratou Dudu com o dinheiro do Avanti!
O número de sócios torcedores do AVANTI em 30/12014 girava em torno de 64 mil (incluindo eu) e em 19/01/2015 totalizava 76 mil verificando-se um aumento de 19% após o anúncio da contratação de Dudu.
Com essa atitude o Palmeirense concluiu que pode contar com o plano e acreditar nele porque se o negócio é investir "tamo junto"!
Outro assunto importante é participação da torcida cobrando postura
de jornalistas “parceiros” do Verdão, como no caso da Adidas em exaltar o
framengo e “esquecer” do PALMEIRAS.
Qualquer componente do Blog que se interesse em escrever eventualmente a postagem principal basta enviar-me um e-mail neste endereço:
alcidesdrummond@yahoo.com.br
Abs a todos e um 2017 de muitas glórias e realizações a todos, principalmente ao Palmeiras!
( (AD)
Por conta deste tratamento o Palmeirense faz campanha para que em 2017 o fornecedor de
material esportivo seja a Puma.
Abaixo seguem alguns tópicos que mostram com a
maior clareza o engajamento Palestrino.
- Compra
de produtos oficiais;
- Maior
bilheteria e renda;
- Sócio
torcedor mais rentável ;
-
Campanhas para conquista de campeonatos, como na Copa do Brasil 2015;
Maior “arquibancada externa” do mundo que foi proibida pelo Ministério Público;
Maior “arquibancada externa” do mundo que foi proibida pelo Ministério Público;
- Criação do “Tsunami Verde” todo
dia 26 de agosto para comemorar o aniversário do Palmeiras.
Mediante os
fundamentos acima, afirmo que o principal fator para o Palmeiras chegar onde
chegou somos nós PALESTRINOS / PALMEIREINSES / PARMERISTAS.
Agradeço aos ancestrais e aos recém-nascidos, aos fanáticos
apoiadores e fanáticos cornetas, aos de sofá e aos de arquibancada, enfim a
todos que fizeram, fazem e vão fazer o Palmeiras esse gigante cada vez mais gigante do futebol mundial!
COMENTE COMENTE COMENTE
ATENÇÃO
ATENÇÃO
Qualquer componente do Blog que se interesse em escrever eventualmente a postagem principal basta enviar-me um e-mail neste endereço:
alcidesdrummond@yahoo.com.br
Abs a todos e um 2017 de muitas glórias e realizações a todos, principalmente ao Palmeiras!
( (AD)