Observatório Alviverde

18/09/2017

PALMEIRAS 1 X 0 COXA. FALTA UM MEIA DE LIGAÇÃO, FALTA VALDÍVIA!


COMENTÁRIO PUBLICADO AO FINAL DO 1º TEMPO  
Findo o 1º tempo, claro que a vitória não está garantida em face da ilogicidade do futebol, mas o Palmeiras, que abriu 1 x 0, está bem perto dela.

O Verdão exibiu neste primeiro tempo um futebol se não maravilhoso, espetacular, mas simples, objetivo e se impondo ao adversário por seu empenho em campo em oitenta por cento deste primeiro tempo.

É óbvio que seja assim porque o Verdão não está jogando contra o vento e, fazendo blague, tampouco, contra o Furacão.

Do começo ao fim da primeira fase foi melhor, ou, vá lá, menos ruim que o Coxa. Em razão disso, mereceu vencer, menos pela excelência do futebol apresentado, mais pela raça e disposição em campo.

O resultado parcial de 1 x 0 que impôs ao Coxa neste primeiro tempo foi justo e perfeito, mas se estivesse vencendo por diferença maior, estaria fazendo por merecer o resultado.

Em meu entendimento faltou ao Palmeiras 1º tempo, simplesmente um meia criativo, nada mais que isso. 

Cuca deve ter observado o problema, levando-se em conta os jogadores que colocou para aquecer, Guerra e Johan e Róger Guedes, antes da feitura do gol de abertura, através de Jean.

Gostei muito do time, mas muito pela raça, disposição e aplicação em campo do que propriamente pela excelência do futebol apresentado.

Individualmente Prass confirmou neste 1º tempo o estupendo goleiro que é...

O miolo de defesa esteve bem, os laterais, embora vulneráveis e por isto contando com o auxílio dos atacantes em recuo, no quesito apoio estiveram surpreendentemente bem.

Do meio de campo para a frente o desenho tático palmeirense foi muito irregular e pode-se dizer, despronunciado, mas os jogadores conseguiram compensar a inobservância de posição com muita mobilidade, deslocamentos e rotatividade da parte dos jogadores.

Em meu entendimento faltou ao Verdão -repito- um meia de armação que capaz de enfiar a bola pelos espaços mínimos existentes na boa defesa do coxa e habilitar os atacantes. 

Estão lembrados do jogo em Guayaquil contra o Milionários, aquele em que Guerra teve de voltar ao Brasil em face do acidente com seu filho e Cuca teve de jogar sem um meia esquerda nato e optar por Dudu?

Repetiu-se agora a situação e assim como disse naquele dia em que Dudu foi escalado para armar o jogo e não armou nada, e ficou provado que com ele nessa função tudo é desperdício e completa perda de tempo.

Imediatamente lembrei-me de Valdívia que voltou do mundo árabe e já arrebentou com o jogo vestindo a camisa do Colo-Colo e cuja presença na seleção chilena a mídia andina já está a exigir.

El Mago está em litígio financeiro com o clube porque o patrocinador que o Colo-Colo conseguiu para pagar metade de seu contrato não está cumprindo a sua parte.

Em razão disso, não sei porquê, pensei e imaginei como Valdívia entraria fácil nesse time e arrumaria definitivamente as coisas, mas isso é apenas um sonho, um desejo, um sentimento.

Retorno à dura realidade do jogo contra o Coxa, porém convicto de que o Palmeiras, que já abriu a contagem, tem tudo para vencer!

SEGUNDO TEMPO

O Palmeiras neste 2º tempo (já são 20 minutos) é inferior ao Coxa porque atua como time pequeno, recolhido à defesa para manter o resultado. 

Sem um armador de ofício o Verdão (Dudu não tem cacoete para a função) não consegue armar os contra-ataques e Cuca parece, das duas, uma: ou não vê ou ignora o problema.

A troca de Keno por Róger Guedes é uma alteração inócua, ou como se diz aqui em Minas, uma autêntica troca de seis por meia-dúzia.

A grande pergunta é esta: se Guedes (só Cuca parece desconhecer) é muito mais jogador do que Keno por que não é ele o titular?

O Coritiba neste 2º tempo manda inteiramente no jogo e está alugando na metade campo alviverde. O Verdão tenta contra-atacar mas não consegue pela falta de saída de bola e por não ter um meia de ligação categorizado.

Em razão disto concluo que se o Palmeiras não melhorar taticamente  ou fazer entrar um homem que possa armar as transições da defesa para o ataque, não vai dar pé. Mas, se mal pergunto me perdoem, o Verdão tem esse homem? 

E pensar que falam tanto de uma suposta genialidade de Mattos em contratar quando se vê um time incompleto, sem laterais (todos os contratados eram sobras do Cruzeiro) e, o que é muito mais grave, sem um meia de ligação competente.

São 36 do 2º tempo e Cuca (finalmente) mexe no time empreendendo duas alterações:

Primeira:
Sai Jean e entra Thiago Santos, excelente alteração feita por Cuca, porque que dá mais força defensiva a um time que precisa se defender.

Segunda:
Sai Deyverson e entra Borja, alteração descabida. O Palmeiras, em função de sua forma defensivista de atuar,  precisa -repito- de jogadores que corram o tempo todo e ajudem na marcação. 

Borja não exerce esse papel e como tem ocorrido me decepciona, porquanto passa claramente uma imagem de descontentamento e parece encarnar o papel de "um estranho no ninho"!

A ausência de um armador que arquitete os contra-ataques palmeirenses  também é outro fator que desaconselha o aproveitamento de Borja no esquema de Cuca.

