Observatório Alviverde

11/12/2017

PALMEIRAS DEVE PROMOVER UMA LIMPEZA NO ELENCO ANTES DA TEMPORADA DE 2018.



Após contratar Emerson Santos, Diogo Barbosa e Lucas Lima, Palmeiras vai promover uma retificação de elenco e, ao que tudo indica, sem a supervisão de Róger Machado. 

Lamentável porque o ideal seria que o novo técnico pudesse conhecer todos os jogadores do grupo atual, para que pudesse filtrar os melhores entre os melhores e formar um elenco forte e equilibrado visando à próxima temporada. 

A renovação de Fernando Prass por mais um ano é um indicativo de que o veterano goleiro agrada o novo técnico.

Jailson, num contexto geral um pouco menos goleiro do que Prass, mostrou claramente que se o Palmeiras precisar de seu concurso tem condições plenas de assumir a titularidade.

Dizem que Weverton, do Atlético Pr. está chegando, mas, em meu entendimento é uma contratação dispensável haja vista a sua condição de inferioridade em relação a Prass e Jailson, tanto e quanto às sombrias perspectivas de aproveitamento dos garotos Vinicius Silvestre e Daniel Fuzato. Um dos dois, com certeza, será dispensado.

Em relação à zaga, além do contratado Émerson Santos, Edu Dracena, Juninho e Luan estão confirmados.
Mina deve permanecer até a Copa, após o que, possivelmente, transferir-se-á para o Barcelona. 
Antonio Carlos, inaproveitado em 2017, terá seu empréstimo prorrogado com a Ponte e deve renovar. 
Pedrão, do Sub-20 que já treinou com os profissionais, será aproveitado. 
Thiago Martins está voltando do empréstimo ao Bahia.

Agora com Diogo Barbosa, contratado junto ao Cruzeiro e já sem Egídio e Zé Roberto, o Palmeiras deverá ter o retorno de Vitor Luís na lateral esquerda. Na lateral direita, além de Mike,  João Pedro retorna, mas o clube tenta contratar Rafinha junto ao futebol alemão. Fabiano e Jean sobram para negociações. 

No meio-campo, além da perspectiva da chegada de Gustavo Scarpa, cada dia mais iminente, do contratado Lucas Lima, Bruno Henrique, Felipe Melo, Moisés, Guerra, Tchê Tchê e Thiago Santos estão garantidos em 2018, a não ser que ocorra alguma oferta especial por qualquer desses jogadores.
Arouca está indo para o Galo Mineiro e Michel Bastos foi liberado para qualquer negociação.
Raphael Veiga e Hyoran estão disponíveis para negociações e já se fala que os dois e Michel Bastos estão sendo colocados nas negociações que envolvem Gustavo Scarpa, do Flu e o goleiro Weverton, do Furacão. 
  
No ataque, Borja, Deyverson, Dudu, Willian e Keno já receberam ordens para que se reapresentem na Academia de Futebol dia três de janeiro. 
Erik tem sido sondado por muitos clubes entre os quais o Santos, Goiás, Botafogo, Vasco e Fluminense e  pode vir a ser negociado.   
Róger Guedes, que chegou a ser afastado do elenco e até a treinar em separado, pode ser vendido. O Palmeiras está em contato com vários times do exterior.  Eu procuraria uma forma de reintegrar Róger, um atleta muito acima da média geral.

Que não haja precipitação e o Palmeiras possa se desfazer dos jogadores que não deram certo, sem se esquecer de repor as dispensas não apenas com jogadores famosos, mas com um bom aproveitamento racional de sua base, hoje, sem qualquer dúvida porque os números confirmam, a melhor do Brasil!

ALCIDES DRUMMOND