Em resumo as substituições de Cuca atacam o efeito mas não atacam a causa do futebol apenas de esforço, empenho e espírito de luta apresentado pelo time.
São 44 ms e o locutor da TV anuncia que serão mais quatro de acréscimos.

Do jeito que o jogo está agora é pedir para que os deuses do futebol olhem pelo Verdão!

A providência olhou e a vitória chegou: 

PALMEIRAS 1 X 0 CORITIBA! 

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 0 CORITIBA
Data: 18/09/2017 
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo   

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa), muito fraco.
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e José Ricardo Guimaraes Coimbra, razoáveis.
Público Pagante: 24.391 pagantes 
Público Presente: 26.621 presentes
Renda: 
R$ 767.222,50

GOL:
PALMEIRAS: Jean, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: 
Edu Dracena, Mayke e Egídio (PALMEIRAS); 
Henrique Almeida, Alan Santos e Dodô (CORITIBA)

Escalação do  CORITIBA: 
Wilson; Dodô, Walisson Maia, Cleber Reis e Carleto; Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson (Iago); Getterson (Rafael Longuine); Rildo e Henrique Almeida (Filigrana)
Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: 
Fernando Prass - Devagarinho vai voltando à velha forma. Foi o melhor do Palmeiras...NOTA 8.
Mayke - Melhor para apoiar. Obediente tático, guarneceu posição na 2ª etapa  e ajudou NOTA 6.
Edu Dracena - Excelente atuação. Eficiente e seguro, comandou a defesa e o time ........NOTA 8.
Juninho - Passou-me muito mais segurança do que Luan e esteve bem no jogo ..............NOTA 7.
Egídio - Ótimo no apoio apresentou falhas defensivas levou várias bolas às costas ........NOTA 7.
Jean: Ainda longe do que sabe e pode render, jogou com raça e fez o gol da vitória....... NOTA 7,5.
(Thiago Santos) - Entrou quase no fim porém muito motivado e não se omitiu................NOTA 7.
Tchê Tchê - No geral (marcação e disposição) bem, mas esteve fraco na saída de bola.....NOTA 7.
Moisés: Esforçado, lutador, uma liderança em campo, mas ainda longe da velha forma...NOTA 6.
Dudu: O mais técnico em campo, autor intelectual do gol, mas fraco como armador .....  NOTA 7,5.
Keno: Ajudou muito na marcação mas ofensivamente não esteve bem. Foi substituído....NOTA 6.
(Róger Guedes): Melhor que Keno marcou forte e tentou puxar os contra-ataques............NOTA 6.
Deyverson: Exerce um papel tático importante  que a torcida não entende. Boa atuação..NOTA 7.
(Borja): Não se adapta -definitivamente- ao esquema de Cuca pois não sabe marcar .......NOTA 5
Técnico: Cuca
Escalou outra vez o time sem um meia de ligação eficiente e deu no que deu. 
Por isto o Verdão esteve pobre, sem saída de bola e sem a necessária ligação entre os compartimentos, principalmente entre a defesa e o meio-campo e entre este e o ataque.  
De qualquer forma há de se considerar a grande performance de Cuca no jogo aqui em BH contra o Galo na semana passada quando, mesmo com apenas nove homens, em campo,  esteve bem próximo da vitória......................................................................................NOTA 6,5.
COMENTE COMENTE COMENTE

ANTES DE SECAR OS ADVERSÁRIOS O PALMEIRAS PRECISA VENCER!



O Palmeiras enfrenta o Coritiba daqui a pouco, às 20 H, no Pacaembu e tenta minimizar a distância que o separa em relação ao líder, o Curica.

Com 16 pontos a menos que o seu maior adversário, 37 x 53, o Palmeiras, que ainda sonha com o título, precisa vencer o time coxa-branca  a fim de reduzir a diferença existente para 13 pontos.

Nessa hipótese o Verdão alcança 40 pontos e ultrapassa novamente o Flamengo, agora o quarto colocado .

Com a vitória de ontem sobre o Sport, o time carioca ultrapassou o Verdão com 38 pontos, isto é, 2 a mais que o time de Cuca.

Assim, um triunfo do Palmeiras daqui a pouco sobre o Coritiba, não apenas o recoloca à mesma posição (4º lugar) que ostentava na tabela, antes dos jogos desta 24ª rodada.

Da mesma forma, em razão das derrotas respectivas de Grêmio e Santos, o Palmeiras se aproxima ainda mais desses dois clubes, hoje, respectivamente, com 43 e 41 pontos.

Da mesma forma, mantém a mesma diferença que ostentava sobre Cruzeiro e Botafogo, ambos com  37 pontos e que torcem muito por um tropeço do Verdão.

O Palmeiras não terá, daqui a pouco, Luan e Willian, suspensos pelas expulsões contra o Atlético-Juninho deve entrar no miolo de defesa e formar dupla com Edu Dracena. No ataque, Dudu deve ser retornar como titular pela primeira vez desde 9 de agosto, data em que se lesionou contra o Barcelona de Guaiaquil.

FICHA TÉCNICA para PALMEIRAS X CORITIBA
  
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: Segunda-Feira, 18/09/17
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa)
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e José Ricardo Guimaraes Coimbra

PALMEIRAS: 
Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; 
Jean, Tchê Tchê, Moisés e Guerra; 
Dudu e Deyverson
Técnico: Cuca
CORITIBA: Wilson; Dodô, Walisson Maia, Cleber Reis (Márcio) e Carleto; 
Alan Santos, João Paulo, Matheus Galdezani e Longuine (Anderson); 
Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira

Minha previsão: o Palmeiras deve vencer com facilidade!

Qual a sua?

COMENTE COMENTE COMENTE